Buscar

Matéria de Metodologia Científica 1º Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Metodologia Científica?
R- É o estudo do caminho que se percorre ao se exercer a ciência. Dar respaldo ao processo de formação, fornecendo métodos para facilitar a análise, a exposição de pensamentos de forma que dê credibilidade. É a busca científica por meio de fontes de estudo para o alcance de resultados científicos. Trata-se de um conhecimento sobre os métodos (caminhos) e os meios de praticar a ciência.
Objetivo da Metodologia: Captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
Natureza de Conhecimento.
Os níveis de conhecimento fundamentais são: o empírico, o científico, o filosófico e o teológico.
a) Empírico: É o conhecimento vulgar, guiado somente pelo que adquirimos na vida cotidiana, ou ao acaso, servindo-nos da experiência do outro, às vezes ensinando, às vezes aprendendo, num processo intenso de interação humana e social. É assistemático, está relacionado com as crenças e os valores, faz parte de antigas tradições.
b) Científico: É o conhecimento real e sistemático, próximo ao exato, procurando conhecer além do fenômeno em si, as causas e leis. Por meios de comparações, experimentos, análises, aplicação de métodos e dados, o pesquisador extrai do contexto social, ou do universo, princípios e leis que estruturam um conhecimento rigorosamente válido e universal.
c) Filosófico: Procura conhecer a realidade em seu contexto universal, sem soluções definitivas para a maioria das questões; busca constantemente o sentido da justificação e a possibilidade de interpretação a respeito do homem e de sua existência concreta. A tarefa principal da filosofia resume-se na reflexão.
d) Teológico: É o estudo de questões referentes ao conhecimento da divindade, implicando sempre em uma atitude de fé diante de revelações de um mistério ou sobrenatural. Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Esse conhecimento está intimamente relacionado a um Deus, seja este Jesus Cristo, Buda, Maomé, um ser invisível, ou qualquer entidade entendida como ser supremo, dependendo da cultura de cada povo, com quem o ser humano se relaciona por intermédio da fé religiosa, ou seja, depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.
Método e técnica.
Método científico: É o conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, através do qual é possível, alcançar a verdade científica. Nada mais é do que o caminho para chegarmos a um fim. Dentre os métodos mais usuais para o desenvolvimento e a ordenação do raciocínio, temos:
a) Raciocínio dedutivo: Descobre uma verdade a partir de outras verdades que já conhecemos. Parte de enunciados gerais dispostos em ordem, como premissas de um raciocínio para chegar a uma conclusão particular.
Exemplo: Todo humano é mortal. José é humano, logo José é mortal.
b) Raciocínio Indutivo: É o raciocínio em que, de fatos particulares, se tira uma conclusão genérica. Inclui quatro etapas: observação, hipótese, experimentação e a constatação de que a hipótese levantada, para explicar o fato observado, é confirmada pela experimentação e transformada em teoria ou lei. É um processo inverso ao dedutivo. A indução caminha de fatos singulares para chegar a uma conclusão ampla.
Exemplo: Ouro conduz calor (fato singular); Ferro conduz calor (fato singular); Logo, todos os metais conduzem calor (conclusão ampla).
Técnica: Método e Técnica se relacionam, mas são distintos. Método é o conjunto de etapas ordenadamente dispostas, destinadas a realizar uma atividade em busca de uma realidade. Já a Técnica, está ligada ao modo de se realizar a atividade de forma mais hábil, mais perfeita. O Método se refere ao atendimento de um objetivo, enquanto a Técnica operacionaliza o método. Na realização de uma pesquisa, depois de definidas as fontes de dados e o tipo de pesquisa, que pode ser de campo ou de laboratório, devemos levantar as técnicas a serem utilizadas para a coleta de dados, destacando-se: questionários, entrevistas, observação, formulários e discussão em grupo.
Neutralidade científica: Max Weber problematiza a ideia de objetividade e a coloca em discussão, pretendia justificar, no campo teórico, a possibilidade da neutralidade axiológica.
O procedimento científico deve ser realizado com objetivo de apreender a realidade concreta. As perguntas da investigação são, verdadeiramente, oriundas das perspectiva do pesquisador, mas as respostas devem constituir livres de julgamentos ideológico.
Teoria do conhecimento (Epistemologia): A origem do conhecimento pode partir do empirismo ou racionalismo. Essência: idealismo e racionalismo.
Valores para leitura: Capitação, Fixação e Velocidade.
Leitura: Equilíbrio entre os três valores, Vocabulário, Vocabulário específico e Sublinhar.
Leitura de estudo:
1º Pré-leitura: Reconhecer a área em que vais estudar.
2º Inicia-se a leitura: Compreensão do conjunto.
3º Segunda leitura: De revisão, momento de grifar e tirar dúvidas.
4º Leitura (fixação) ou técnica do fichamento.
Texto: É um todo organizado de sentido delimitado por dois bancos e produzido por um sujeito num dado espaço e num dado tempo. Cada parte (frase) tem relação com o todo em que está encaixado, ou seja, tem que possuir consciência de sentido. Dois bancos = início e fim dar margem de papel.
O texto pode ser: Verbal, Visual ou Verbal e Visual. Mas em todos esses exemplos, ele será cercado por dois espaços de não sentido (dois brancos), um antes do texto e outro depois.
Toda produção pessoal revela uma história, não no sentido de fatos históricos, mas no de que dispõem os ideais de quem o produziu, numa determinada época. Texto é o modo que o homem encontrou para pronunciar-se sobre os problemas de seu tempo. É preciso compreender o momento e a sociedade que produziu o texto.
Vozes de um texto:
a) Discurso Direto: É a maneira de citar o discurso alheio, em que o narrador indica o discurso do outro, reproduzindo a fala dele integralmente. Exemplo: Miriam disse: Eu te admiro.
b) Discurso Indireto: O narrador não dá a palavra ao personagem, mas faz o leitor saber com suas palavras onde ele disse. A fala do personagem chega ao leitor pela boca ou pela palavra do narrador. Exemplo: Miriam disse que me admirava.
Técnicas de redação = Contar um fato: Todas as vezes que uma história é contada, o narrador acaba sempre contando onde, quando, como e com quem ocorreu o episódio. O conjunto de ações que compõem o texto narrativo recebe o nome de enredo.
Descrição: É a palavra chave para caracterizar algo e caracterizar alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que particularizem o caracterizado em relação aos outros seres de suas espécies.
Dissertação: É refletir debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve. Dissertar é emitir opiniões de maneira consciente, que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor.
Divisão de um texto.
Critérios: Temporal; Espacial; Entre os personagens e Temática.
Investigação científica.
a) Básica: Entender o problema.
b) Aplicada: Encontrar uma solução para o problema.
Paradigmas de pesquisa científica.
a) Qualitativa: Não se preocupa com relação aos números, mas sim com relação ao aprofundamento e de como será compreendida pelas pessoas. Os pesquisadores que utilizam este método procuram explicar o porquê das coisas, explorando o que necessita ser feito, sem identificar os valores que se reprimem a prova de dados.
b) Quantitativa: Esse método busca por resultados que possam ser quantificados, por meio da coleta de dados. É chamado de confirmatório, eis que busca a mensuração quantitativa da realidade.
Investigação científica básica: Tem o objetivo de entender e explicar a natureza de um fenômeno, sem que haja uma aplicação prática prevista.
Investigação científica aplicada: Tem o objetivode entender como lidar com um problema, valendo-se de um referencial teórico de uma disciplina e apresentando soluções alternativas, os conhecimentos adquiridos são utilizados para a aplicação prática.
Quantos aos objetivos:
a) Descritiva: Levantamento de dados recorrendo a técnicas padronizadas de coleta, como o questionário ou a observação sistemática.
b) Explicativa: Procura explicar os fatores que ocasionam os fenômenos. Nas ciências naturais é usado o método experimental, enquanto nas ciências sociais recorre-se ao método observacional.
c) Exploratória: Envolve uma maior proximidade, com tudo que está relacionado com o objeto de pesquisa. É um estudo exaustivo e detalhado.
Componentes estruturais dos diferentes tipos de trabalho.
Trabalho acadêmico:	- Graduação:		TCC (Monografia)
				- Pós graduação: 	Lato Sensu e Stricto Sensu.
Lato Sensu: Cursos relacionados a atuação profissional e atualização.	- Aperfeiçoamento: Menos 360 hs.										- Especialização: Mínimo 360 hs.
Stricto Sensu: Cursos voltados a formação científica e acadêmica.	- Mestrado – Dissertação +/- 2 anos e meio.
									- Doutorado – Investigação original +/-4 anos.
Tipos de trabalho escrito: Relatório, Resumo, Resenha, Monografia, Tese, Dissertação, Artigo científico.
Relatório: Conjunto de informações, utilizado para recortar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, esteja finalizada ou ainda em andamento.
Resumo: É a condensação breve, a apresentação concisa das ideias mais importantes do texto. Sua característica básica é a fidelidade as ideias do texto. Sintetiza o conteúdo, de forma que não seja necessária a consulta ao texto completo.
Estrutura do resumo: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Obs.	1) A primeira frase deve ser significativa, expondo a ideia principal, isto é, identificando o objetivo do autor quando escreveu o texto.
	2) Evitar a repetição de frases inteiras do original.
	3) Exprimir com as próprias palavras o conteúdo do texto.
Tipo de resumo:
a) Resumo informativo: Tem por finalidade como o próprio nome já indica, deixar o leitor informado acerca dos principais pontos no texto, proporcionando a ele a possibilidade de ter uma ideia geral do que se trata. Modalidade indicada para artigos científicos e artigos acadêmicos de forma geral.
b) Resumo indicativo: Indica somente os pontos relevantes principais do texto base, descartando a possibilidade de apresentar dados de natureza qualitativa e quantitativa. Por essa razão, faz-se necessária a consulta do texto original.
c) Resumo crítico: Trata-se de uma análise com base no ponto de vista do emissor sobre as ideias contidas no texto original. Em virtude desse aspecto, juízos de valor são amplamente permitidos, o que lhe concede o nome, também, de resenha crítica.
Dicas:
- Ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões.
- Composto de uma sequência de frases concisas e não de enumeração de tópicos.
- Palavras-chaves, figuram logo abaixo do resumo, separados entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
Resenha: É uma espécie de resumo, contudo mais abrangente, constitui-se em um texto que estabelece comparação com mais obras da mesma área, permite comentários, juízo de valor e exige um profundo conhecimento no assunto, bem como capacidade crítica para discutir as ideias nele contidas.
Características da resenha: a) Destaca as propriedades de um objeto; b) Menciona os aspectos mais importantes; c) Descreve as circunstâncias que o envolve; d) Compara com mais obras; e e) Faz apreciação crítica.
Estrutura da resenha crítica: a) Título; b) Referência dos dados da obra; c) Dados bibliográficos (Vida e obra do autor); d) Resumo do conteúdo da obra; e) Avaliação crítica; e f) Referências.
Documentação: Para resultados eficazes, além de muita leitura, é necessário compreensão e assimilação dos conteúdos. Um recurso que poderá auxiliar nesse sentido é adotar a prática da documentação.
Documentação geral: É a conservação do material em pastas ou caixas, organizadas por tema, porém a busca pode ser mais demorada.
Documentação bibliográfica: São citações; resumos; comentários etc. O mais eficaz é o fichamento, pois além de documentar o texto, registra também as informações da obra consultada.
Fichamento: É um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Obs. Deve-se fichar cada artigo ou livro em uma folha padrão, anexando uma cópia do material.
Estrutura do fichamento: a) Referência bibliográfica; b) Resumo; c) Citações; d) Comentários; e e) Localização do material, caso não seja anexado.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Monografia.
Portaria nº 1.886/94 do MEC: Ao concluir o Curso Universitário (Bacharelado ou Licenciatura) o aluno deve apresentar e defender a monografia, diante de banca examinadora, com tema e orientador escolhidos por ele.
Objetivos do TCC: Preparar o futuro Bacharel não só para interpretar e aplicar o Direito, mas também para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com o desenvolver do homem e do meio em que vive. Por outro lado, a iniciação científica estimula, no plano jurídico, a elaboração de trabalhos voltados para o desenvolvimento da ciência e da criação e difusão da cultura, ao provocar a análise crítica e reflexão sobre as questões determinantes das interpretações jurídicas e decisões judiciais.

Outros materiais