Buscar

pedagogia em espaço escolar 1AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO VIRTUAL 1
1)A gestão escolar, seguindo as políticas educacionais, deve se preocupar com as questões ligadas à Diversidade e Inclusão no espaço educativo. A inclusão educacional está pautada em princípios que visam a aceitação das diferenças individuais. De acordo com material de apoio o conceito de inclusão se torna muito mais abrangente quando envolve os alunos com algum tipo de necessidade especial e aqueles discriminados ou excluídos pela sociedade, pela cultura, por doenças, pela condição sócio-econômica, por apresentarem baixo rendimento escolar, avolumarem o quadro de reprovação escolar, entre outros. Tanto a gestão quanto a organização do espaço escolar, encontram-se atualmente permeadas pela possibilidade de inclusão. Nesse paradigma o termo "inclusão", significa:
Alternativas:
a)Inclusão significa para o gestor, apenas efetivação de matrícula na escola,
b)Exclusão daqueles que não se adéquam as regras sociais, seguidas pela escola,
c)Julgamento discriminatório pautado em crenças, valores, conceitos e regras morais,
d)Acolhimento a todas as pessoas que apresentam condição considerada diferente de determinado padrão social, d
e)Adestramento das pessoas socialmente excluídas por apresentarem comportamentos inadequados,
2)Cury (2012), ao tratar sobre a gestão democrática, afirma que é importante ao profissional da educação, entender sobre legislação. VEJA PORQUÊ... A gestão prescrita na Constituição Federal de 1988 e regulamentada pela LDB nº 9394/96, passou a ser indicada como um dos princípios fundamentais da educação nacional. O autor ainda argumenta que, a efetiva realização da gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas não depende somente da legislação. No espaço escolar ao se valorizar a cultura e a dinâmica social, articulando-as com o processo de participação e divisão do poder a gestão democrática pode ser considerada processo de construção permanente.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação como direito social. In: CASTRO, Carmem L. F. (ORG.). Dicionário de políticas públicas. Barbacena: EDUE-MG, 2012.
De acordo com material de apoio os princípios que sugerem a gestão colegiada no espaço escolar, ganharam corpo a partir da legislação educacional, aprovada durante a década de 1990. Questões ligadas ao sistema estrutural, administrativo e pedagógico, além de especificidades ligadas à condições de trabalho, preparação profissional e valorização do ambiente escolar, também mereceram destaque. A função social da escola passou a ser indicada, seguindo sua coerência com a legislação vigente. Seguindo essa perspectiva é EQUIVOCADA a alternativa de que cabe à escola:
Alternativas:
a)Buscar maneiras de democratizar os conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade,
b)Responsabilizar-se pela implantação de instâncias colegiadas e viabilizar a todos o acesso a cultura,
c)Atender a Política educacional que passou a desconsiderar o regime que intervém nos processos formativos,c
d)Além da melhoria da qualidade do ensino, buscar maneiras de reduzir os índices de evasão e repetência,
e)Possibilitar maior compreensão sobre as relações de poder que permeiam a organização educativa,
3)A educação acontece o tempo todo em todos os lugares e na escola não é viabilizada somente através da legislação. A educação é uma conquista da sociedade, que se manifesta em todos os lugares de maneira informal, formal e não formal, começa pela própria família, movimentos sociais, entre outros, seguindo a prerrogativa de que é direito de todos.
Na escola a democratização do conhecimento e da gestão passou a ser enfatizada com o intuito de garantir, além do acesso, a entrada e permanência do aluno no espaço escolar. Também sugere a valorização dos elementos fundamentais para sua construção. Nesse contexto são considerados elementos fundamentais para a construção da gestão democrática na escola:
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação como direito social. In: CASTRO, Carmem L. F. (ORG.). Dicionário de políticas públicas. Barbacena: EDUE-MG, 2012.
Alternativas:
a)Parceria com as organizações não governamentais e terceiro setor com objetivo de facilitar a educação informal,
b)Ampliação do número de funcionários através de indicação política respaldado no modelo empresarial,
c)A participação da comunidade escolar na elaboração de Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular e Plano de Ação. c
d)A indicação política de profissionais da escola para o cargo de diretor, pedagogo, secretário e demais funcionários,
e)A reprodução dos conteúdos em sala de aula prorizando a alienação, aceitação e conformismo.
4)O Pedagogo tem sob sua responsabilidade a organização e articulação da prática pedagógica no cotidiano da escola pública. Um dos itens essenciais da ação do pedagogo consiste em fornecer ao professor e ao aluno suporte para a superação das dificuldades de ensino e aprendizagem. Atualmente a função de "Supervisor escolar ou Orientador educacional", encontra-se inserida na formação do Pedagogo. Esse profissional ao ser preparado para atuar em espaços educativos, passa a ser considerado um profissional especializado em estudos e ações relacionadas à ciência pedagógica. Ao concluir seu curso, esse profissional deve estar qualificado para atuar e atender demandas socioeducativas pautada no modelo não-formal e formal. No que se refere aos espaços educativos, o pedagogo, necessita entender que o trabalho realizado na escola é formal porquê:
                                                                                         BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006
Alternativas:
a)É pautado em uma administração empresarial,
b)Envolve participação mecânica inconsistente,
c)Valoriza apenas a ideologia do sistema de ensino,
d)Fundamenta e mantêm as políticas educacionais autoritárias,
e)No que se refere aos espaços educativos, o pedagogo, necessita entender que o trabalho realizado na escola é formal porque valoriza o ensino sistematizado, organizado de maneira sequenciada, respeitando sua historicidade.e
5)Seguindo as Diretrizes Curriculares do Curso, a Pedagogia propicia a junção de estudos teóricos e práticos sobre a educação. A junção dos estudos teóricos e práticos resulta em investigação que pode ser realizada pelo pedagogo através da pesquisa. A pesquisa sugere a busca da verdade diante da união de diferentes áreas do conhecimento. Seguindo essa perspectiva o "pedagogo" no contexto da gestão escolar é considerado profissional que:
I)Domina sistemática e intencionalmente os métodos pedagógicos,
II)Desconsidera a intencionalidade dos fenômenos observados, durante o desenvolvimento de projeto de pesquisa,
III) Responde pela mediação, organização, integração e articulação do trabalho pedagógico,
IV)Valoriza a investigação seguindo levantamento situacional de questões consideradas necessárias à escola,
V) Valoriza apenas as respostas imediatas, único merecedora de crédito, haja visto que tudo se transforma na atual conjuntura,                                                                BRASIL/CNE. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006
Após realização da leitura, pode-se considerar que estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)Apenas a afirmativa I e II, estão Corretas,
b)Apenas a afirmativa II e III, estão Corretas,
c)Apenas a afirmativa II, III e IV, estão Corretas,
d)Apenas a afirmativa I, III e IV, estão Corretas,
e)Apenas a afirmativa IV e V, estão Corretas,
foi sem erro d,c,c,e d

Outros materiais