Buscar

Métricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0524_AV_201207037036 » MÉTRICAS EM RECURSOS HUMANOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201207037036 - DANIELLE AMARAL COUTINHO
	Professor:
	SERGIO ROBERTO BOA NOVA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 09/11/2013 11:20:21
	
	
 1a Questão (Ref.: 201207120572)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Considereando os resultados do indicador Salário Médio, que empresa você considera mais interessante para se trabalhar? dados em reais: empresa A = 800,00; empresa B = 850.00; empresa C = 750,00; empresa D = 900,00; empresa E = 890,00
		
	
	empresa C
	
 
	empresa D
	
	empresa A
	
	empresa E
	
	empresa B
	
	
 2a Questão (Ref.: 201207136220)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O indicador "FTE", do inglês "full time equivalent", é normalmente usado por organizações que buscam o estabelecimento de "benchmark" com outras organizacões. O número de empregados, nesse sentido, é convertido para FTE's, de modo a permitir a compreensão do consumo da força de trabalho, considerando-se uma jornada de 8 (oito) horas diárias. O FTE pode também ser usado como denominador, em substituição ao número de empregados. Qual das opções a seguir melhor se adequa ao contexto em que o referido indicador pode ser usado?
		
	
	A federação dos bancos está levantando dados que permitam a compreensão do número de empregados que trabalham 8 horas por dia. O estudo irá considerar, ainda, o percentual médio mensal de horas extras sobre os salários pagos pelos bancos afiliados.
	
 
	O banco X possui empregados que trabalham 4, 6 e 8 horas. As horas extras mensais situam-se em torno de 12,5% dos salários pagos pelo banco. Um estudo está sendo preparado pela federação dos bancos, de modo a permtir a compreensão do número total de empregados em jornada integral de trabalho.
	
	O banco X sabe da existência do indicador FTE, mas pretende se utilizar do número absoluto de empregados. Para o gerente de RH do referido banco, o número absoluto (geral) é suficiente para o estabelecimento de um benchmarking com outros bancos, uma vez que as horas extras representam apenas 3,8% dos salários pagos.
	
	13,7% é o percentual de horas extras sobre o salários pagos pelo banco X. Um estudo amplo está sendo desenvolvido a pedido da federação dos bancos, sediada em Brasilia. Como o banco X possui empregados que trabalham 4, 6 e 8 horas, o estudo precisa destacar as frequëncias vinculadas. Apenas o banco X irá destacar tais dados.
	
	O banco Z - que irá participar do estudo que está sendo conduzido pela federação dos bancos - sabe da existência do indicador FTE, mas pretende se utilizar do número absoluto de empregados. Para o diretor de RH do referido banco, se o banco X não fizer a conversão, de empregados para FTE, também não é necessário que o banco Z faça, mesmo sabendo que os demais bancos farão.
	
	
 3a Questão (Ref.: 201207136579)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Indicadores são essenciais na avaliação do passado, no entendimento do presente e na projeção do futuro. Gestores de RH, dentro desse contexto, estão - permanentemente - observando o comportamento histórico de determinado indicador, avaliando sua situação no presente e projetando metas para os próximos meses ou anos. Qual das opções a seguir melhor reflete a essência desta questão?
		
	
	O gerente de RH da empresa ALFA irá apresentar um relatório sobre o absenteísmo dos últimos 36 meses. Observa-se um crescimento do referido indicador em todos os setores da Organização, principalmente os que estão vinculados à atividade de engenharia e de produção. Na média, as referidas áreas atingiram 35%, o que está sendo considerado excessivamente elevado para a continuidade da atividade empresarial.
	
 
	Para tornar-se uma empresa sustentável, como deseja a diretoria, diversas ações estão sendo tomadas pela diretoria de Recursos Humanos. Uma delas, prevista para o próximo ano, envolverá a criação de um sistema de indicadores de gestão. Tal sistema terá métricas envolvendo custo, tempo, qualidade, quantidade e satisfação dos empregados. A diretoria estará recebendo um relatório a cada dia 05.
	
	O dono da metalúrgica FAMA está muito preocupado com o nível de absenteísmo deste mês, o que vem criando problemas para a entrega de encomendas. A área de RH, por sua solicitação, irá desenvolver uma pesquisa de clima Organizacional, com urgência. Tal ferramenta de gestão poderá auxiliar na compreensão do nível de satisfação dos empregados e, quam sabe, nos motivos que vêm gerando o absenteísmo.
	
	O supervisor de Pessoal da GAMA Engenharia & Logística de Materiais, projeta em 30,0% o crescimento da folha de pagamento nos próximos 3 anos. Tal projeção se faz necessária em função de contratos que estão sendo negociados com prefeituras. A área Comercial acredita que tal projeção está superavaliada, razão pela qual solicita uma revisão nos números.
	
 
	O diretor de RH da empresa BETA está analisando o turnover dos últimos 5 anos, comparativamente ao turnover calculado para o mês em curso (mês atual). Percebeu que há um declínio médio de 5,0% a cada ano. Para o próximo ano a BETA está projetando uma redução ainda maior, o que irá permitir que a referida Organização alcance um patamar de 3,8%, o que é considerado um bom percentual para o setor.
	
	
 4a Questão (Ref.: 201207136234)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O termo "benchmarking" é usado com freqüência no contexto da gestão do capital humano. Sua adoção pode ser de extrema valia em processos de mudança ou de alinhamento de atividades, introdução de indicadores e afins. Qual das opções a seguir NÃO representa, tipicamente, um "benchmarking"?
		
	
	O diretor de RH da empresa BETA está participando de uma mesa redonda para discutir o que pode ser feito em relação aos custos dos programas de assistência médica e hospitalar. A troca de experiência tem sido muito rica, o que irá permitir melhorias em programas internos.
	
	Você está interessado em melhorar seu desempenho técnico em RH. Um amigo irá explicar-lhe sobre o que pode - na visão dele - ser feito para um aprimoramento permanente. Você pretende, nessa conversa com o seu amigo, extrair dele as práticas que ele entende sejam efetivas ao aprimoramento profissional em RH.
	
 
	O gestor de RH da empresa XYD está perdendo muitos empregados para as organizações GAMA. Por essa razão pediu para que um ex-empregado da referida empresa fizesse um relato das práticas adotadas e das políticas em vigor na GAMA. Tal medida irá permitir que seja realizada uma mudança interna.
	
	A empresa GAMA está interessada em aperfeiçoar o seu processo de treinamento & desenvolvimento, principalmente nas questões que envolvem posições da área de vendas. Através da associação das Indústrias de São Paulo, obteve informações sobre as melhores práticas.
	
 
	A empresa FAMA está fazendo uma pesquisa preliminar entre Organizações que desenvolveram planos de cargos e salários nos últimos anos. Duas, no final da pesquisa, serão escolhidas para um maior aprofundamento. A FAMA pretende, com tal medida, obter dados e informações relevantes para uma tomada de decisão sobre o tema.
	
	
	
 5a Questão (Ref.: 201207137455)
	DESCARTADA
	Quando uma empresa observa que 30% da sua Força de Trabalho é composta por Terceirizados, que tipo de indicador está utilizando?
		
	
	Indicador de desempenho
	
 
	Indicador demográfico
	
 
	Indicador qualitativo
	
	Indicador pessoal
	
	Indicador financeiro
	
	
	
 6a Questão (Ref.: 201207118195)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Os indices de Turnover de 5 departamentos de uma empresa mostrou os seguintes resultados: depto A = 20%; depto B = 30%; depto C = 24%; depto D= 22%; depto E = 28%, depto F = 26%. Sendo desejado reduzir o o número dos processos admissionais e demissionais da empresa, que depto apresentou o melhor resultado?depto A
	
	depto F
	
	depto B
	
	depto E
	
	depto C
	
	
	
 7a Questão (Ref.: 201207137133)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Um balanço social de uma organização retrata de maneira transparente os valores investidos em programas internos e externos relativos à sua atuação no âmbito da responsabilidade social. Assinale uma métrica que não consta de um balanço social:
		
	
	Número de empregados portadores de necessidades especiais.
	
	Número de mulheres em posição de comando/liderança.
	
	Número de homens em posição de comando/liderança.
	
 
	Número de candidatos não contratado.
	
 
	Investimento em programas de treinamento e desenvolvimento.
	
	
 8a Questão (Ref.: 201207137131)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Segundo Jac Fitz-enz, é necessário estimar o retorno do investimento em Recursos Humanos. Que métrica Fitz-enz entende que pode ajudar-nos nesse sentido?
		
	
	Turnover
	
 
	HCROI
	
	Absenteísmo
	
	FTE
	
	Custo médio dos Recursos Humanos.
	
	
 9a Questão (Ref.: 201207116704)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Uma empresa possui 1400 empregados, 600 terceirizados,40 estagiários e 20 trainees. Qual sua FORÇA DE TRABALHO?
		
	
	6020
	
	2000
	
	2300
	
	4000
	
 
	2060
	
	
	
 10a Questão (Ref.: 201207136643)
	Pontos: 0,7  / 0,8
	Maria Adelice da S. Luz registra que indicadores devem observar alguns aspectos essenciais, tais como: relevância e credibilidade, elevada relação entre benefício e custo, praticidade e simplicidade na medição. (ASSIS, Marcelino Tadeu de. Indicadores de Gestão de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Qualitymark. 2005. p. 86-87). O que representa para a referida autora a ideia de "relevância e credibilidade"?
		
	
Resposta: Deve usar indicadores que estejam de acordo com os objetivos da empresa e por isso a relevância e devem atuar de maneira transparente ara os funcionários, credibilidade
	
Gabarito: É esperado que o aluno registre: o conteúdo de informação de cada indicador deve ser relevante para a compreensão do que ele pretende demonstrar. O dado (número) precisa, também, gozar de credibilidade técnica quanto aos conceitos envolvidos e aos métodos de avaliação.
	
	
 11a Questão (Ref.: 201207137011)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Se uma empresa apresentou em jul/11 um efetivo de 600 empregados e em set/11, esse numero dominuiu para 450 empragados, descreva a fórmula da variação relativa e calcule a variação relativa dos valores apresentados. Apresente a conclusão do resultado apresentado.
		
	
Resposta: 600-150:450 redução de 25% do quadro efetivo
	
Gabarito: Número de empregados em jul/11 = 600 Número de empregados em set/11 = 450 Fórmula: (Nº de enoregado de set/11 - Nº empregados jul/11) x 100 ------------------------------------------------------------------- Nº emporegados de jul/11 (450 - 600) x 100 = -25% --------------------- 600 Conclusão: O número de empregados foi reduzido em 25%

Outros materiais