Buscar

Relatorio de sintese de FeSO4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
O sulfato ferroso ou sulfato de ferro (II) ( FeSO4) é um sal inorgânico utilizado na medicina (fonte de ferro,combate a anemia), percussor para síntese de corantes; catalisador em reações para graduação de contaminantes orgânicos; floculante para o tratamento de água, etc.
No laboratório, é razoavelmente fácil a obtenção desta substância por meio da reação de ferro e solução de ácido sulfúrico.
Para se obter o sulfato ferroso puro será utilizado excesso de um dos reagentes. A água deverá ser eliminada para que se obtenha o produto desejado na forma sólida.
A filtração é um método que pode ser usado para separar partículas sólidas de um líquido. A filtração é efetuada passando-se a mistura através de um material poroso que retém as partículas do sólido.
Usa-se a filtração em vez da decantação quando o sólido permanece parcialmente ou completamente em suspensão. O material poroso pode ser papel de filtro, algodão, tecido, vidro sintetizado, porcelana porosa, fibras de vidro ou amianto, etc. O mais usado no laboratório é o papel de filtro.
A passagem do líquido através do material poroso pode ser efetuada de dois modos: Por ação da gravidade, filtração simples. Por redução da pressão, filtração por sucção ou à vácuo. Sendo que ambos representam um ponto comum, o material poroso e o funil.
Objetivos:
Obtenção, purificação e caracterização do sulfato ferroso
Parte Experimental:
Adicionou-se 30 ml de solução de acido sulfúrico e 3 g de palha de aço em um béquer de 100 ml. Aqueceu-se a solução em banho Maria até que a reação cessa-se. Fez-se uma filtração simples e separou-se os resíduos da solução. Recolheu-se a parte liquida em um béquer de 100 ml e descartou-se o filtro.
Adicionou-se 33 ml de álcool etílico para que a solução se precipita-se e foi colocado no agitador magnético por 3 minutos. Fez-se a filtração à vácuo da mistura. 
Resultados e Discussão:
Após o preparo da solução e adicionado a palha de aço com acido sulfúrico em um béquer de 100 ml, notou-se um pequeno borbulhamento. Com a alta temperatura do banho Maria esse borbulhamento ficou mais intenso e um forte odor foi percebido. Após alguns minutos a reação cessou, deixando a solução liquida com pequenos restos da palha de aço e uma cor verde escura.obteve-se a seguinte reação:
Fe(s) + H2SO4(aq) ? FeSO4(aq) + H2(g)
O borbulhamento ocorre pois a liberação de gás hidrogênio na reação. O odor vem de impurezas contidas na palha de aço e nem todo enxofre reage com o ferro, parte do enxofre reage com o hidrogênio fomando acido sulfídrico (H2S).
Após a filtração simples, a substância solida da solução ficou retida no filtro. Os poros do filtro não deixam por menos que seja o precipitado passar. Obteve-se uma solução homogenia de sulfato ferroso no béquer.
Conclusão
Conclui-se com está pratica que a filtração é o processo de separação do precipitado do meio em que se processou a sua formação. A maneira como é feita a filtração dependera do tratamento a que o precipitado será submetido na calcinação (aquecimento a alta temperatura sobre o bico de Bunsen ou em um forno), sendo que a filtração simples com um auxilio de um papel de filtro é feita pela gravidade, sem sucção como feita pelo experimento, onde obteu-se um material homogêneo, composto por sulfato ferroso aquoso. A filtração por sucção ou à vácuo, se caracteriza pela redução da pressão interna do kitassato, onde usa-se uma aparelhagem para a redução de pressão interna onde forma-se um precipitado em cima no funil do Buchner.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando