Buscar

Avaliando o aprendizado - Psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOMOTRICIDADE
	Simulado: SDE0539_SM_201603119231 V.1 
	Aluno(a): JOAO PAULO FERNANDES
	Matrícula: 201603119231
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 10/04/2017 07:27:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603878727)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alexander Luria propôs a abordagem de função como um sistema complexo e plástico, tendo as funções cerebrais uma localização dinâmica, ou seja, para ele os processos mentais não poderiam mais ser considerados simples faculdades localizadas em áreas particulares e concretas do cérebro. Sobre as funções de cada uma das unidades funcionais propostas por Luria, marque V para verdadeiro e F para falso: [ ] A primeira unidade é responsável pela regulação do tônus cortical e postural. [ ] As três unidades participam de todo tipo de atividade mental como o movimento voluntário e a produção da linguagem falada ou escrita. [ ] A terceira unidade é responsável pela regulação dos estados de alerta (sono e vigília). Então, a sequencia será:
		
	 
	[V]; [F]; [F]
	 
	[V]; [V]; [V]
	 
	[F]; [F]; [F]
	 
	[V]; [F]; [V]
	 
	[V]; [V]; [F]
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603176848)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos dizer que lateralidade é: I. A capacidade motora de percepção integrada dos dois lados do corpo: direito e esquerdo. II. O emprego, de preferência dos membros, de uma metade a outra do corpo. III. A tradução de uma predominância motriz levada aos segmentos direitos ou esquerdos em relação a uma aceleração da maturação dos centros sensitivos e motores de um dos hemisférios. IV. A integração das partes do corpo. Está correto o que se afirma em:
		
	
	Todas estão corretas
	
	I, II e IV, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	
	I, III e IV, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603178415)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Refletindo sobre o texto, responda qual das opções descreve as funções da memória.
A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias. Memória, segundo diversos estudiosos, é a base do conhecimento. Como tal, deve ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.
		
	
	atividade de armazenamento e de alocação
	
	atividade emocional e declarativa
	
	atividade de movimento e emocional
	 
	atividade de recuperação e armazenamento
	
	atividade de reconhecimento e de procedimento
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603170131)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma criança que acaba de completar 18 meses, movimenta-se bem ao engatinhar, senta-se sem apoio e tem respostas positivas quando recebe estímulos sensoriais. Ao ser perguntada, a mãe relata que está começando a apoiar-se para andar. Segundo a Teoria dos Sistemas Dinâmicos, é correto afirmar que esta criança:
		
	 
	As habilidades específicas tem que ser dominadas por si só - diferenciação, para que depois possa dominar o movimento complexo. Nesta criança houve dificuldade na integração das habilidades individuais.
	
	A criança encontra-se me desenvolvimento pois andar é considerada habilidade individual, portanto independe de outras habilidades para ocorrer.
	
	A criança desenvolveu as habilidades individuais adequadamente e agora as integra no momento certo do desenvolvimento psicomotor.
	
	A criança está desenvolvendo-se no tempo ideal para que ocorram o domínio das habilidades específicas (individuais) para depois ocorrer o domínio do movimento complexo.
	
	A criança não está desenvolvendo-se no tempo ideal pois o desenvolvimento motor não envolve o domínio de habilidades individuais e a sua integração em um todo coerente e funcional.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603176766)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Desenvolvimento Psicomotor ocorre obedecendo a padrões de comportamento, que acontece de forma previsível, sendo classificado por etapas ou estágios não fixos. É correto afirmar sobre o Desenvolvimento Psicomotor:
		
	
	não apresenta relação com as individualidades, as experiências vividas e as singularidades da criança;
	
	envolve componentes corporais e estruturais para a formação da tonicidade, não respeitando a interação do sujeito com o meio e suas vivências;
	
	ocorre segundo a maturação do sujeito, independente do estágio de desenvolvimento em que se encontre, ou da evolução do crescimento;
	
	obedece aos princípios básicos do desenvolvimento, e se processa no sentido caudo-céfalico, distal-próximal, partindo do geral para o específico.
	 
	é caracterizado pela maturação que integra o movimento, a imagem corporal, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, e a palavra;

Outros materiais