Buscar

Texto Paródico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Texto Paródico
É notável que todo texto mantenha uma relação de retomada de textos anteriores. Com o texto paródico não é diferente, pois, este é a reescrita de um texto geralmente conhecido, construindo assim, um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, cômica. Esta reescrita leva em conta uma tríade de elementos: intertextualidade, linearidade e a hipotaxe.
Inferindo a intertextualidade como primeiro passo para compreender o que é texto paródico e associando-a, a prática de leitura, notadamente se construirá o corpus do texto paródico de maneira acumulativa, ou seja, para compô-lo deve ter em mente que este é compreendido por meio do sentido sintético e não analítico, através da reiteração como indício tipológico. No exemplo a seguir percebe-se que o indício referencial é a primeira marca intertextual do texto paródico. 
Exemplos.:
(1)	“E ele, levantando-se, tomou de noite o menino e sua mãe e retirou-se para o Egito.” Mateus – 2, 14 
(2)	“Largaram à noite, porque o começo da viagem teria de ser uma verdadeira escapada.” Sagarana - A Hora e a Vez de Augusto Matraga. Guimarães Rosa
O índice, portanto é um elemento aproximador dos traços semânticos entre o texto original e o parodiado, tratando-se então da intertextualidade. 
Outra marca tipográfica deste tipo de texto é a linearidade da narrativa entre os textos. A linguagem lógica deste tipo de texto deve-se primariamente a leitura semântica que valida os índices para encadear as ideias dispostas no corpo do texto. Cabe a linearidade não apenas sequenciar o que está disposto no texto, mas também justapô-los buscando as mediações entre as proximidades exteriores com outros textos e a origem do paródico. 
A ordenação sintática das frases como recurso prosaico compõe a hipotaxe. O que chama a atenção aqui é a inversão paródica do enunciado que permite uma leitura heterogênea daquela que a aproximação por meio da linearidade sinaliza. Mas, essa inversão pode levar a confusão dos mais desatentos na medida em que constitui uma ampliação semântica inversamente estrutural e significativa que vai mesclar os universos dos textos em questão.
Logo, o texto paródico revela-se muito mais complexo do que aparenta ser, pois a leitura sintática torna-se a chave para compreensão conjuntamente com a intertextualidade, linearidade e hipotaxe combinando-se como já Ito anteriormente em um percurso de desvio em relação ao texto parodiado, numa espécie de insubordinação crítica, caricaturado, cômica sem de fato ser.

Outros materiais