Buscar

AULA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 3 - Subsistemas da ARH e seus Principais Objetivos
O Comportamento Humano Nas Organizações 
Definir o comportamento Humano, você já tentou fazê-lo? O homem pensa e escolhe - o comportamento humano é proposital, proativo e cognitivamente ativo. O homem é social - envolve-se com outras pessoas em grupos ou em organizações. O homem percebe e avalia - avalia em termos de suas próprias experiências passadas.
O homem é proativo - o comportamento das pessoas está orientado para a satisfação de suas necessidades pessoais e para o alcance dos seus objetivos e aspirações. Por isso, reagem e respondem a seu ambiente, seja no trabalho seja fora da organização. O homem tem diferentes necessidades - o comportamento das pessoas é simultaneamente influenciado por um grande número de necessidades que apresentam valências e quantidades diferentes. O homem tem limitada capacidade de resposta - a capacidade de resposta é função das aptidões e da aprendizagem. As pessoas não são capazes de se comporta de todas as formas, pois suas características pessoais são limitadas e restritas. 
E identificar os comportamentos que as pessoas de uma organização devem adotar, é possível? As pessoas devem sair da mesmice - dê oportunidade a si mesmo de entrar em contato com o novo e perceber como se sente em relação a ele. Crie, invente!
As pessoas devem aumentar a sua produtividade nas Organizações - aumentando as habilidades, conhecimentos e competências, intensificando o treinamento e o aprendizado, aprimorando nossos serviços/atividades, aceitando o desafio de exercer novas atividades/papéis, medindo e maximizando resultados, contribuindo para a elevação da produtividade grupal.
As pessoas devem ser o capital intelectual da organização: “Me dê a oportunidade de dar o melhor de mim”. Saber extrair o melhor do outro é uma arte que poucos dominam, mas que em muito enriquece a todos os envolvidos no processo. Só os verdadeiros líderes o fazem com a frequência necessária ao seu sucesso profissional.
A arte de relacionar -se ...
Você tem a fórmula para um bom relacionamento interpessoal ?
Dizemos com frequência que queremos aprimorar a nossa comunicação, que desejamos nos relacionar melhor com as pessoas. Para isso fazemos cursos, lemos os mais variados livros, assistimos a filmes e ... nos esquecemos de praticar. E teoria sem prática é conhecimento inútil.
Fatores fundamentais para relacionar -se: 
Aprimore-se na arte
Avalie-se 
Aja com maturidade 
Estabeleça relações sinérgicas 
Aproveite as divergências 
Seja Claro e Específico 
Seja Empático 
As Organizações e as Necessidades de Administração 
Organizações Lucrativas (as empresas)
Organizações não – lucrativas (exército, igrejas, os serviços públicos, as entidades filantrópicas ...)
Esses dois tipos de organizações são instituições que compõem a sociedade moderna Nossa sociedade, moderna e industrializada, caracteriza-se por ser uma sociedade composta de organizações. O homem moderno passa a maior parte do tempo dentro de organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar o seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita etc. 
Qualquer organização é composta de duas ou mais pessoas, que interagem entre si, por meio de relações recíprocas, para atingir objetivos comuns. 
A Importância das Organizações 
Sabemos da importância das organizações para a sociedade e os indivíduos. Não deve ser dificil para você reconhecer e justificar esse fato. Destacamos, a seguir, quatro funções que demonstram essa importância. 
• Servem à sociedade - as organizações são instituições sociais que refletem alguns valores e necessidades culturalmente aceitos. 
• Realizam objetivos -as organizações coordenam os esforços de diferentes indivíduos, nos permitindo alcançar metas que, de outra forma, seriam muito mais difíceis ou até mesmo impossíveis de serem atingidas. 
• Proporcionam carreiras - as organizações proporcionam aos seus empregados uma fonte de sobrevivência.
A quarta função a destacar é - Preservar o conhecimento. Descreva como você vê as organizações cumprindo esse importante papel social. 
Preservar o conhecimento - as organizações como as universidades, museus e corporações são essenciais porque guardam e protegem a maior parte do conhecimento que nossa civilização juntou e registrou.
Chiavenato (1987) apresenta a seguinte definição de Administração: 
É uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. 
Stoner (1999) tem outra definição: 
Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. 
Chiavenato (1999) definição de ARH - É uma especialidade da administração que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais, que lida com o recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento das pessoas nas organizações.
Aspectos Fundamentais da Moderna Gestão de Pessoas Os conceitos de Administração que você acabou de estudar deram maior consistência à nossa análise do universo das organizações. No entanto, já temos claro que a existência e o funcionamento das organizações vinculam-se, essencialmente, às pessoas que dela participam e, por esse motivo, precisamos incluir nesse contexto a reflexão acerca de questões fundamentais da gestão de pessoas.
São três tópicos que sustentam a moderna gestão de pessoas: 
• as pessoas como Seres Humanos; 
• as pessoas como Ativadores Inteligentes de Recursos; 
• as pessoas como Parceiros da Organização.
GESTÃO DE PESSOAS/ARH 
É o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as pessoas. 
PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS/ARH 
Ter capacidade de recruta e manter uma boa 
Objetivos da Gestão de Pessoas – ARH 
1 - Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
2- Proporcionar competitividade à organização - saber empregar as habilidades e capacidades da força de trabalho.
3 - Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho; tornar claro os objetivos e o modo como são medidos.
4 - Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
5 - Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho - estilo de gerência, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança etc.
6 - Administrar a mudança - saber lidar com as mudanças, ser ágil.
7 - Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
Os Subsistemas da ARH e seus Principais Objetivos 
Em função da racionalidade, da filosofia e cultura organizacional surgem as políticas, ou seja, as regras estabelecidas para governar funções e assegurar que estas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados. 
Os Subsistemas da ARH, também conhecidos como políticas de recursos humanos, referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lida com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais.
São estas as Políticas de RH existentes nas organizações. Conheça os objetivos de cada uma delas.
• Políticas de Provisão de Recursos Humanos
• Políticas de Aplicação de Recursos Humanos• Políticas de Manutenção de Recursos Humanos
• Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos
• Políticas de Controle de Recursos Humanos

Continue navegando