Buscar

APOL ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON LINE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO


Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Ética e Educação
Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais e até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRITO, Sérgio (Titãs). Epitáfio. A melhor banda de todos os tempos da última semana. Abril Music. 50 min. 2001 (Faixa 6)..
De acordo com as aulas e o livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a música “Epitáfio” faz uma reflexão...
Nota: 10.0
	
	A
	ética sobre as esccolhas morais.
Você acertou!
A ética é uma reflexão sobre as escolhas morais, ela tem como proposta levar o indivíduo a refletir sobre os fundamentos e princípios que norteiam a conduta humana na tomada de decisões (livro-base, p. 66).  No caso, a letra da canção expressa uma reflexão (“Devia ter amado/chorado/arriscado mais...”) sobre as ações que poderiam ter norteado a conduta do “eu lírico” da letra.
	
	B
	moral sobre a existência.
	
	C
	existencialista sobre a vida.
	
	D
	cultural sobre a vida e  a morte.
	
	E
	o cotidiano das pessoas e os valores transcendentes
Questão 2/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 152.
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever a obra Emílio, ou Da educação?
Nota: 10.0
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!
“Apesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emílio, ouDa educação. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem” (livro-base, p. 59).
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
 
Questão 3/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia a citaçao a seguir:
"Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo".
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. Influência positivista no curso de formação secundária do professor. In: VECHIA, Ariclê; CAVAZOTTI, Maria Auxiliadora. A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003 ,p. 118
Conforme a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, leia as afirmativas a seguir:
I. Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobre este documento.
II. Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
Está(ão) correta(s):
Nota: 10.0
	
	A
	apenas a afirmativa II.
	
	B
	apenas a afirmativa I.
	
	C
	apenas a afirmativa III.
Você acertou!
A proposição III é considerada correta, pois: “O aprendizado, ao contrário, deve ser um processo espontâneo, prazeroso e que, em última análise, contribuía para a integração do indivíduo em seu meio natural e social” (livro-base, p. 77). Já as proposições I e II são falsas visto que: “Nesse sentido, ao procurar pensar o currículo escolar sobre as novas bases, o filósofo deu uma contribuição importantíssima para a história do pensamento pedagógico” (livro-base, p. 77). “Além disso, o filósofo critica os métodos tradicionais de ensino, baseados na pura memorização de fórmulas prontas” (livro-base, p. 76).
	
	D
	apenas as afirmativas  I e III.
	
	E
	apenas as afirmativas II e III.
Questão 4/10 - Ética e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
O conceito de moral e ética para Vázques:  “[...] moral vem do latim mos ou mores, ‘costumes’ no sentido de conjunto de normas e regras adquiridas por hábito”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEBER, Otário José. Ética, Educação e Trabalho. Curitiba: InterSaberes, 2014, p. 59.
A partir dessa compreensão sobre o conceito de moral e de acordo com o livro-base Ética, Educação e Trabalho, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	a moral envolve atos, comportamentos, fatos e acontecimentos do comportamento humano no contexto individual.
	
	B
	a moral se relaciona com a conduta real do ser humano no contexto do social.
Você acertou!
 A moral envolve atos e comportamentos fatos e acontecimentos do comportamento humano no contexto social, pois se apoia naquilo que a comunidade concebe como valor. Apresenta características do comportamento humano em um determinado contexto social. Embora sua adesão seja individual por convicção, ela é de caráter coletivo. Mas como ninguém pode obrigar o cumprimento da norma de forma integral, existem tantas diferenças no em seu cumprimento no contexto social (livro-base p. 59).
	
	C
	a moral apresenta a característica psíquica do ser humano individual.
	
	D
	a moral é individual.
	
	E
	as normas da moral são cumpridas pelos indivíduos por imposição.
Questão 5/10 - Ética e Educação
Atente para a citação a seguir:
“Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos. O espírito de solidariedade humana e de parentesco com toda a vida é fortalecido quando vivemos com reverência o mistério da existência, com gratidão pelo dom da vida, e com humildade considerando em relação ao lugar que ocupa o ser humano na natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Carta da Terra. 2000. p. 2 (http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf. Acesso em 11 fev. 2016).
Considerando o trecho citado e as reflexões contidas no livro Ética, educação e trabalho em relação à compreensão do espaço escolar como ambiente de educação ética, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	É um espaço de ensino de conteúdos que deve se preocupar com a transmissão de conhecimentos científicos.
	
	B
	É um espaço apropriado para discussão de temas éticos, desde que cada aluno possa ficar com sua opinião.
	
	C
	É um ambiente que considera o mundo com base nas pessoas que o organizam, pois a escola está inserida no mundo.
A escola está inserida no contexto de mundo. A compreensão do ambiente escolar considera então, o mundo com base nas pessoas que organizam o espaço escolar.  (Livro-base, p. 125).
	
	D
	É um ambiente marcado pela multiplicidade, o que impossibilita uma reflexão madura sobre questões ética.
	
	E
	É um ambiente repleto de conflitos no qual a discussão ética precisa ser orientada, uma vez que, boa educação vem de casa.
Questão6/10 - Ética e Educação
Leia o trecho de texto a seguir
“[...] é preciso saber os caminhos da cultura, conhecer as motivações das pessoas nos respectivos grupos sociais e tentar proporcionar formas de vida possíveis em meio à miséria e à intolerância. O elemento do bem comum é um dos mais significativos no momento atual da sociedade brasileira. É preciso valorizar as ações destinadas à coletividade, de forma justa e equitativa, bem como evitar as condições de miserabilidade das pessoas. Esta é uma forma urgente de salvaguardar a cidadania”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS, J. Ética na educação. Canoas: Ulbra, 2003, p. 405.
Considerando as ideias apresentadas e os conteúdos do livro-base Ética, Educação e Trabalho, assinale a alternativa correta sobre a aprendizagem ética.
Nota: 10.0
	
	A
	A escola deve ser o espaço da técnica e da racionalidade instrumental. Seu papel principal é educar as futuras gerações de forma técnica e racional.
	
	B
	Escola é espaço de estudo e disciplina, por isso é também o espaço da indiferença em relação às questões particulares.
	
	C
	A escola é o espaço da reprodução da sociedade e assim deve ensinar seus alunos quanto ao comportamento ético e moral.
	
	D
	Pensar a ética e sociedade no meio escolar significa considerar a liberdade, as pessoas e os sofrimentos para que uma pedagogia ética seja possível.
Você acertou!
O aluno tem o direito de ir e vir, de se reunir, de possibilitar intervenções, de apresentar suas ideias, de ser crítico, de expressar o seu entendimento de mundo e de pessoas, de manifestar emoções e sentimentos, sejam eles positivos, sejam eles negativos, os prazeres que tem na tem vida, gostos pela criatividade, do fazer ciência e arte (livro-base, p. 131-135). 
	
	E
	A escola é o espaço em que se aprendem as regras morais e jurídicas da sociedade a fim de se ajustar a ela.
Questão 7/10 - Ética e Educação
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Se a virtude pode ser ensinada, como creio, é mais pelo exemplo do que pelos livros. Então, para que um tratado das virtudes? Para isto, talvez: tentar compreender o que deveríamos fazer, ou ser, ou viver, e medir com isso, pelo menos intelectualmente, o caminho que daí nos separa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COMTE-SPONVILLE, A. Pequeno tratado das grandes virtudes. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 07.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Ética, Educação e Trabalho, podemos dizer que a moral efetivamente surge quando o ser humano supera a sua natureza puramente natural, instintiva, adquirindo uma natureza social quando já é membro de uma coletividade. Leia as afirmativas a seguir sobre o progresso moral: 
I. No progresso moral, não há ampliação da esfera moral na vida social.
II. No progresso moral, há a elevação consciente e livre do comportamento das pessoas nas esfera individual e social.
III. No progresso moral, há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais.
IV. No progresso moral, há um movimento linear, no qual novos elementos morais surgem naturalmente.
Estão corretas apenas:
Nota: 10.0
	
	A
	as afirmativas I e II.
	
	B
	as afirmativas I e IV.
	
	C
	as afirmativas II e III.
Você acertou!
A afirmativa I está incorreta, pois quando há progresso moral há sim a ampliação da esfera moral na vida social (livro-base, p. 70).
A afirmativa II está correta, pois quando há progresso moral ocorre uma elevação consciente e livre do comportamento das pessoas na esfera pessoal e social (livro-base, p. 71).
A afirmativa III está correta, pois quando há progresso moral há um grau de articulação e de coordenação dos interesses coletivos e pessoais (livro-base, p.71)
A afirmativa IV está incorreta, pois quando há progresso moral há um movimento ascensional, com um movimento dialético, entre o antigo e o novo, entre a negação e a preservação de elementos morais anteriores (livro-base, p.71).
	
