A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
SIMULADO E APOL GESTÃO EDUCACIONAL NOTA 100

Pré-visualização | Página 2 de 3

2/2 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da Qualidade: Evolução Histórica, Conceitos Básicos e Aplicação na Educação. <http://desafios2.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_0397.pdf>. Acesso em 22 dez. 2016.
A Gestão da Qualidade Total utiliza termos específicos para identificar as ações propostas para a área de administração, que podem ser transpostas para as atividades educacionais desenvolvidas nas escolas. A esse respeito, tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as terminologias listadas a seguir às suas respectivas características.
1. Processo.
2. Produto.
3. Cliente.
4. Fornecedor.
(  ) Na gestão escolar, é visto como o resultado das ações de pessoas ou dos setores responsáveis por tais ações. No caso da escola, o eixo principal é a aprendizagem do aluno.
(   ) São todos os setores que fornecem informações e subsídios para o processo principal que é a escola.
(  ) Percurso de ações que é construído para direcionar as consequências resultantes de alguma coisa. Estão envolvidos pessoas, materiais, equipamentos e ações. Na gestão escolar, a consequência principal é a prestação dos serviços educacionais.
(  ) São todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, como professores, equipe pedagógica, funcionários, alunos, pais dos alunos e comunidade em geral.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
QUESTÃO ANTERIORFINALIZAR AVALIACAO
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[De acordo com Batista], a Gestão da Qualidade Total, exemplo de excelência gerencial nas empresas, deve contribuir significativamente na melhoria do ensino no Brasil. [...] Os benefícios oriundos da Gestão da Qualidade Total fazem parte da implantação de um programa de melhoria contínua e consistente, que ajuda a desenvolver o potencial e as qualidades dos profissionais da educação e do trabalho que realizam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALVADORA, Gervasio Neves Salvadora; LINHARESA, Araken Patusca; GOZZIA, Giuseppe Giovanni Massimo. A Importância da Gestão na Qualidade na Educação. <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2924/2767>. Acesso em 25 jan. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a implantação da Gestão da Qualidade Total na escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A implantação desse sistema de gestão na escola pressupõe planejamento criterioso e criação de um processo sistemático e permanente de educação, informação e mudança de atitudes e valores.
II. A Gestão da Qualidade Total dá visibilidade às ações que se desdobram na escola, observando os conceitos e os modos operacionais propostos, desvalorizando os projetos que se propõem à formação integral dos alunos, dessa forma, não contribuem para que os alunos sejam bem-sucedidos.
III. A aplicação dessa tendência na educação considera aqueles que ensinam como prestadores de serviço, os que aprendem como clientes e a educação como produto que pode ser produzido com qualidade variável. 
IV. A proposta da Gestão da Qualidade Total para a educação visa organizar o trabalho educativo, partindo da realidade social de cada escola, satisfazendo as necessidades das pessoas que, nas relações diretas e indiretas, formam o contexto da escola.
São corretas as afirmativas:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	III e IV apenas.
	
	
	
	
	
	
	
	
PRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Considere a seguinte citação:
“O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessa ótica, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de classe e avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre o conselho de classe, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) Os conselhos de classe têm a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola.
II. (   ) O conselho de classe é uma instância avaliativa que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente sobre a prática educativa.
III. (   ) Os conselhos de classe são espaços democráticos compostos principalmente pelos pais e pelos alunos da escola.
IV. (   ) Os conselhos de classe têm como função prioritária a de reunir os gestores da escola para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre os problemas administrativos da escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	V – V – F – F
	
	
	
	
	
	
	
	
APOL
Questão 1/5 - Gestão Educacional
Considere a citação a seguir:
“Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002. p. 6.
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (  ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. (  ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. (  ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. (  ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	V – V – F – V
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Questão 2/5 - Gestão Educacional
Considere a seguinte passagem de texto:
“A participação constitui uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles. Portanto, a participação está centrada na busca de formas mais democráticas de promover a gestão de uma unidade social. As oportunidades de participação se justificam e se explicam, em decorrência, como uma íntima interação entre direitos e deveres, marcados pela responsabilidade social e valores compartilhados e o esforço conjunto para

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.