Buscar

Iniciado e1

Prévia do material em texto

Iniciado em
	domingo, 7 Mai 2017, 19:40
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 7 Mai 2017, 22:05
	Tempo empregado
	2 horas 25 minutos
	Notas
	27,00/31,00
	Avaliar
	2,61 de um máximo de 3,00(87%)
Parte superior do formulário
Questão 1 (MP/BA/2010) Com o advento da Lei 12.015/2009, seria correto afirmar:
I. A prática da conjunção carnal seguida da prática de outros atos libidinosos não caracteriza, necessariamente, concurso material de crimes.
II. A nova lei operou uma espécie de fusão de figuras penais anteriormente autônomas na antiga redação.
III. A nova lei implicou algumas inovações benéficas para os acusados, devendo, por conseguinte, retroagir no particular.
IV. A nova lei inovou sempre para prejudicar os acusados, não devendo, por conseguinte, retroagir.
V. O estupro passou a ser uma figura bicomum no que tange aos sujeitos, após a nova lei. 
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa I é falsa. 
b. Apenas a alternativa III é falsa. 
c. Apenas a alternativa IV é falsa. 
d. Apenas a alternativa II é falsa. 
Questão 2
Alfa invadiu o dispositivo informático de Delta, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com fim de obter informações sem autorização de Delta. Diante da invasão, aproveitou o momento para instalar uma vulnerabilidade com intuito de obter vantagem ilícita. Indique a assertiva que traz a responsabilidade penal de Alfa: 
Escolha uma:
a. Alfa responderá por dois crimes de invasão de dispositivo informático em concurso formal. 
b. Alfa responderá por crime único, haja vista o referido delito ser um crime de ação múltipla ou de conteúdo variado.  
c. Alfa responderá por dois crimes de invasão de dispositivo informático. 
d. Alfa responderá por crime único, pois a conduta de instalar foi absorvida pela conduta de invadir. 
Questão 3
(Cartório/ES/2013/CESPE/Adaptada) No que se refere aos crimes contra a dignidade sexual, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Em se tratando do crime de estupro de vulnerável, o consentimento da vítima ou o fato de ela já ter tido outra experiência sexual constituem causa legal de diminuição de pena. 
b. Os crimes de estupro e atentado violento ao pudor são tratados na lei como crimes hediondos somente se deles resultar lesão corporal de natureza grave ou morte.  
c. Ao crime de manutenção de casa de prostituição tem-se aplicado, majoritariamente, a teoria social da ação. 
d. A mediação para servir de lascívia de outrem, com o fim de lucro, denomina-se lenocínio questuário. 
Questão 4
 (Cartório/MT/2014/FMP/Adaptada) Pratica o crime de dano qualificado o agente que destruir, inutilizar ou deteriorar coisa  alheia (art. 163 do CP): 
Escolha uma:
a. Com emprego de qualquer substância perigosa para a saúde. 
b. Com emprego de astúcia. 
c. Contra o patrimônio de empresa concessionária de serviços públicos. 
d. Com violência a animais. 
Questão 5
 (Magistratura/DF/2011) Dos crimes contra a liberdade sexual. Estupro: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ater conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Por isso: 
Escolha uma:
a. Quando o agente mantém conjunção carnal com a vítima e pratica beijo lascivo, não consentidos, comete um único estupro. 
b. Não comete crime de estupro, agente que pro ausência de ereção que o incapacita manter cópula vaginal, para obter orgasmo pelo estímulo cerebral, sem o consentimento da vítima introduz pênis artificial em seu ânus. 
c. Não comete crime de estupro, mas posse sexual mediante fraude, agente que pro vingança ou para humilhar e constranger moralmente a vítima, com ela mantém relação sexual não consentida.   
d. Quando o agente, com violência, obriga a vítima a praticar dois atos libidinosos de uma só vez, comete dois estupros, pois a liberdade sexual foi lesada duas vezes. 
Questão 6
(Magistratura/PE/2013/FCC/ e DPE/PE/2015/CESP/Adaptada) Quanto aos crimes contra o patrimônio, é correto afirmar que: 
Escolha uma:
a. Cabível a diminuição da pena na extorsão mediante sequestro para o coautor que denunciá-la à autoridade, facilitando a libertação do sequestrado, apenas se o crime é cometido por quadrilha ou bando. 
b. O agente que tenta adentrar em estabelecimento ainda que com o intuito de subtrair coisa alheia móvel, mas, por circunstâncias alheias a sua vontade, não efetiva a empreitada criminosa, comete o crime de dano, desde que esse seja mais grave do que o furto tentado.    
c. A consumação do crime de extorsão independe da obtenção da vantagem indevida, segundo entendimento sumulado do STJ. 
d. O crime de extorsão se perfectibiliza no momento em que a vítima é constrangida, mediante grave ameaça, a fazer, deixar de fazer ou tolerar que se faça alguma coisa. E, tendo o agente exigido numerário, sob pena de mal futuro, caracterizado está referido delito, independentemente de obtenção da vantagem indevida.  
Questão 7
 (Cartório/ES/2013/CESPE/Adaptada) Acerca dos crimes contra o patrimônio e contra a pessoa, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Para a consumação do crime de calúnia, basta que a vítima tome ciência de que o agente lhe atribuiu, falsamente, a prática de fato definido como crime, sendo prescindível a ciência de terceiro a respeito do fato.  
b.  O aborto terapêutico, necessário para salvar a vida da gestante, configura causa de atipicidade da conduta por ausência do elemento subjetivo do tipo do injusto. 
c.  O aborto terapêutico, necessário para salvar a vida da gestante, configura causa de atipicidade da conduta por ausência do elemento subjetivo do tipo do injusto. 
d. O indivíduo penalmente imputável que, com a intenção de subtrair valores e mediante destreza, coloca as mãos nos bolsos do casaco de um transeunte praticará furto tentado qualificado se ele não encontrar nenhum objeto nos referidos bolsos.  
Feedback - A resposta correta é: O aborto terapêutico, necessário para salvar a vida da gestante, configura causa de atipicidade da conduta por ausência do elemento subjetivo do tipo do injusto.
Questão 8
(OAB/2008.3) Maria, ao encontrar, abandonado, na porta de sua residência, um recém-nascido desconhecido, deixou de prestar-lhe assistência, quando podia tê-lo feito sem risco pessoal. Além da vontade omitir-se e consciente  da situação de perigo em que a vítima se encontrava, Maria nem sequer pediu socorro à autoridade pública. Na situação hipotética apresentada, a conduta de Maria pode ser tipificada como:
Escolha uma:
a. Exposição ou abandono de recém-nascido. 
b. Omissão de socorro. 
c. Abandono de incapaz. 
d. Maus-tratos.  
Questão 9
 (MP/RJ/2011) Na lista negra do crime organizado do Rio de Janeiro, esperava-se que Caio fosse assassinado a qualquer momento. Por essa razão, recolhia-se cedo diariamente. Felisbela, sua esposa, sofria intensamente com a possibilidade de Caio ser morto pelos criminosos.  Tanto que ficou apavorada ao distinguir, naquela noite de 02 de agosto de 2011, um vulto que crescia, passo firme, em direção a sua casa. Nem refletiu a temerosa mulher, desesperadamente convencida de que aquele homem, chapéu sobre os olhos, uma capa, enorme, a cobrir-lhe o corpo e a carabina 44 nas mãos, seria o algoz de seu consorte. Correu ao seu encontro, e lhe disse: “Meu marido, não! Deixe-o em paz! Prometa que não o matará! Faça de mim o que quiser!” – Dizia isto se agarrando ao homem, num abraço convulso, abandonando-se a ele, que ali mesmo com ele praticou o coito anal, sem ritos, sem cerimônia, após o referido ato libidinoso, o estranho arranjou-se, fitou Felisbela bem nos olhos e, com acanhados agradecimentos, deixou-lhe a carabina, então demuniciada, que Caio lhe havia emprestado para caçar. O crime (se houve) praticado pelo homem da capa preta em face de Felisbela foi: 
Escolha uma:
a. Estupro de vulnerável por impossibilidade de resistência da vítima. 
b. Estupro. 
c. Nenhum, diante da atipicidade do fato. 
d. Violação sexual mediante fraude. 
Questão 10
(Magistratura/PR/2010/PUCPR)A respeito do crime previsto no art. 159 do CP (extorsão mediante sequestro), assinale a alternativa correta: 
I. A consumação ocorrerá quando houver o recebimento do resgate.
II. Se outra pessoa, que não seja a privada de sua liberdade, sofrer a lesão patrimonial, cuida-se de outro delito, mas não o de extorsão mediante sequestro.
III. Trata-se de um crime de consumação antecipada, não se exigindo que o agente obtenha vantagem econômica, o que, se ocorrer, será o exaurimento do crime.
IV. É delito continuado, prolongando-se no tempo o seu momento consumativo.
Escolha uma:
a. Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
b. Apenas a assertiva III está correta. 
c. Apenas as assertivas II e IV estão corretas. 
d. Apenas a assertiva II está correta. 
Parte superior do formulário
Questão 11
(Magistratura/CE/2014/FCC) Nos crimes contra a liberdade sexual e nos crimes sexuais contra vulnerável, a ação penal:
Escolha uma:
a. É pública incondicionada apenas se a vítima for pessoa vulnerável menor de 18 anos. 
b. É pública incondicionada apenas se a vítima é menor de 14 anos. 
c. É pública condicionada se a vítima for pessoa vulnerável, independentemente da idade. 
d. Pode ser privada, se praticado o fato antes da vigência do atual art. 225 do CP. 
Questão 12
(Cartório/PI/2013/CESPE/Adaptada) Considere que Joaquim, em meados de março de 2011, tenha constrangido, mediante grave ameaça, sua sobrinha de 15 anos de idade a praticar com ele ato libidinoso diverso da conjunção carnal. Nessa situação: 
Escolha uma:
a. Joaquim praticou, em tese, crime de estupro de vulnerável. 
b. A pena deve ser aumentada de um sexto se do crime resultar gravidez da vítima. 
c. A pena deve se aumentada de metade por ser Joaquim tio da vítima. 
d. A ação penal deve ser pública condicionada à representação. 
Questão 13
(Cartório/BA/2014/CESPE/Adaptada) Acerca dos crimes contra a pessoa, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. O infanticídio representa hipóteses de homicídio privilegiado, contendo o tipo penal um elemento subjetivo personalíssimo, qual seja, a influencia do estado puerperal.  
b. O homicídio tentado se distingue do delito de lesão corporal dolosa ela gravidade da ofensa à integridade física da vítima. 
c. Com as reformas ocorridas em 2009, o CP sofreu alteração relativa à incorporação dos elementos típicos da figura do atentado violento ao pudor ao tipo penal de estupro, caso em que se verifica o fenômeno denominado abolitio criminis. 
d. O ordenamento jurídico penal brasileiro não prevê o tipo penal, já que é impossível punir um morto, todavia a tentativa de suicídio é punível, com vistas à prevenção e à repressão da conduta.  
Questão 14
(Cartório/MT/2005/CESPE) Augusto, logo após furtar um veículo, desferiu coronhadas na cabeça de seu proprietário, que ficou desacordado e foi arremessado para fora do veículo, mas sobreviveu. Nessa situação, Augusto praticou o crime de:
Escolha uma:
a. Roubo em concurso formal com o crime de lesão corporal grave. 
b. Roubo impróprio. 
c. Furto em concurso formal com o crime de lesão corporal grave. 
d. Roubo em concurso material com o crime de lesão corporal grave. 
Questão 15
 (MP/BA/2010) A nova redação do CP, decorrente da Lei 11.923/2009, no que pertine à “colaboração” da vítima, e de acordo com os comentadores do novo diploma legal, seria correto afirmar:
I. No roubo, a colaboração da vítima é dispensável.
II. No roubo, a colaboração da vítima é indispensável.
III. Na extorsão, é indispensável.
IV. Na extorsão mediante sequestro, é dispensável. 
V. Na extorsão mediante sequestro, é indispensável.
Escolha uma:
a. Somente a alternativa III é falsa. 
b. As alternativas I, II e V são verdadeiras. 
c. As alternativas II, III e IV são verdadeiras. 
d. As alternativas I, III e IV são verdadeiras. 
Questão 16
 (MP/BA/2015/CEFET/Adaptada) Analise as seguintes assertivas acerca dos crimes contra o patrimônio:
I. O delito de furto tem sua pena aumentada se praticado durante o repouso noturno, sempre assim considerado o período entre as 22h e às 06h do dia posterior.
II. No que diz respeito ao momento da consumação do crime de furto, o STF adota a corrente da amotio, segundo a qual o furto se mostra consumado quando a coisa subtraída passa para o poder do agente, mesmo que em curto lapso temporal, independentemente de deslocamento ou posse mansa e pacífica.
III. A pessoa jurídica pode ser vítima dos crimes de extorsão e de extorsão mediante sequestro.
IV. A ação penal nos crimes contra o patrimônio praticados contra irmão depende da iniciativa do ofendido.
Estão corretas as assertivas:
Escolha uma:
a. III e IV, 
b. I e II. 
c. I e IV.  
d. II e III. 
Questão 17
(MP/ES/2013/VUNESP/Adaptada) O roubo:
Escolha uma:
a. Impróprio admite a violência seja praticada durante a subtração. 
b. Qualificado pela morte (latrocínio) é considerado hediondo apenas quando consumado. 
c. Poderá ser qualificado pela morte, se a violência não for intencional e o resultado culposo. 
d. Será qualificado pela morte (latrocínio), se a violência for intencional provocando a morte (dolosa ou culposamente). 
Questão 18
(Cartório/PB/2014/IESES) Quanto aos crimes capitulados no CP, assinale a questão verdadeira:
Escolha uma:
a. As diferenças entre os crimes de roubo e extorsão é que neste a ameaça é para neutralizar a vítima; naquele é para obrigá-la a fazer. Na extorsão, não importa a atitude da vítima; o roubo refere – se apenas a coisa alheia móvel; a extorsão abrange qualquer proveito econômico.  
b. São crimes contra o patrimônio: furto, roubo, extorsão, usurpação, dano, apropriação indébita, estelionato e outras fraudes, receptação, instrumento de emprego usual na prática de furto. 
c. É isento de pena quem comete o crime de furto em prejuízo: do cônjuge, na constância da sociedade conjugal; de ascendente ou descendente, seja o parentesco legítimo ou ilegítimo, seja civil ou natural. 
d. No crime de prevaricação, o agente deverá facilitar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse oi sentimento pessoal ou de outrem. Dada sua natureza, o crime de ameaça só se configura se o agente tiver ameaçado explicitamente a vítima. 
Questão 19
(Cartório/MS/2009/VUNESP/Adaptada) B sempre deixa seu carro no mesmo estacionamento. C, querendo apossar-se do automóvel, vai a esse estacionamento e diz ao manobrista que foi buscar o carro a pedido de B. o manobrista lhe entrega o veículo; C assume a direção e deixa o local. Sobre a conduta de C, é correto afirmar tratar-se de: 
Escolha uma:
a. Apropriação indébita. 
b. Furto mediante fraude. 
c. Furto qualificado pelo abuso de confiança. 
d. Estelionato. 
Questão 20 (OAB/2008.3) O médico que, durante um plantão, realizar uma intervenção cirúrgica justificada por iminente perigo à vida, mas sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, praticará, segundo o CP:
Escolha uma:
a.  Conduta não criminosa, pois o paciente corria risco de morte. 
b. Constrangimento ilegal, visto que o paciente não era obrigado a submeter-se a cirurgia. 
c. Lesão corporal, em razão das manobras cirúrgicas. 
d. Perigo para a vida ou saúde de outrem, dado que o médico expôs a vida do paciente a perigo direto e iminente. 
Questão 21
(Magistratura/SP/2011/VUNESP) Antônio e Pedro, agindo em concurso e mediante o emprego de arma de fogo, no mesmo contexto fático, subtraem bens de José e, depois, constrangem-no a fornecer o cartão bancário e a respectiva senha, com o qual realizam saque de dinheiro.  Assinale, dentre as opções adiante mencionadas, qual delas é a correta, consoante a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores (STF e STJ): 
Escolha uma:
a. Os agentes cometeram dois crimes, no caso, roubo e extorsão, em continuidade. 
b. Os agentes cometeram dois crimes, no caso, roubo e extorsão, em concurso material. 
c. Os agentes cometeram crime único, no caso, roubo. 
d. Os agentescometeram dos crimes, no caso, roubo e extorsão, em concurso formal. 
Questão 22
O art. 146, § 3º, do CP evidencia que a coação exercida por alguém para impedir o suicídio não é punível. De acordo com a doutrina dominante, a explicação para atipicidade dessa conduta é retirada da estrutura do crime. Sendo assim, marque a alternativa que contenha a justificativa correta:  
Escolha uma:
a. Causa excludente de tipicidade. 
b. Causa excludente da culpabilidade. 
c. Causa excludente da ilicitude.  
d. Causa excludente da punibilidade. 
Questão 23
 (Cartório/PR/2014/IBFC) Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O crime de receptação não admite modalidade culposa. 
b. É isento de pena quem comete o crime de furto em prejuízo de seu cônjuge, na constância da sociedade conjugal, desde que este não tenha idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.  
c. O crime de receptação não é punível, se desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. 
d. O crime de fraude à execução se processa mediante ação penal pública condicionada à representação. 
