Buscar

TÉCNICAS DE CONTAR HISTÓRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÉCNICAS DE CONTAR HISTÓRIA
Também chamadas Técnicas Pictóricas, as técnicas de contar histórias apresentam estímulos mais altamente estruturados (diferentemente das técnicas de manchas de tinta) e requer respostas verbais mais complexas e significativamente organizadas
Os testes projetivos baseados nesta técnica mais conhecidos são o TAT (Teste de Apercepção Temática), o CAT (Teste de Apercepção Temática para Crianças) e o Teste das Fábulas de Düss. Não sendo o CAT aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia, o mesmo não pode ser utilizado para fins de Psicodiagnóstico, mas constitui-se em um excelente instrumento terapêutico
Os testes projetivos temáticos, revelam os conteúdos significativos de uma personalidade: natureza dos conflitos, desejos fundamentais, reações ao ambiente, mecanismos de defesa, momentos-chave da história de vida. 
O sujeito pode neles projetar o que acredita ser, o que gostaria de ser, o que recusa ser, o que os outros são ou deveriam ser em relação a ele. 
A tendência para interpretar uma situação humana ambígua, em conformidade com as experiências passadas e necessidades presentes; 
E a tendência daqueles que escrevem histórias para proceder de modo semelhante: basearem-se na reserva de suas experiências e expressarem seus sentimentos e necessidades, sejam conscientes ou inconscientes. 
 
Se os quadros são apresentados como um teste de imaginação, o interesse do sujeito, aliado à sua necessidade de aprovação, pode ficar de tal modo envolvido na tarefa, que ele esquece o seu eu sensível e a necessidade de defendê-lo contra as sondagens do examinador.
Perceber = identificar o objeto = este é objetivo. (Lado objetivo da identificação do objeto).
 
Projeção = é onde ocorre uma distorção da realidade, é fazer corresponder o objeto em planos diferentes.
Projetar = (mecanismo de defesa) o indivíduo projeta conteúdos pessoais que não são identificados como seus e aquilo que você reconhece que não é seu.
 
O termo projetar quando vem da psicanálise para a psicologia, vem como um conceito bem mais amplo do que aquilo que é pessoal e que você deposita no objeto.
 
No caso do teste projeta:
O que reprimiu
O que desconhece como seu
E também projeta parte de si 
Apercepção = há uma parte que é objetiva, mas há um espaço para o seu conteúdo interno ser projetado.
Há uma parte de percepção objetiva, de verificação da imagem e a pessoa precisa acrescentar algo que não é mais objetivo e sim SUBJETIVO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando