Buscar

Aula 10 - História do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina História do Direito
Aula 10
Tema: A Common Law (Direito inglês e Direito dos EUA)
Conceito de Common Law
Segundo Renan Aguiar “é o nome que se dá ao sistema jurídico elaborado na Inglaterra a partir do século XII, embasado nas decisões das jurisdições reais. Inicialmente chamando de comune ley pelos normandos, que na época dominavam aquele país, passou a ser utilizado no século XIII para designar o direito comum da Inglaterra, o direito que valia para todo o Reino, em oposição aos costumes locais, próprios de cada região do País”.
Aspectos Históricos
O direito inglês não foi influenciado pela revalorização do direito romano a partir do século XII, nem pela codificação levada a cabo no século XIX, mantendo dessa forma uma continuidade histórica, sem rupturas.
Inclusive atualmente, em nome dessa continuidade histórica, os juízes ingleses invocam decisões proferidas nos séculos XIII e XIV, seus julgados.
Ressalte-se que, o common Law é eminentemente jurisprudencial, com exceção do período de sua formação, pois até o século XII, a história do direito inglês foi bastante semelhante à dos países do continente europeu: a Inglaterra pertenceu ao império romano (sec. I ao V); foi invadidada pelos bárbaros; sofreu o domínio dos reinos germânicos; vivenciou o feudalismo, importado pelo rei Guilherme (a partir de 1066), etc.
Principais Diferenças entre o common law e o civil Law
a) o common law é um direito jurisprudencial (judge-made-law), já para os direitos romanistas a jurisprudência desenvolveu um papel secundário;
b) o common law é um direito judiciário, enquanto o processo é só acessório nas concepções dos direitos romanistas;
c) o common law sofreu quase que nenhuma influência do direito romano, por sua vez no continente europeu deu-se exatamente o contrário;
d) no common law os costumes locais têm pouca influência, no continente grande influência até o século XVIII;
e) a legislação tem aspecto secundário no common law, por sua vez no continente europeu torna-se progressivamente a principal fonte do direito;
f) os direitos romanistas são codificados, na Inglaterra os códigos são quase que desconhecidos. 
Os writs
A partir do século XII, foi desenvolvido pelos reis ingleses para impor sua jurisdição perante todo o território inglês, esvaziando o poderio dos nobres locais.
Com o sistema de writs qualquer cidadão tinha o direito de endereçar um pedido ou reclamação ao rei. O chanceler (primeiro ministro) examinava o pedido, estando esse fundamentado, enviava um ordem, chamada writ, a um agente local do rei (xerife) ou a um nobre para ordenar ao réu que desse satisfação ao autor da demanda. O não-atendimento da solicitação era considerado desobediência a uma ordem real. O réu tinha a prerrogativa de dirigir-se a um dos tribunais reais e explicar a razão pela qual não iria obedecer à ordem. 
Mais tarde, com a Magna Carta (1215) e com as provisões de Oxford, (1258), os nobres ingleses conseguiram limitar o poder real, impedindo o uso de novos writs.
5. Equity
Com a proibição de novos writs, no século XV surgiu uma nova jurisdição e um novo processo: o chanceler decidia visando a equidade, sem levar em consideração as regras do processo e mesmo das origens do common law. A aplicação da equidade indica maior maleabilidade das normas para ajustarem-se aos casos concretos, realizando assim a justiça.
* Equidade segundo, Tomás de Aquino, é a vontade de distribuir a justiça, contornando a lei, quando razão natural ou a luz dos primeiros princípios de caridade e solidariedade declarar inaplicável o texto frio da lei escrita ou consuetudinária.
Jury
Surgiu na metade do século XII, ganhando força com Henrique II. Sua meta era acabar com o nefasto sistema de ordálias. 
O jury garantia um mínimo de justiça, ou ao menos segurança jurídica.
Frise-se que também era, e é, utilizado para dirimir conflitos de natureza civil.
Precedente judiciário
Não era necessário ser formado em direito para ser advogado ou juiz. Os common lawyers eram práticos, formados e forjados no litígio, e utilizavam os precedentes nas defesas de seus clientes.
O precedente propiciava grandes chances de vitória.
Atualmente...
Em virtude de grandes transformações econômicas e sociais, o sistema jurídico em tela, vem adotando a elaboração de leis. Na Inglaterra, destacam-se direito econômico, seguridade social, direito penal (desde a década de 1970, os crimes devem estar previstos em lei), meio ambiente, etc.
Nos EUA prima o direito empresarial, dentre vários outros ramos jurídicos.
�PAGE �1�
�PAGE �3�

Outros materiais