Buscar

GESTÃO DE CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO aula 10
1. Sobre os principais aspectos jurídicos que permeiam a área de saúde no Brasil, foram feitas as seguintes afirmações: I - As relações de trabalho na saúde devem obedecer a leis e normas trabalhistas como qualquer outro segmento do mercado. II - Para o Código de Defesa do Consumidor (CDC), as operadoras de saúde não se enquadram como fornecedores de serviço. III - A população brasileira tem recorrido à contratação de planos privados de saúde em decorrência da impossibilidade de o SUS cumprir o papel para o qual foi criado. Assinale a alternativa correta:	
Apenas as proposições I e III são corretas.
2. A Lei n. 9656/98 instituiu alguns conceitos e parâmetros fundamentais diretamente relacionados aos planos de saúde e seguros privados de assistência à saúde. Dentre as afirmações abaixo assinale a que não se enquadra nesses conceitos e parâmetros instituídos pela Lei.	
A Lei introduziu no campo dos direitos sociais o direito do aposentado e do demitido de permanecer no plano de assistência à saúde nos mesmos moldes praticados pela empresa contratante, desde que assuma o seu pagamento integral.
	
3. Marque a alternativa correta sobre a saúde com base na Constituição Federal dentre as alternativas que se seguem:	
Em nossa Constituição, o direito à saúde aparece como segundo dos direitos sociais, logo após a educação, conforme disposto no art. 6º, capítulo II, reservado aos direitos sociais.
4. Se A e B celebram um contrato para regular seus interesses particulares, é natural que, caso haja descumprimento de alguma cláusula pactuada, o inadimplente venha a responder pela sua não observância. Surge assim a responsabilidade derivada de infração a dever contratual, a qual denominamos responsabilidade:	
Contratual.
5. O direito à saúde rege-se pelo princípio da universalidade e igualdade de acesso às ações e serviços de saúde, sendo erigido ao status de direito e garantia fundamental, norma de eficácia plena, conforme previsão contida no art. 196, por isso , é correto afirmar que :	
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
6. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) foi instituído pela Lei 8.078/90 com o intuito de estabelecer limites ao legislador ordinário, impedindo a criação de normas com conteúdos que restrinjam ou anulem qualquer direito do consumidor. Para o CDC:	
Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
 
7. Segundo o CDC, toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final, equiparando-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que aja intervindo nas relações de consumo é conhecida como:	
Consumidor
	
8. O Contrato de Trabalho é a forma mais comum de vínculo empregatício entre empresas e profissionais e também aquela mais bem protegida pelo ordenamento jurídico, pois oferece garantias ao trabalhador que não existem em outras modalidades de prestação de serviços. Uma das Características do Contrato de Trabalho é que suas obrigações não se extinguem com a prática de um simples ato, deve haver a continuidade na prestação de serviços. Marque dentre as opções abaixo como é conhecida essa característica do contrato de trabalho.	
Trato Sucessivo.

Outros materiais