Buscar

ORTODONTIA INTRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ORTODONTIA- AULA 1
Vcs tem alguma noção do que é a ortodontia? Pq é o seguinte, vcs a partir de agora vão começar a ver termos técnicos diferentes do que já aprenderam até agora, termos como intrusão, extrusão, são terminologias novas que irão aprender a partir de agora.
Na verdade, a ortodontia parece ser uma especialidade a parte da odontologia, pq é uma especialidade que vc tem que aprofundar muito para só assim ter condições de raciocínio logico em relação a dá o diagnóstico, e o sei que é 2 ou 5 anos é impossível aprender Ortodontia de forma que fique bem claro na cabeça de vcs. O que fazer diante de um problema por mais simples que ele seja. É por isso que vcs vão aprender sobre a odontologia preventiva, a gente não vai aprofundar na corretiva até mesmo pq a carga horaria não nos permite. E aqui vcs estão vendo a disciplina uma ortodontia e a ortopedia facial. Muitas vezes não dá para dissociar esses dois nomes, virando duas especialidades.
A ortodontia é o ramo da odontologia relacionada ao estudo do crescimento do complexo crânio facial , quando ele fala do complexo crânio facial significa dizer que ela ta se preocupando com o crescimento da face e a ortopedia também se preocupa com crescimento da face, então se vc tem uma mandíbula que não cresceu adequadamente e vc coloca algum dispositivo para estimular o crescimento da mandíbula a gente vai chamar isso de ortopedia (aquilo q trabalha com o crescimento da face), quando eu consigo unir o crescimento da maxila através de um aparelho extrabucal vc tmbm ta fazendo ortopedia ,só que não da pra dissociar esses efeitos ortopédicos dos ortodônticos pq? Pq quando vc faz um avanço da mandíbula para proporcionar um crescimento mandibular, a gente além de ter um efeito de aceleração do crescimento madibula a gente vai ter também uma movimentação de dentes, então essa movimentação é a odontologia. Então, estuda o crescimento crânio facial, se preocupa com o desenvolvimento da oclusão (decídua e mista) e trata tmbm das anamolias dentarias (giroversões, inclinação pra vestibular ou para lingual, mordidas cruzadas...) A má oclusão não envolve apenas problemas dentários, mas também problemas esqueléticos (crescimento mandíbula e maxilar)
Para quer que serve a orto, é uma especialidade que se preocupa com supervisão do espaço, com o desenvolvimento da oclusão, supervisão do crescimento da face, com as anomalias dentárias e todos esses problemas são resolvidos através de aparelhos ortodônticos e ortopédicos.
Historicamente pierrey forchar foi o primeiro autor que falou sobre anomalias dos dentes 1728, ele publicou um tratado de ortodontia, ele é considerado o pai da ortodontia. Em 1780 foi introduzido o plano inclinado, não sei se vcs já viram mas tem pessoas que os dentes superiores sobrepõem os dentes inferiores (normal), se os dentes superiores estiverem atrás dos inferiores eu estou diante de uma mordida cruzada na região anterior, então esse plano inclinado é pra fazer o q , ele coloca um plano de acrílico nos dentes anteriores e os dentes superiores batem no plano de acrílico e escorregam para frente , ou seja o plano de acrílico empurram os superiores para frente , só que esse tipo de plano de acrílico só é utilizado para paciente que apresentam problema de mordida cruzada dentaria, ou seja apenas inclinação dental do incisivos anteriores ,mesmo assim a gente não usa mais esse tipo de dispositivo devido à grande força que eles colocam nos dentes, apesar que já vi muitos usando esse tipo de dispositivo por ai.
