Buscar

MODELO: VISITA TÉCNICA ENSILAGEM MILHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No dia 12 de Abril de 2017, o grupo de estudantes de zootecnia (IFMT) realizou uma visita técnica na Estância 3 Irmãos , no município de Guarantã do Norte, a aproximadamente a 2 km da cede do Instituto Federal. 
A Estância 3 Irmãos trabalha com pecuária de leite, e gado de rodeio. Com o uso da ordenhadeira mecânica, o gado leiteiro produz 13 litros de leite por dia. Para isso os funcionários da Estância enfatizaram um bom manejo dos pastos para a fase de produção, cria, recria e engorda.
A propriedade possui uma área total de 159ha, sendo que a maior parte é para o pastejo dos animais. As forrageiras mais encontradas são a Mombaça e a Brizantha; reservam-se 10ha para plantio de milho consorciado com Mombaça, que será ensilado para alimentação do gado leiteiro, e de rodeio, durante o período de estiagem. A área de plantio é tratada com adubação e em algumas áreas o solo foi recuperado. 
Em vários locais, por causa do mau manejo, o milho ultrapassou o ponto de corte, assim reduzindo seu valor nutricional. O milho desta área está sendo cortado mecanicamente, o que é menos trabalhoso e mais lucrativo.
A conservação da cultura do milho é feita através do método de ensilagem. Cada silo é confeccionado nas seguintes dimensões 1,50m x 8,00m. O silo é superficial e cada um tem capacidade para mais ou menos 300kg.
A compactação do milho para ensilagem é feita com tratores, que passam repetidas vezes sobre a forragem, até que essa se torne suficientemente densa. Isso é um ponto positivo, pois a compactação é um dos fatores mais importantes para que a ensilagem possa ser feita com sucesso. 
A visita técnica feita pelo IFMT à Estância 3 Irmãos, foi de grande estima, pois, mais uma vez os integrantes do grupo puderam perceber a importância de alguns aspectos no manejo do gado leiteiro, e os métodos para fazer a silagem do milho.

Outros materiais