Buscar

Frequência dos carboidratos da dieta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Frequência dos carboidratos da dieta 
A dieta desempenha um papel importante no desenvolvimento da cárie dentária.
A freqüência de exposição à sacarose representa um dos melhores preditores do risco de cárie em odontopediatria. 
Este fato chama a atenção da importância da conscientização de pais e/ou responsáveis pela criança a respeito do controle da dieta como medida educativa.
As estratégias propostas para prevenir a doença incluem cuidados com a frequência de exposição à sacarose.
A amamentação inadequada e prolongada tanto no peito, quanto na mamadeira, bem como a sua composição. 
Além disso é extremamente importante ter consciência de que a dieta precoce é determinante dos hábitos dietéticos posteriores. 
O consumo de doces na idade precoce está diretamente relacionado com uma maior de cárie na idade pré-escolar sendo a determinação do padrão de dieta fundamental para a formação de hábitos futuros de alimentação.
A dieta 
Dieta pode ser definida como a ingestão diária de alimentos e bebidas realizada por qualquer pessoa, podendo exercer um efeito local na boca através da sua reação com a superfície do esmalte, servindo como substrato para microrganismos cariogênicos. 
Os fatores responsáveis pelo desenvolvimento da cárie dental são o acúmulo de bactérias sobre os dentes e a ingestão frequente de açúcar.
Os fatores responsáveis por esse desequilíbrio de perda e ganho de minerais são o acúmulo de placa dental, a frequência no consumo de açúcar e o uso ou não de flúor.
Alimentos Cariogênicos 
o açúcar e outros carboidratos refinados (pão branco, por exemplo) foram excluídos da dieta das crianças. 
Os carboidratos eram oferecidos durante as refeições na forma de pão, feijão de soja, germe de trigo, aveia, arroz e batatas. 
Derivados do leite, frutas, vegetais crus, nozes eram a característica marcante no cardápio típico.
Alimentos não Cariogênicos
São aqueles que contêm uma quantidade aceitável de açúcar na sua composição. Porém não devem ser consumidos em excesso. 
Como exemplo da Maçã que apezar de sua consistencia firme que estimula o aumento da secreção salivar e ajuda na remoção de microorganismos da cavidade oral apresenta sacarose e pode ser um alto potencial cariogênico se consumida em excesso.Ex:Iogurte natural, chá / café / leite com adoçante.
Adoçante. Água mineral, refrigerantes dietéticos, sucos de frutas naturais sem açúcar. 
Pizza, cachorro quente, hambúrguer sem 'ketchup' e ingredientes ou molhos doces, pipoca salgada, batata frita.
Alimentos Anticariogênicos
A consistência do alimento que estimula o aumento da secreção salivar, ajudando na remoção de microrganismos da cavidade oral; a presença de substâncias fosfatadas que impedem a queda do Ph durante a ingestão do alimento, além de promover o restabelecimento do Ph bucal mais rápido em relação á ingestão de outros alimentos.
Dentre estes destaca-se o Queijo que é um produto lácteo concentrado feito a partir da coagulação do leite e é consumido como parte da dieta humana há milhares de anos. Assim como o leite, o iogurte e outros produtos lácteos, o queijo é naturalmente rico em muitos nutrientes, incluindo cálcio, fósforo, proteínas, vitaminas lipossolúveis e vitaminas B. 
- Estudos mostraram que o consumo de queijos pode ajudar a reduzir os aumentos prejudiciais de acidez na placa que envolve o dente; - Os queijos fornecem grandes quantidades de cálcio e fósforo à boca, o que ajuda a repor os minerais perdidos pela desmineralização; - 
O consumo de queijos ajuda a promover a deposição de minerais como cálcio e fósforo no dente (remineralização) e aumenta a resistência do esmalte dentário.
Estudos mostraram que o consumo de queijos seja sozinho, seja como parte de uma refeição, aumenta a concentração de cálcio na placa ao redor do dente. 
Isso ajuda a reduzir e repor o cálcio perdido quando o dente é atacado pelos ácidos produzidos na boca. Foi mostrado que o consumo de queijos após consumo repetido de bebidas ácidas pode retornar os níveis de cálcio na placa aos níveis de antes da bebida; -
Os queijos nos levam a produzir mais saliva na boca, o que ajuda a limpar os alimentos e reduzir a quantidade de açúcar presente pela fermentação e produção de ácido pelas bactérias da boca.
 A saliva também ajuda a neutralizar o ácido que é formado e pode ajudar a inibir a ação da placa bacteriana, ajudando a reduzir a produção de ácidos e os danos.
 Assim como no caso do leite, a caseína presente no queijo ajuda a proteger o esmalte dentário formando um filme fino na superfície do dente, que previne contra danos.
Todos os produtos lácteos são excelentes fontes de cálcio e fósforo, que são essenciais para o desenvolvimento e manutenção da saúde dental. 
Entretanto, o queijo e o leite são conhecidos por conter fatores específicos que protegem contra cáries dentais e são conhecidos como anti-cariogênicos. 
O queijo é considerado como um dos alimentos mais anti-cariogênicos de todos.As propriedades anti-cariogênicas dos queijos foram bem estudadas e vários mecanismos foram sugeridos para explicar como os queijos ajudam a proteger os dentes.
Alimentos cariogênicos
Alimentos não cariogênicos 
Alimentos anticariogênicos 
Bianca
Camila
Camille Lima
Gabriela Daniotti 
Gabriela Fragoso 
Isabella Guimarães
Tayane
Thaile 
 1° Semestre 
 Santos 2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais