Buscar

Desafio Profissional.Doc

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso Superior de Tecnologia a Distância
 Polo Penha-RJ
 1°Semestre
 Tecnólogo em Recursos Humanos
 
 Nome e RA:
 Daiane C N de Amorim RA:6001011391 (RH)
 DESAFIO PROFISSIONAL
 
Tutor (EAD):
 Gilberto Carmo de Morais
 
 Penha-RJ
 2016
INTRODUÇÃO
De acordo com (Zélia Frei Berger). O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e a organização, de forma que haja atitudes, motivação e que promova sempre a melhoria desta organização. 
O empreendedor precisa conhecer o funcionamento da sua empresa, sem esse conhecimento a visão de estratégica fica quase que impossível para o sucesso do negócio.
Este desafio profissional tem como objetivo elaborar um projeto de reestruturação da empresa especializada em confecções de roupas, buscando soluções referentes aos problemas encontrados nas áreas de corte e acabamento, e também orientar a empreendedora com relação ao comportamento da organização, as técnicas de negociação buscando a melhoria para seu empreendimento.
Serem abordados assuntos envolvendo as disciplinas de: Comportamento Organizacional; Técnicas de Negociação, Ética e relações Humana no Trabalho e Empreendedorismo.
O QUE É NECESSÁRIO PARA UM ESPÍRITO EMPREENDEDOR
Passo 1
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: O PAPEL DA LIDERANÇA E A CONDUÇÃO DO PROCESSO DECISÓRIO DE MUDANÇA DA EMPRESA. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO.
Passo 2
Comportamento organizacional é a análise da conduta das pessoas e as implicações que causam no ambiente de uma organização. Objetiva alcançar maior compreensão acerca da conjuntura empresarial para conceber o desenvolvimento contínuo e seguro de soluções às distintas ocasiões que ocorrem em uma empresa, visando sempre o estudo do comportamento das atitudes e do desempenho dos trabalhadores.
As organizações são formadas por pessoas que nelas trabalham.
Em uma organização existem os grupos, que são formados por conjunto de indivíduos reunidos em prol de objetivos específicos, valores e normas comuns, e também as equipes que se dedicam em realizar tarefas, através das trocas de ideias, relacionamento e relação conjunta de tarefas. Para o bom funcionamento dessas equipes é indispensável uma boa liderança que na maioria dos casos é ocupada por aquele funcionário que possui facilidade em conduzir os demais a alcançar com êxito os resultados planejados.
 Neste ambiente empresarial para se manter o bom funcionamento dos grupos e/ou equipe, a comunicação é indispensável pois está que será o meio de interação social fundamental na obtenção do sucesso do projeto ou atividade designada, a falta de comunicação pode trazer serias consequências para a organização, afirma o diretor da unidade paulista da De Bernt Entschev Human Capital, Júlio Bonrruqer.
“Quanto menos informação as pessoas tiverem em relação aos processos da empresa, maiores são as chances para boatos, muitas vezes, inconsistentes, mas que acabam prejudicando resultados, já que as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que podem nem existir”.
E comum ver trabalhadores realizando suas atividades desmotivados, essa desmotivação em uma organização pode gerar sérios riscos: perda da produtividade; atrasos e faltas; acidentes, entre outros. Para se descobrir o que motiva cada indivíduo, é necessário a realização de estudos, para se gerar uma ação é necessário que se haja um motivo. 
Para Motta (1995), motivação é a energia oriunda do conjunto de aspirações, desejos, valores, desafios e sensibilidades individuais, manifestada por meio de objetivos e de tarefas específicas.
O Desenvolvimento Profissional requer motivação, pois é o conjunto de conhecimento é características que um indivíduo tem ou deseja melhorar, de forma que consiga evoluir na carreia ou na sua vida pessoal, a busca deste desenvolvimento é constante e requer tempo para realizar as atividades já referidas.
Foram encontrados vários motivos em relação aos receios dos trabalhadores diante das mudanças:
O grupo em questão não tinha um líder, desta forma a conversa se demostrou confusão, pois todos tinham questionamentos a serem relatados
A maioria dos trabalhadores só possuem o grau de escolaridade básico e temem pelo desligamento, com a chegada de tecnologias avançadas.
Os trabalhadores se mostram em um estágio de conforto com os cenários atuais e indisponíveis para mudanças que possam desenvolver seu profissionalismo.
Para a adoção de mudanças que se fazem necessárias na empresa é importante que seja estipulado um líder dos empregados, para que todos os questionamentos indagações sejam tratados de forma profissional e que vise o melhor para todos.
É fundamental mostrar aos trabalhadores, que estas mudanças visam a melhoria diária com relação as suas atividades e a reformulação e atualização da empresa devidos as novas tecnologias. 
Começar a fazer as alterações do parque industrial de forma parcial, para assim qualificar, desenvolver e adaptar os funcionários, para desta forma ser aproveitada a mão de obra já existente.