Imaginem que eu tenho um modelo vou vazelinar e vou fazer uma inclinação na parte da frente da resina, vou tirar depois que tomar presa , mas não quero q vcs fiquem preso nisso aqui , pq não é mais utilizado . (tem uma imagem do modelo, mas como ele falou não é para aprender pq a gente não utiliza mais)
HISTORICO:
1 R.E.MOYERS
Ramo da odontologia relacionado com o estudo do crescimento do complexo crânio facial, com o desenvolvimento da oclusao e com o tratamento das anomalias dento-faciais.
 2 W.R.PROFFIT 
É a área da odontologia que diz respeito a supervisão, guia e correcao do crescimento 
Orto: especialidade que se preocupa com a supervisão do cresc do crânio e da face, anomalias dentarias, através de aparelhos ortodônticos e ortopédicos. 
3 PIERRE FAUCHARD 
1° publicação formal sobre normalização dos dentes
4 JONH HUNTER (1780)
- introduziu o plano inclinado (não é mais usado)- hoje sabemos que esses problemass podem ser de origem esquelética e ai o tratamento sabemos que pode envolver cirurgia ortognatica.
5 NORMAN KINGSLEY (1860)
- introduziu a ancoragem occipital : eu acho que vcs já viram nas ruas aqueles pacientes usando aqueles aparelhos externos, que chamam de freio de burro, não sei se já utilizaram , hj em dia a gente já não tem mais usado, ele é muito bom pq ele inibe o crescimento maxilar que estava muito pra frente
- maior gênio da ortodontia 
- em 1880, escreveu “tratados das deformidades bucais”
Esses aparelhos são poucos conhecidos hj em dia ate pq hj ninguém usa muito
6 FARRAR (1888)
Tratado sobre as irregularidades dos dentes e suas situações, foi considerado um marco histórico 
- não quero que vcs decorem histórico, isso aqui é mais pra vcs entenderem como a odontologia evolui ao longo dos anos
7 E.H.ANGLE (1899)
- Classificação das mas oclusões, que essa classificação vamos ver na próxima aula. Onde existe a classificação que é adotada em todo o mundo
Foi o primeiro a desenvolver a oclusão normal
Desenvolveu um aparelho, que ainda hj é utilizada. Todos pacientes que tem aparelho fixo metálico 
CAMPO DE ACAO : Ta dirigida para a oclusão e o crescimento anormal do complexo ósseo e para a má função da neuromusculatura , dos quais isoladamente podem causar: 
- Mastigação facilitada
- Disfunção da atm
- Estética facial desagradável 
- Suscetibilidade a doença periodontal 
-Suscetibilidade a carie dentaria 
- Dicção prejudicada: ORTO CORRIGE A FORMA E A FONO CORRIGE A PARTE FUNCIONAL
* ortodontia preventiva : será q é possível prevenir uma má oclusão? Sim, fazendo uma boa higienização (se vc higieniza bem, provavelmente ele não vai perder seus dentes de forma precoce) 
*ortodontia interceptiva: quando eu tenho um paciente que chupa dedo, ele ainda tem a dentição decídua, e passo assim colocar um aparelho que vai interceptar o dedo, a chupeta ou qualquer outro habito , evitando assim uma possível mordida aberta .
Podemos dividir assim: preventiva: decídua/ interceptiva : mista/corretiva: permanente , mas isso é didático 
Ortodontia (especialidade)
Ortodontia propriamente dita: fixa
Removível
Ortopedia maxilar: ortopedia mecânica 
			 propulsores	
			 ortopedia funcional dos maxilares
 Ortopedia funcional dos maxilares:
Aparelho fixo do tipo de edgewise- ainda hj é utilizado. É importante vc saber o que conseguem fazer para chegar numa conclusão satisfatória .
Aparelho fixo straight- wire: o importante não é o tipo de aparelho utilizado, mas sim o q vc pode fazer para adquirir os resultados 
Caso:
Paciente com mordida aberta anterior gigantesca. É muito bom colocar multi alças para esse caso. A ortodontia serve para corrigir esses problemas. Era só dentário? Não dentário e esquelético.

Outros materiais