Buscar

[APENAS PERGUNTAS] Prova Discursiva (Simulado) Comportamento Empreendedor e Fundamentos de Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Discursiva (Simulado) - Comportamento Empreendedor e Fundamentos de Gestão: 
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor:
Leia o caso a seguir, o qual se refere ao capital financeiro necessário para empreender.
A partir do plano de negócios, o empreendedor sabe do quanto precisa para viabilizar o empreendimento. Caso não tenha os recursos financeiros, o empreendedor deve buscar financiamento ou sócios. Lars precisava de um capital inicial de R$50.000,00 para implementar seu empreendimento. Para isso, busca um financiamento junto ao banco público. 
James, por sua vez, para implementar seu empreedimento, precisava de um capital inicial de R$25.000,00. Chamou seu amigo Lemmy para ser sócio em sua empreitada, o qual será um sócio operacional, pois, além de disponibilizar o capital financeiro, também irá atuar no empreendimento. 
As empresas de Lars e James utilizam capitais financeiros diferentes. Identifique quais formas de capital financeiro cada um utilizou e relate as possíveis desvantagens das formas utilizadas. Justifique sua resposta. 
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor:
Empresas que atuam com modelo Grátis de proposta de valor escolhem um grupo de clientes que pode pagar pelo serviço, como forma de financiar a outros segmentos de clientes que usam o serviço de forma gratuita. 
Cite um exemplo de negócio (empresa) baseado no modelo Grátis. 
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor:
Leia o trecho texto sobre Steve Jobs, o qual apresenta as diferentes formas utilizadas por Jobs para empreender. 
"Em 1° de Abril de 1976, ao lado de Steve Wozniak e de um investidor chamado Ronald Wayne, ele fundou a Apple Computer Inc., destinada a produzir computadores para uso pessoal. Onze dias depois chegou às lojas a primeira criação da empresa, o Apple I, e no ano seguinte, o Apple II, primeira máquina de uso pessoal a conquistar sucesso comercial. Em 1982 foi a vez do Aplee Lisa e em 1984 uma de suas maiores criações, o Macintosh.
Jobs foi afastado da Apple em 1986 por John Sculley, líder da Pepsi que ele mesmo havia contratado. Longe da gigante da maçã, ele fundou a NeXT Computer." 
Nesse trecho do texto, pode-se identificar as diferentes formas de empreender utilizadas por Steve Jobs. Considerado o material de estudo, relate quais formas Jobs utilizou e localize no texto essas formas. 
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor:
O modelo Cauda Longa baseia-se na estratégia onde a "organização oferece uma grande quantidade de produtos de nicho que vendem individualmente pouco, mas que, no seu total, geram uma receita total de vendas alta."
Neste padrão de modelo de negócios, os custos de estoque devem ser baixos, a eficiência logística deve ser alta e o acesso aos canais de comércio eletrônico precisa ser amplo, atendendo a todos os segmentos de clientes interessados.
Quais canais podem ser utilizado em modelos de negócios Cauda Longa?
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor:
O uso do BMG Canvas para o planejamento de ideia de negócios tem objetivos muito claros.
Cite ao menos um dos objetivos do BMG Canvas.
Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão:
Ambiente no conceito de administração corresponde a fatores internos e externos que fazem com que o empresário tenha que acompanhá-los para poder tomar decisões assertivas. Análise do ambiente é o processo de monitoração do ambiente organizacional para identificar os riscos e oportunidades, tanto presentes como futuros, que possam influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas.
A partir do que se descrever dos ambientes nas organizações, apresente três tipos de ambiente que influenciam as empresas.
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão:
Após ler e analisar o texto abaixo sobre as teorias "X" e "Y", responda o questionamento a seguir.
Quando Douglas McGregor (1906 - 1964) criou a teoria X e Y, baseou-se no conceito de que a empresa bem-sucedida é aquela que consegue prever e controlar o comportamento do ser humano. Para provar isso, elaborou essas duas teorias, as quais refletem características divergentes do comportamento humano. 
Dentro deste contexto, descreva ao menos três característica do comportamento humano que atendam as seguintes teorias:
1. Teoria X
2. Teoria Y 
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão:
A Teoria de Contingência tem por ideal que, para se atingir a eficácia em uma empresa, não deve se seguir apenas a uma linha organizacional, apenas a um modelo de administração.
Descreva a Teoria da Contigência. 
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão:
Leia o texto a seguir sobre comparativo entre teorias administrativas.
Se compararmos a abordagem da teoria clássica com a administração científica, podemos observar que a última valoriza a tarefa como ponto fundamental para a evolução da organização como chave para eficiência do empreendimento.
Considerandor o contexto menciado acima, elabore um texto explicando as diferenças entre a teoria clássica e a teoria da administração científica. 
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão:
O papel do gestor não se resuma a apenas gerenciar determinada área, ou toda uma empresa (privada/pública), mas contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois sua atribuição se estende às funções: social e política e isso o torna um profissional mais requerido no cenário atual.
A partir do que se destaca acerca do papel do gestor nas organização da atualidade, apresente três características que devem ser inerentes a eles para que as organizações alcancem seus objetivos.

Outros materiais