Designar grupo, para a realização de tarefas com o intuito de serem alcançados os mesmos objetivos, e que a comunicação seja primordial nas tomadas de decisões e soluções de conflitos.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DIANTE DOS CONFLITOS DENTRO DA EMPRESA NUM MOMENTO DE REESTRUTURAÇÃO.
Passo 3
Para inicia da negociação a empreendedora deve demostrar amplo conhecimento em relação a reestruturação da empresa de forma que consiga explicar de maneira prática para seus funcionários, a importâncias dessa mudança para a organização.
Para se definir o conceito de habilidade, Martinelli e Ghisi buscaram a definição do dicionário que apresenta como significado para a palavra habilidade expressões como aptidão, capacidade, competência e inteligência. 
Antes de serem tomadas qualquer tipo de decisão em relação a negociação é fundamental que haja um planejamento que aborde o que será feito para o melhor funcionamento da organização, é ideal deixar claro que a questão referente ao grau de escolaridade dos funcionários não será um empecilho para essas mudanças, mostrar que todos só têm a ganhar com essas melhorias, destacando pontos importantes a serem adquiridos com essa restruturação, como: melhor execução do trabalho, menos esforços e aumento da produção. E indispensável a realização de pesquisar que envolvam o mercado a partir da entrada dessas novas tecnologias, para apresentar aos funcionários, desta forma o entendimento ficara claro e compreensivo para todos,
Está negociação deve ser conduzida com ética e com o objetivo de trazer resultados satisfatórios para todos os envolvidos.
Existem vários tipos psicológicos e estilos de negociação:
Restritivo: não é cooperativo. Visa à obtenção de ganho independentemente do resultado da outra parte. Durante a negociação, aquele que utiliza esse estilo vale-se da coerção, do medo e da ameaça.
Ardiloso: é cuidadoso. Acredita que o contato entre os negociadores deve ser evitado. É concentrado nos procedimentos e regras e acredita que as pessoas não podem ser influenciadas pelas ações dos outros. Durante a negociação, utiliza como táticas a abstenção, o adiamento e o atraso. Amigável: é simpático. Acredita no relacionamento de confiança, sendo cooperativo e influenciado pelo bom espírito esportivo. Utiliza-se da cordialidade e da paciência.
Confrontador: é cooperativo e questionador. Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas. Ao mesmo tempo em que contesta, busca
chegar a um acordo. Utiliza com táticas um misto de colaboração e confronto. (p.7 tema 7 O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos).
Para esse tipo de negociação o aconselhável seria o amigável, por se tratar de uma empresa composta de apenas 37 funcionários, esse tipo seria cordial e manteria um relacionamento de confiança, dando assim mais segurança aos funcionários mais receosos.
A empreendedora foi identificada ao estilo Racional e Catalisador, aquele centrado em ideias e com orientação para os objetivos estabelecidos. Buscam a discussão da filosofia das questões alocadas e querem levantar e discutir ideias. Também buscam basear-se nos fatos para que sejam mais convincentes (p. 8 tema 7 O Uso dos Tipos Psicológicos na Solução de Conflitos)
A negociação por princípios, seria a mais adequada que tem como método de negociação explicitamente desenhado de forma que de origem a resultados eficientes para ambas as partes, baseando não em ações, e sim em interesses. O foco e na cooperação.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ser ético é uma característica fundamental em uma empresa, pois ela não é apenas uma entidade jurídica e sim uma organização formada por pessoas. Uma postura ética constrói ou destrói a reputação de uma empresa, um bom comportamento ético valoriza a imagem de um empreendimento, este exemplo deve ser dado pelo líder.
Um bom empreendedor é aquele que tem como base a responsabilidade social, ou seja, adotar posturas, comportamentos e ações que visam promover o bem-estar dos seus funcionários, público interno e externo.
Para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário, iniciativa, liderança, capacidade de planejar, correr riscos, e busca sempre um bem não só para seu empreendimento ou os envolvidos no mesmo, e sim em fazer o bem para a sociedade. Saber solucionar conflitos, trazendo sempre boas opções de soluções as quais no final sejam satisfatórias e acessíveis para todos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS
http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/quais-tipos-lideranca/
http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/7368/o-espirito-de-equipe.html%3E.#
http://www.senior.com.br/noticias/falta-de-comunicacao-e-um-dos-principais-problemas-entre-funcionarios-e-empresa/
Aplicações Práticas de uma Abordagem Sistêmica, dos autores Dante Pinheiro Martinelli e Flávia Angeli Ghisi, editora Saraiva, 2012, Livro-Texto n. 202.
http://www.gulbenkian.pt/images/mediaRep/institucional/fundacao/programas/PG%20Desenvolvimento%20Humano/pdf/Manuais_de_Microcr__dito_-_Negocia____o.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais