Buscar

Analise critica sobre o PROCON - e outros orgãos de defesa do consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DO CONSUMIDOR
AVALIAÇÃO PARCIAL – Unidade I.
9º Período.
Em se tratando dos principais órgãos de defesa do consumidor no Brasil existem os seguintes:
Programa de Proteção ao Consumidor (PROCON): Este defende os direitos do cidadão brasileiro nos estados e municípios, ou seja, temos esse órgão que está diretamente ligado ao Estado e outro, por conseguinte que está ligado ao Município. O PROCON por tanto elabora coordena e executa a politica local de defesa do consumidor. Esse órgão tem por característica maior as conciliações e multas aplicadas ao órgão demandado que são recolhidos ao Fundo Municipal de Direitos Humanos (FMDD), que são revertidos em melhorias ao Orgão bem como outras atividades que ele proporciona.
Delegacia do Consumidor (DECON): Esta delegacia apura e reprime atos ilícitos contra o consumidor, fiscaliza o comercio e a indústria. Trata de casos criminais (quando o crime é previsto no Código de Defesa do Consumidor), ou quando é feita propaganda enganosa, ou que induza o consumidor ao risco, entre outros. Este órgão tem como característica o fato de não realizar conciliações.
Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC): Este órgão faz parte da Secretaria de Direito Econômico (Ministério da Justiça), coordena a política e as ações do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Sua característica está em sua atuação nos casos de relevância nacional e nos assuntos de maior interesse para o consumidor, como também informação e orientação aos consumidores. 
Os órgãos que atuam em nosso Estado são:
No nosso Estado do Rio Grande do Norte o órgão que tem uma maior demanda, ou seja, o mais acionado é o PROCON, talvez por ser o mais conhecido pela população em questões referentes aos prejuízos trazidos ao consumidor, O PROCON Estadual normalmente é mais procurado e tem sua maior demanda por consumidores que residem fora deste município (Natal), mas ele também pode demandar reclamações de residentes no município em que está conflito. Já o PROCON Municipal, este se restringe, e tem sua competência apenas no intermédio de conflitos dos consumidores residentes no próprio Município em que ele esta localizado, e sabendo que em grande parte dos municípios vizinhos não existem um órgão que atue em defesa do consumidor, a orientação dada é que estes consumidores se dirijam aos órgãos representantes do Estado. 
Temos também a DECON, esta por tanto é menos conhecida pela população e a maioria das vezes ela só vem a ser acionada após uma orientação prévia já dada nos PROCONs em que o reclamante procura sua orientação á primeira vista.
Na prática os consumidores que desejam abrir reclamações a respeito de ... estes são encaminhados a esta delegacia.
Quanto ao cumprimento de suas medidas
Entendo que o PROCON é o mais eficaz e completo para intermediar resoluções de conflitos. Para contextualizar este entendimento descreverei de forma breve os serviços desenvolvidos no órgão, e tomarei como referência o PROCON do Município de Natal. São os serviços: Atendimento pessoal e por telefone, Esclarecimento de dúvidas e reclamação, avaliação de contratos no momento do atendimento visando resolver o problema. A fiscalização que é representada por uma equipe, foi desenvolvida por esse órgão para trabalhar externamente com a finalidade de garantir transparência nas relações de consumo entre fornecedores e consumidores. Atua com iniciativa própria (de oficio) e também através de denuncias ou incidência de reclamações. Tem também sua atividade voltada a “pesquisas de mercado” com o objetivo de orientação ao consumidor, as pesquisas são divulgadas em meios de comunicação locais, na Sede do órgão e na Internet.
	Tendo essas atividade como base, podemos perceber que são muitas as vias utilizadas a fim de um melhor cumprimento dos direitos do consumidor, não deixando de lado o fato de sua “popularidade” ajudar bastante. É por esses motivos que na prática este órgão é o que obtém mais eficácia.
Análise critica sobre a forma mais benéfica ao indivíduo quando à uma reclamação de consumo.
Para iniciar uma analise a respeito do que é melhor, mais rápido e mais eficiente ao consumidor, tomando como base duas opções, ir ao PROCON ou ajuizar a demanda, é imprescindível existir uma reflexão bem mais aprofundada do que se imagina.

Outros materiais