Buscar

ADM.DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0432_AV_201401243851 » ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401243851 - MARIA JOSÉ DAMACENA DA COSTA
	Professor:
	SUELI MOREIRA MARQUET SILVA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 20/03/2017 15:01:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201401509932)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os Sistemas de Informação assumem um papel estratégico nas organizações, fornecendo informações importantes e essenciais ao gerenciamento empresarial e colaborando decisivamente para a melhoria contínua dos processos de negócios.
Nesse contexto, e considerando que vivemos na era dos mercados globais, descreva (fundamentando a sua resposta) três benefícios diretos que as empresas procuram obter com o uso dos Sistemas de Informação.
 
		
	
Resposta: A tecnologia da informação elenca vários processos, dentro de uma organização, o conhecimento, a habilidade no apoio de todos os sitemas de informações, tem um papel estratégico, formecendo, alimentadndo toda estrutura organizacional. No contexto geral as organizações possuiem liberdade e funcionalidade para que seus resultados sejam desenhados elaborados com bastante credibilidade junto aos executivos, gerentes, administradores e enfim todos os stakeholders para que o crescimento seja dentro não apenas pessoal e sim processual. Hoje em dia toda organização procura se atualizar não apenas em tecnologia porque a tecnologia não é mais o começo e sim o fim.
	
Gabarito:
Dentre os benefícios diretos que as empresas procuram obter com o uso dos sistemas de informação o aluno deverá tangenciar os seguintes pontos: maior eficácia na tomada de decisões gerenciais (pois os sistemas de informação auxiliam na tomada de decisões mais rápidas e acertadas, com base no processamento eficiente dos dados e informações e na oferta de indicadores de desempenho); geração de novas oportunidades de negócios (por exemplo, através da internet, intranet, extranet e outras tecnologias web); obtenção de vantagem competitiva para a empresa (por exemplo, através do conhecimento do histórico de compras e dos hábitos e costumes dos clientes); aumento do valor agregado ao produto (através da oferta de bens e serviços personalizados de acordo com a preferência do cliente); melhor gestão da segurança das informações corporativas (através de sistemas mais confiáveis de proteção e armazenamento das informações); permite a otimização do fluxo, a padronização, integração e melhor disponibilidade das informações relativas aos processos empresariais (sistematização dos processos); contribui para a construção de uma infraestrutura tecnológica que possibilita o desenvolvimento e a prática do comércio eletrônico; e proporciona uma maior oferta de quantidade, oportunidade, relevância e qualidade de informação no ambiente corporativo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401319725)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A política de segurança da informação deve seguir quatro objetivos básicos em sua composição: Integridade, Confidencialidade, Disponibilidade e Legalidade. Explique-os.
		
	
Resposta: Integridade é quando os agentes da tecnologia trabalham e cumprindo a risco seu escopo tecnológico. Confidencialidade - é uma exigência não apenas da tecnologia, e, sim do mercado de trabalho 3-Disponibilidade - são os dados disponiveis para serem processados, mensurados 4- Legalidade - penso que a legalidade é exigência da lei devemos obedecer normas governamentais e tecnologicas.
	
Gabarito: O aluno deverá tangenciar: - Integridade: a condição na qual as informações ou os recursos da informação são protegidos contra modificações não autorizadas. - Confidencialidade: propriedade de certas informações que não podem ser disponibilizadas ou divulgadas sem autorização prévia do seu dono. - Disponibilidade: característica da informação que se relaciona diretamente à possibilidade de acesso por parte daqueles que a necessitam para o desempenho de suas atividades. - Legalidade: estado legal da informação, em conformidade com os preceitos da legislação em vigor.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402029191)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quanto às características de um sistema faça a correlação dos textos abaixo com suas respectivas definições: 
Textos: 
1) É considerada uma variável independente. Está fora do controle do sistema, condiciona seu funcionamento e é constituído por fatores externos e outros sistemas. 
2) São variáveis dependentes. São as informações, capital, recursos, inputs, mão-de-obra, energia, matéria-prima etc.; 
3) São as variáveis resultantes, os outputs. Buscam atender ao propósito; são constituídas de respostas desejadas (que devem ser maximizadas) e por respostas indesejadas que devem ser minimizadas. 
( ) Saídas (resultados ou produtos). 
( ) Meio ambiente. 
( ) Entradas ou insumos (recursos). 
Associando as definições com seus termos, será encontrada a seguinte sequência:
		
	
	1, 3 e 2.
	 
	3, 2 e 1.
	
	1, 2 e 3.
	 
	3, 1 e 2.
	
	2, 1 e 3.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401319750)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Memória é um exemplo de dispositivo físico que armazena dados durante um tempo, que pode ser longo ou curto. São exemplos de dispositivos físico sde armazenagem, exceto:
		
	
	ROM
	
	RAM
	
	Hard Disk
	
	DVD
	 
	TCP/IP
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401443664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação as atividades básicas de processamento de informações assinale a alternativa correta:
		
	
	Os insumos fornecem feedback ao resultado
	
	O processamento sempre funciona sem o feedback
	
	Resultados são conseguidos independentemente do processo;
	
	O controle é dispensável em um sistema;
	 
	O processamento utiliza os insumos no processo de transformação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401880207)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as assertivas abaixo, relacionadas ao que estudamos nas aulas: I - Até hoje, a Internet tem tido uma influência relativamente pequena sobre o modo como as empresas são administradas, as pessoas trabalham sobre como a tecnologia da informação apoia as operações e atividades de trabalho pelo usuário final. II - O conceito de comércio eletrônico não inclui o uso de páginas de multimídia de catálogos de produtos na Internet. III - A conexão em rede de computadores em organizações hoje é uma das tendências mais importantes na tecnologia da informação. Os computadores, por exemplo, estão sendo conectados em rede ou interconectados por meio da Internet, intranets e outras redes de telecomunicações com o objetivo de dirigir negócios de modo mais eficiente e eficaz. Nas alternativas a seguir, indique a única correta:
		
	
	somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	somente a alternativa II está correta.
	 
	somente a alternativa III está correta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401844805)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quais são os desafios do administrador no que se refere aos Sistemas de Informação? Marque a única afirmativa FALSA:
		
	 
	Um dos desafios do administrador é gerenciar os recursos de TI para alcançar valor para os negócios, não estando alinhados à estratégia da organização.
	
	Um dos desafios do administrador é ser responsável pela administração bem sucedida de sistemas e tecnologias da informação.
	
	Um dos desafios do administrador é gerenciar de forma eficaz a função de sistemas de informação.
	
	Um dos desafios do administrador é gerenciar de forma ética a função de sistemas de informação.
	
	Um dos desafios do administrador é gerenciar os recursos de TI para alcançar elevado desempenho, alinhados à estratégia da organização.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401319755)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Éo sistema de informações desenvolvido para atender às necessidades do nível estratégico da corporação. ______________________ auxilia a direção da corporação a tomar decisões em um ambiente de rápidas mudanças que podem ocorrer, geralmente, ao longo de um único dia.
		
	
	O sistema de informações gerenciais
	
	O sistema de telecomunicações
	
	O sistema de informações transacionais
	
	O sistema de informações manuais
	 
	O sistema de apoio à decisão
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401836520)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre os conceitos básicos para a compreensão do funcionamento dos sistemas seguros de comunicação , ____________é a garantia de que apenas as partes envolvidas na comunicação têm acesso às informações trocadas. De outra forma, diz-se que a informação não pode ser interceptada por terceiros, ou pelo menos não pode ser entendida quando interceptada. Qual item preenche corretamente a lacuna?
		
	
	autenticidade
	 
	confidencialidade
	
	escalabilidade
	
	integridade
	
	atomicidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402150521)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando os meios de Pagamento de Comércio Eletrônico a Transferências Eletrônicas de Fundos (TEF) necessita de basicamente três componentes para seu funcionamento:
		
	
	Automação Comercial; Gerenciador do projeto ITIL; Radio frequência
	
	Gerenciador Padrão; Módulo TEF; Gerenciador do projeto ITIL
	 
	Automação Comercial; Gerenciador Padrão; Módulo TEF
	
	Módulo TEF; Automação Comercial; Radio frequência
	
	Gerenciador Padrão; Radio frequência; Automação Comercial

Outros materiais