Buscar

Avaliação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0520_AV_201207046744 » ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201207046744 - ELAINE CRISTINA CASSIANO DA SILVA
	Professor:
	JOSE GONCALVES CRUZ
	Turma: 9002/AA
	Nota da Prova: 5,6        Nota de Partic.: 1        Data: 09/11/2013 13:00:18
	
	 1a Questão (Ref.: 201207085564)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	À declaração, por escrito, de tudo o que o funcionário faz, como deve ser feito e por que é feito denomina-se:
		
	
	seleção.
	
	avaliação de desempenho.
	 
	descrição da função ou cargo.
	
	especificação de trabalho.
	
	recrutamento.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201207113341)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	É a fase em que o trabalho de análise de cargos envolve determinação dos cargos a serem descritos, elaboração de organograma, elaboração de cronograma de trabalho, escolha do método a ser aplicado, seleção dos fatores de especificações, dimensionamento dos fatores e graduação dos fatores.
		
	
	Preparação
	
	Análise de profissional
	
	Desenho do cargo
	 
	Planejamento
	
	Execução
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201207118764)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O valor da bolsa de estágio é normalmente regulado pela política de administração de cargos e salários, embora a relação de estágio e de emprego sigam aspectos legais distintos. Sobre a bolsa auxílio de estágio podemos afirmar que:
		
	
	Representa, normalmente, 90% do salário de um assistente de RH;
	 
	Não se aplicam os descontos legais, ao contrário do que ocorre com os salários;
	
	Segue o crescimento dos salários, sendo, inclusive, parte das faixas salariais;
	
	Sob o ponto de vista contributivo, possui a mesma natureza dos salários;
	
	Serve de base para os descontos legais e espontâneos;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201207118733)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Cargos-chave são normalmente utilizados na seleção dos fatores e nos testes para validação do manual de avaliação de cargos. São características dos cargos-chave:
		
	
	Representar a estrutura de cargos das áreas de Produção e de Vendas, normalmente os pilares das Organizações.
	 
	Representar toda a estrutura, do menor ao maior cargo, além de todas as áreas da empresa (ou da maior parte). Deve, preferencialmente, possuir grande número de ocupantes.
	
	Possuir grande contingente de empregados, exigir dos cargos grande nível de qualificação e, principalmente, salários relativos equivalentes
	
	Apresentar grande número de empregados em posições operacionais ou administrativas, preferencialmente das áreas Industrial e de Marketing.
	
	Representar, do maior ao menor cargo, toda a estrutura da Organização. Deve, preferencialmente, conter cargos que não são comuns no mercado de trabalho.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201207085568)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Considerando a realização de uma pesquisa salarial confiável que utilize uma metodologia voltada aos interesses da empresa, analise as estratégias de pesquisa a seguir. I - Procurar inserir na pesquisa apenas os chamados cargos-chave, os que são encontrados com maior facilidade no mercado e, ao mesmo tempo, que representam uma amostragem válida em cada faixa salarial da organização. II - Contar com participantes da pesquisa em número que normalmente oscila, no mercado, entre um mínimo de 100 e um máximo de 250 empresas, que devem ser selecionadas em função de sua região geoeconômica. III - Focar a seleção em empresas do mesmo ramo de atividade, com políticas salariais mais agressivas e que paguem acima da média do mercado. IV - Elaborar um manual de coleta de dados, geralmente composto de informações gerais sobre o trabalho, informações da empresa participante, pesquisa de política de salários e benefícios, relação de empresas participantes, relação de cargos pesquisados e metodologia a ser aplicada na pesquisa. Tendo em vista as finalidades expostas, estão corretas APENAS as estratégias de pesquisa:
		
	
	III e IV.
	 
	I e IV.
	
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	II e IV.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201207102845)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Henrique Ribeiro, Coordenador de Recursos Humanos, elaborou a descrição sumária de alguns cargos da área de Recursos Humanos da empresa ABC. Uma dessas descrições corresponde ao cargo de Analista de Administração de Pessoal. Selecione entre as opções abaixo a mais adequada para este cargo:
		
	
	Verificar o estado de manutenção do veículo antes de utilizá-lo, observando parte elétrica, pneus, abastecimento, óleo etc., comunicando ao setor de manutenção a necessidade de qualquer reparo.
	
	Executar atividades de apoio administrativo na sua área de atuação, relacionados a controle, recebimento, expedição, classificação e arquivo de documentos, elaboração de cartas, memorandos, atas, relatórios e planilhas, lançamentos de dados em sistema informatizado, recepção de pessoas, atendimento de ligações telefônicas, agendamentos e prestação de informações, montagem e desmontagem de equipamentos entre outros, a fim de contribuir para a qualidade dos serviços da área.
	
