Buscar

Gabarito AD1 2016- 2 portugues 3

Prévia do material em texto

UFF – Instituto de Letras /Fundação CECIERJ
Curso de Graduação a Distância de Língua Portuguesa
PORTUGUÊS III - 2016/2
Primeira Avaliação a Distância
 
1 – No período “Ela viajou e nunca mais foi encontrada”, a oração sublinhada é (1,0)
a) coordenada à oração anterior;
b) coordenada sindética explicativa;
c) principal em relação à oração anterior;
d) coordenada assindética aditiva;
e) coordenada assindética adversativa.
 
2 – De acordo com Bechara (2008: 478, citado no material de aula, na p. 41), orações do tipo “Ele não veio à aula, portanto não entregou o trabalho” não deveriam ser classificadas como coordenadas. Explique a posição do autor. (2,0)
O gramático não contempla no âmbito das orações coordenadas as chamadas orações conclusivas. Para ele, as conjunções conclusivas, que introduzem essas orações, não existem como conectores coordenativos, pois são unidades que manifestam dependência interna entre grupos oracionais, embora NO NÍVEL DO SENTIDO DO TEXTO. Essas orações contraem com a anterior uma relação NÃO DE DEPENDÊNCIA SINTÁTICA, mas de dependência quanto à mensagem que veiculam, pois expressam a continuação lógica do raciocínio anterior. No exemplo, a palavra portanto recupera a ideia expressa na primeira oração e o conteúdo da segunda oração decorre, de acordo com nosso conhecimento de mundo, do significado da primeira.
 
3 – Em Sabe-se que um grande investimento foi realizado pelo Estado, a função sintática da oração destacada é a mesma encontrada em: (1,0)
a) O diretor solicitou que os representantes de turma acalmassem seus colegas.
b) A coordenação do curso reuniu-se com a finalidade de discutir melhorias.
c) Os pesquisadores estão convencidos de que a descoberta da vacina atenuará uma das formas da doença.
d) É fundamental participar das reuniões com os líderes do movimento.
e) Os líderes do movimento avisaram aos professores que haveria uma reunião na próxima quinta-feira.”
 4 – As orações subordinadas não podem existir sozinhas uma vez que funcionam como argumentos de um termo de outra oração. Assim,
elabore dois períodos, cada um deles com uma oração subordinada;
identifique o papel sintático dessa oração em relação à oração principal; (2,0)
(Resposta livre; é importante que o aluno identifique, no período, a oração que considera subordinada)
 
5 –“O Comitê Olímpico e a Prefeitura do Rio decidiram que as Olimpíadas teriam lugar em agosto.” Sobre a oração destacada, pode-se afirmar que está encaixada na primeira oração da sentença. Verdadeiro ou Falso? Justifique. (2,0)
A oração sublinhada funciona como argumento do verbo da primeira, é seu objeto direto. Para os funcionalistas, trata-se de uma relação de dependência sintática a que denominam de encaixamento.
 
6 –Comente a diferença de sentido entre as seguintes sentenças: (2,0)
a) [O Governo Federal auxiliou no financiamento das obras] [e enviou forças especiais para garantia da segurança dos participantes da competição].
b) [O Governo Federal não só auxiliou no financiamento das obras] [como também enviou forças especiais para garantia da segurança dos participantes da competição].
De acordo com a NGB, seguida por vários gramáticos, entre os quais CUNHA e CINTRA, as orações ligadas pelos pares de elementos correlativos “não só... mas também”, “não só... como também” – classificados como séries aditivas enfáticas por aqueles autores – são coordenadas aditivas, do mesmo modo que as ligadas por E. A diferença de sentido está no fato de que, como ocorre nos exemplos, em a), apenas adiciona-se um fato ao discurso (o envio de forças especiais) e na opção b), além da adição, enfatiza-se o sentido geral da mensagem (é posto em relevo o envio de forças especiais somado à ajuda no financiamento das obras). (P. 39 do material)

Continue navegando