Buscar

mediação de conflitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Seção: Tutoriais Regulamentação
 
	  
		Mediação, Conciliação e Arbitragem: ADRS
 
Os sistemas alternativos para a resolução de disputas ou ADRS (Alternative Dispute Resolution Sistems), dos quais fazem parte a mediação, a conciliação e a arbitragem, surgem como uma ferramenta de grande utilidade, pois viabilizam, tanto quanto possível, soluções seguras e rápidas - negociadas - que beneficiam a qualidade das relações B2B e B2C e evitam conflitos futuros. 
 
	Negociação < Mediação < Conciliação < Arbitragem
  
A tabela acima resume-se na gGradação do menor nível de interferência de um terceiro na construção da decisão para o maior nível de interferência.
 
Mediação
 
	
	Figura 1: Exemplo de como se desenvolve o processo de mediação.
 
Mediação: método não adversarial de resolução de conflitos, em que um terceiro neutro - mediador - escolhido por uma ou por outra parte (mas sempre com a concordância mútua), atua como facilitador, na busca de um ambiente favorável à retomada do diálogo e das negociações, com vistas a construção de um acordo satisfatório, formulado pelas próprias partes, que ponha fim à controvérsia. 
  
A Mediação é desenvolvida por meio de um processo estruturado que envolve técnicas específicas que permitem uma análise equilibrada do problema; a avaliação, pelas próprias partes, de alternativas que possibilitem ganho mútuo; o afastamento de percepções equivocadas e de receios não razoáveis, ampliando, assim, a capacidade de comunicação entre as partes envolvidas. 
  
A mediação tem como caraterística marcante o fato de ser dotada de confidencialidade, ou seja, na hipótese de as partes não lograrem êxito na formulação de um acordo considerado satisfatório para ambas, nada do que foi dito no curso do processo de mediação pode ser aproveitado posteriormente, dado o seu caráter confidencial. 
 
Tipos de mediação:
 
	Institucional
	Quando proveniente de um organismo qualquer (empresa ou ente da esfera pública ou privada) e tem natureza semelhante a da conciliação.
	Cidadã ou Cotidiana
	Nas relações independentes e de direito privado. É independente e suscitada por qualquer pessoa em decorrência de fatos do dia-a-dia (vida cotidiana).
 
Conciliação
 
Conciliação: método não adversarial de resolução de conflitos, em que um terceiro neutro - conciliador - atua como facilitador, buscando, como na mediação, um ambiente favorável para a retomada da negociação, com vistas a obtenção, tanto quanto possível, de um acordo favorável, que ponha fim na questão.
 
Na conciliação, ao contrário do que ocorre na mediação, é permitida uma atuação mais ampla por parte do conciliador, que poderá propor, sem impor - pois é destituído de qualquer poder - soluções para as questões levantadas por ambas as partes, sempre visando um acordo que satisfaça a todos os envolvidos. 
  
A Conciliação difere da mediação por não ser dotada de confidencialidade, de modo que, em regra, na hipótese de vir a fracassar o acordo, tudo o que foi tratado no curso do processo de conciliação poderá ser aproveitado para fins de instrução do processo administrativo ou judicial que se seguir ao processo de conciliação. 
 
Arbitragem
  
Arbitragem: forma de solucionar questões sobre as quais as partes possam dispor livremente, em termos de transação e renúncia, vez que decorre da vontade expressa das próprias partes. Tem cunho adversarial , já que representa uma justiça privada, praticada por e para particulares, que culmina em decisão expressa por meio de sentença denominada arbitral, embora permita maior flexibilidade às partes para decidirem sobre (i) questões que deverão ser objeto de arbitragem, as quais poderão ir desde a escolha do árbitro, (ii) definição do conteúdo do compromisso arbitral, (iii) do tipo de arbitragem, (iv) da lei de regência, entre outros aspectos, procurando, as partes, maior rapidez na solução, a oralidade, a eficácia, a privacidade, a informalidade, a economia e a decisão fundada em maior e melhor precisão técnica. 
  
A Arbitragem é uma ferramenta adequada para aqueles a quem não interessa levar um conflito à apreciação do judiciário, seja pela falta de privacidade, pelo tempo prolongado para a tramitação do processo ou por qualquer outro fator. 
  
	A sentença arbitral - consoante a Lei 9.307 - produz entre as partes os mesmos efeitos da sentença proferida pelo órgão do Poder Judiciário e, quando condenatória, constitui título executivo.
 
Na arbitragem prevista na Lei 9.472 - a manifestação da Agência tem natureza de decisão administrativa que pode ser objeto de questionamentos na via judicial.
  
Os métodos alternativos de solução de conflitos e de gestão das insatisfações e adversidades, fundam-se em negociação e são considerados temas atuais e urgentes.

Outros materiais