	Planejar, organizar e supervisionar as atividades das áreas Administrativa e financeira (Contabilidade, Fiscal-Tributária, Contas a Pagar/Receber, Tesouraria, Serviços Gerais, Departamento Pessoal, Custos), visando assegurar que todas as tarefas sejam executadas dentro das normas e políticas estabelecidas pela empresa e das normas legais.
	
	Responder pela gestão de pessoas, desenvolvendo instrumentos e políticas capazes de atrair, reter, motivar e desenvolver pessoas, objetivando facilitar o cumprimento das metas de resultados da organização. Assessorar as questões jurídicas, atuando junto aos advogados nas definições de defesas e procedimentos legais.
	 
	Auxiliar nas rotinas do setor, preparando dados e documentos para inclusão nos processos centralizados da folha de pagamento dos salários de funcionários, efetuando as admissões, demissões e atuando como preposto junto aos órgãos públicos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201207119991)
	DESCARTADA
	As Organizações consideram equipes de alto desempenho profissional aquelas que: I - Todos os membros sentem-se responsáveis pelos resultados do desempenho II - Todos os membros compreendem e apoiam os objetivos da equipe III - todos os membros atuam prontamente sobre problemas e oportunidades IV - Todos os talentos e idéias são usados para beneficiar a equipe V - Todos os membros são dedicados a alcançar as expectativas de trabalho
		
	
	Somente a V é verdadeira
	 
	Apenas a III é verdadeira
	
	Apenas I e II são verdadeiras
	 
	Todas são verdadeiras
	
	Somente a IV preenche as condições da pergunta apresentada
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201207118737)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Pesquisas salariais são essenciais no processo de gestão dos cargos e salários de uma Organização. A compreensão dos dados salariais (mercado) contribui, de forma mais efetiva, para:
		
	 
	Definição do valor absoluto dos cargos.
	 
	Definição do valor relativo dos cargos.
	
	A definição dos fatores de avaliação a serem usados.
	
	Gera insumos para políticas de remuneração variável.
	
	Entendimento das práticas e políticas de gestão de RH.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201207118746)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Algumas variáveis são preliminarmente importantes quando da realização de uma pesquisa salarial, tal como ocorre com a verificação do mês de data-base das empresas que serão pesquisadas. Qual das opções a seguir melhor caracteriza tal afirmativa?
		
	
	Foi finalizada recentemente a convenção coletiva dos Comerciários-RJ. Isso alterará, de forma expressiva, os pisos salariais dos empregados da referida categoria.
	
	Uma pesquisa salarial está sendo conduzida pela consultoria Beta RH. Os meses de datas-base e o númerode salários-ano foram levantados preliminarmente.
	 
	Cada empresa possui uma data-base, na qual são discutidas, negociadas e aprovadas cláusulas sociais e financeiras que se aplicam ao conjunto da categoria, dentro das condições que vierem a ser fixadas.
	 
	As empresas pesquisadas pertencem à categoria dos Químicos-PE, cuja negociação coletiva está prevista para os próximos 60 dias. Estima-se que será aprovada a inflação, acrescida de um ganho real de 2,0% para todos os salários.
	
	O dissídio dos Ferroviários-POA foi, enfim, julgado. A decisão irá retroagir os aumentos ao mês de janeiro deste ano. Estima-se que haverá forte impacto na folha de pagamento das empresas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201207116344)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é indispensável, na medida em que administra e resolve problemas comuns a todos. Sabendo disso, explique como uma empresa pode dar uma solução apropriada ao custo de transação (envolve todos os relacionamentos sociais na organização e seus impactos).
		
	
Resposta: A melhor solução para a empresa é implantar o plano de cargos e salários.
	
Gabarito: O aluno deverá ter em sua resposta pelo menos a afirmação de que a empresa deverá reduzir os custos associados à realização e ao controle do método de trabalho.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201207105998)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Elabore uma Descrição de Cargo de RECEPCIONISTA, com Descrição Detalhada e Especificação do Cargo.
		
	
Resposta: Para o cargo é necessário ter fácil comunicação verbal, atender telefone, falar inglês, dar informações, ter noções de informática, etc.
	
Gabarito: O aluno deverá elaborar/redigir uma Descriçao de Cargos, não é necessário colocar a Descrição Sumária.

Outros materiais