	D
	as afirmativas II e IV.
	
	E
	as afirmativas III e IV.
Questão 8/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o extrato de texto a seguir:
“Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, com o advento das máquinas, reduz-se a necessidade da força muscular, permitindo agora o emprego de trabalhadores fracos ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Assim, emprega-se o trabalho das mulheres e das crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: KASSOUF, Ana Lúcia. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Nova economia. Belo Horizonte. v. 12, n. 2, maio/ago. 2007. p. 323-350. Link: <http://www.scielo.br/pdf/neco/v17n2/v17n2a05.pdf>2014. Acesso em 28 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu, leia as afirmativas a seguir:
I. A educação das crianças era comprometida com a sua prematura inserção no mercado de trabalho.
II. O alto grau de insalubridade afetava pouco as crianças nas minas de carvão quando comparadas aos adultos.
III. O fato de que as famílias eram pobres não obrigava a inserção das crianças no mercado de trabalho.
IV. Em relação às crianças, pode-se dizer que as suas condições de trabalho nas minas de carvão eram as piores.
Estão corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	as afirmativas II e III apenas.
	
	B
	as afirmativas I e III apenas.
	
	C
	as afirmativas I e IV apenas.
Você acertou!
Estão corretas as afirmativas I e III: “Não podemos perder de vista o contexto social e econômico em que Marx viveu. As famílias dos trabalhadores das fábricas eram pobres, fato que obrigava não só os adultos, mas também as crianças, ao trabalho na indústria (afirmativa III), o que comprometia a educação escolar destas [afirmativa I]. E incorretas as afirmativas IIe IV: A situação das crianças que trabalhavam em minas de carvão era ainda pior [afirmativa IV], pois, além do árduo trabalho, dos baixos salários, da longa jornada de trabalho, havia um altíssimo grau de insalubridade fator causador de irreparáveis danos à saúde dos pequenos trabalhadores [afirmativa II]” (livro-base, p. 98-99).
	
	D
	as afirmativas II e IV apenas.
	
	E
	as afirmativas I e II apenas.
Questão 9/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza; para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos preceitos de Rousseau é o de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
III. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Está(ão) correta(s):
Nota: 10.0
	
	A
	apenas as afirmativas II e III .
Você acertou!
O mais influente filósofo da vertente naturalista é Jean-Jacques Rousseau, pensador natural de Genebra, nascido no século XVIII. Segundo Rousseau, o homem é bom por natureza, mas a sociedade o corrompe. Em muitos aspectos, porém, ele estava na contracorrente de seu tempo e polemizavafrequentemente com seus contemporâneos (livro-base, p. 48).
	
	B
	apenas as afirmativas I e II.
	
	C
	apenas as afirmativas I e III.
	
	D
	apenas a afirmativa III.
	
	E
	apenas a afirmativa I.
Questão 10/10 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Considere a seguinte afirmação: 
“O existencialismo é a única tentativa ocidental de filosofia irracional. Ninguém questiona o seu sucesso enquanto tal - mas apenas, antes de mais nada, se tal coisa é possível. Ao contrário das filosofias racionais, passadas ou presentes, o existencialismo é puramente subjetivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: STRATHERN, Paul. Kierkegaard em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 64. 
A partir do texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições sobre o existencialismo de Kierkegaard, classifique as sentenças a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
I. ( ) Kierkegaard foi um dos filósofos que se contrapôs às proposições dominantes da época, propondo a possibilidade de uma existência singular.
II. ( ) Segundo Kierkegaard, a possibilidade de o ser humano assumir uma existência autêntica é quando ele estabelece relação com Deus.
III. ( ) Nas proposições de Kierkegaard, o homem é levado à angústia simplesmente porque a sua própria existência é absurda e sem sentido.
Agora, assinale a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F.
	
	B
	V – F – V.
Você acertou!
As sentenças I e III são VERDADEIRAS: “Contrapondo-se à corrente dominante da época, que afirma a primazia do universal, Kierkegaard sublinha a prioridade da existência singular” (livro-base, p. 125). “Na visão kierkegaardiana, a existência humana é absurda e sem sentido, levando o homem à angústia e ao desespero”. Já a sentença II é falsa, visto que: “a existência autêntica, correlata ao estado ético de Kierkegaard, ocorre quando o sujeito assume a morte como possibilidade existencial última e certa” (livro-base, p. 126).
	
	C
	F – V – V.
	
	D
	F – F – V.
	
	E
	V – F – F.