Buscar

Jogos e Brincadeiras Regionais

Prévia do material em texto

Centro Universitário
Internacional Uninter
PORTFÓLIO
UTA – FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO - FASE II
CURITIBA
2017
Centro Universitário
Internacional Uninter
PORTFÓLIO
UTA – FUNDAMENTOS DA
EDUCAÇÃO - FASE II
Relatório de Portfólio da UTA- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - FASE II apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.
CURITIBA
2017
TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS DA MINHA REGIÃO
RESUMO
O brincar, o jogar e o lúdico vem cada dia ganhando mais espaço no ambiente escolar e nas atividades desenvolvidas com crianças e adolescente. O brincar através de cantigas e jogos que na maioria das vezes não exigem tantos recursos, proporcionam as crianças, explorar os aspectos motores e cognitivos, incentivando também a socialização em grupos.
Palavras-Chave: lúdico, brincar, socialização.
INTRODUÇÃO
	Um brinquedo não precisa ser tecnologicamente sofisticado para ser utilizado pela criança. O fato é que um brinquedo ainda não se constitui como tal enquanto não cair nas mãos (ou nos olhos) da criança. Ele será brinquedo quando estiver sendo brincado, e, aí, não é necessário que seja comprado numa loja especializada (FREIRE,2009). Neste sentido, este estudo tem como objetivo resgatar jogos e brincadeiras regionais, visando a utilização de matérias que exigem poucos recursos.
CRÔNICA
Na maioria das vezes, devido as obrigações que tínhamos em nosso dia-a-dia, como cuidar dos irmãos mais novos e ajudar nas demais tarefas domesticas, as horas que tínhamos para brincar aconteciam geralmente no final do dia, e por isso gostávamos muito de brincar na garagem de casa ou dos amigos. Seja de lenço atrás, com as bonecas de pano, de casinha, de amarelinha e até as vezes de esconde-esconde com os meninos. 
Finais de semana eram uma maravilha, passávamos o dia todo se divertindo, correndo, pulando, dançando e muitas das vezes cozinhando para as bonecas. Quando estávamos mais afoitos, corríamos para a rua brincar de coisas que não exigiam material algum, como esconde-esconde, pega-pega, corrida, morto e vivo, estatua, entre tantas outras que inventávamos sem dar nome algum.
Nos dias de chuva, aí sim, utilizávamos a criatividade e fazíamos um simples recorte de papel torna-se a roupa da princesa, e um rolo vazio de papel higiênico tornar-se o binoculo do pirata. Deixávamos a imaginação rolar solta e não necessitávamos de tecnologia alguma, buscávamos criar o brinquedo, descobrindo de maneira lúdica que tudo pode se transformar em brinquedo ou brincadeira.
Percebo hoje que a minha geração trouxe muitos traços de nossa infância para sua vida adulta, pois somos nós que estamos criando, inovando, reciclando e transformando a sociedade. Quem diria que nós, que nascemos no final da década de 80, início da década 90, estaríamos criando os melhores smartphones, as melhores transmissões via televisão, entre tantas outras tecnologias. E será que realmente todo esse espirito inovador, não é um reflexo da nossa infância?! Eu acredito que sim.
Vamos dar a mesma oportunidade a nossas crianças, mostrar e ensina-las a criar, a socializar a inovar através do brincar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Conforme revisão de literatura, Marinho, et al. (2012) enfatiza que a brincadeira é assunto sério. É justamente quando a criança viaja na imaginação que ela experimenta o mundo e “treina” para ser grande. Desenvolvendo e despertando um sentido de autoestima e criatividade, explorando aspectos motores, cognitivos e sociais.
	Como orientador facilitador e aconselhador da aprendizagem, os profissionais que trabalham com o desenvolvimento da criança, têm o dever de exercitar e motivar a construção do conhecimento, proporcionando a elas atividades que não exigem materiais sofisticados, porém de grande desenvolvimento.
	Assim, a utilização de jogos e brincadeiras que passam de geração para geração, se torna uma proposta pedagógica benéfica para trabalhar o lúdico de forma simples e eficaz.
REFERÊNCIAS
FREIRE, J.B. EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO. In_____ Pedagogia do movimento na escola de primeira infância,5 ed. São Paulo: Spicione, 2009.p. 34. Disponível em: http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788526276895/pages/35
MARINHO,H.R.B; et al. PEDAGOGIA DO MOVIMENTO: UNIVERSO LUDICO E PSICOMOTRICIDADE. In____ O universo lúdico, livro eletrônico. Curitiba: InterSaberes,2012.p. 84. Disponível em: http://uninter.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582125878/pages/85
Protocolo de Entrega: 2017013116749063692A2E

Continue navegando