Questão 24
Texto da questão
(Cartório/SP/2002/VUNESP) No crime de extorsão mediante sequestro, a delação premiada pressupõe, entre seis requisitos, que:
Escolha uma:
a. A colaboração doa gente seja espontânea. 
b. Seja recuperado, ainda que parcialmente, o preço pago pelo resgate 
c. Seja facilitada a libertação do sequestrado. 
d. O crime tenha sido praticado por quadrilha ou bando 
Questão 25
Bravo, trabalhador de uma fazenda em Minas Gerais, é tratado em situação análoga a de escravos, pois não recebe salários e está impedido de deixá-la. O meio utilizado para reter o trabalhador, na fazendo, pelo patrão de Bravo, é o sequestro. Identifique nas alternativas abaixo a responsabilidade penal do sujeito ativo:   
Escolha uma:
a. O crime de sequestro e cárcere privado ficará absorvido pelo crime de redução à condição à de escravo. Sendo assim, o agente responderá apenas por este.  
b.  O agente responderá pelos crimes sequestro e cárcere privado (art. 149 do CP) e redução à condição análoga à de escravo em concurso material.  
c. Como o crime de sequestro e cárcere privado permanente, o que favorece a absorção do crime de redução à condição análoga à de escravo, o agente responderá apenas por aquele.    
d. O agente responderá pelos crimes sequestro e cárcere privado (art. 149 do CP) e redução à condição análoga à de escravo em concurso formal. 
Questão 26
(Magistratura/PE/2013/FCC/ e DPE/PE/2015/CESP/Adaptada) Quanto aos crimes contra o patrimônio, é correto afirmar que: 
Escolha uma:
a. Cabível a diminuição da pena na extorsão mediante sequestro para o coautor que denunciá-la à autoridade, facilitando a libertação do sequestrado, apenas se o crime é cometido por quadrilha ou bando. 
b. O crime de extorsão se perfectibiliza no momento em que a vítima é constrangida, mediante grave ameaça, a fazer, deixar de fazer ou tolerar que se faça alguma coisa. E, tendo o agente exigido numerário, sob pena de mal futuro, caracterizado está referido delito, independentemente de obtenção da vantagem indevida.  
c. A consumação do crime de extorsão independe da obtenção da vantagem indevida, segundo entendimento sumulado do STJ. 
d. O agente que tenta adentrar em estabelecimento ainda que com o intuito de subtrair coisa alheia móvel, mas, por circunstâncias alheias a sua vontade, não efetiva a empreitada criminosa, comete o crime de dano, desde que esse seja mais grave do que o furto tentado.    
Questão 27
 (Magistratura/SP/2013/VUNESP) A foi processado como incurso no art. 217-A, § 1º, do CP (estupro de vulnerável), pro ter tido conjunção carnal com pessoa de 19 anos, portadora de deficiência mental. Finda a instrução, resultou provado que o réu atuou em erro sobre a vulnerabilidade da ofendida, decorrente da deficiência mental, cuja circunstância desconhecida. Considerada a hipótese, o Juiz deve: 
Escolha uma:
a. Absolver o réu, com fundamento em causa de exclusão da tipicidade. 
b. Condenar o réu pelo crime de estupro, na forma simples. 
c. Absolver o réu, com fundamento em causa de exclusão da culpabilidade. 
d. Absolver o réu, com fundamento em causa de exclusão da antijuridicidade. 
Questão 28
(OAB/2012.1) Filolau querendo estuprar Filomena, deu início à execução do crime de estupro, empregando grave ameaça á vítima. Ocorre que ao se preparar para o coito vagínico, que era sua única intenção, não conseguiu manter seu pênis ereto em virtude de falha fisiológica alheia a sua vontade. Por conta disso, desistiu de prosseguir na execução do crime e abandonou o local. Nesse caso, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A conduta de Filolau é atípica. 
b. Trata-se de caso de desistência voluntária, razão pela qual Filolau não responderá pelo crime de estupro. 
c. Trata-se de arrependimento eficaz, fazendo com que Filolau responda tão somente pelos atos praticados. 
d. Filolau deve responder por tentativa de estupro. 
Questão 29 (Cartório/RS/2013/IESES) Assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou, depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido á impossibilidade de resistência, pratica o crime de roubo.  
b. O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou, depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido á impossibilidade de resistência, pratica o crime de extorsão qualificada. 
c. O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência á pessoa, ou, depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência, pratica o crime de furto. 
d. O agente que subtrai coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência à pessoa, ou, depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência, pratica o crime de extorsão.  
Questão 30 (Cartório/MG/2011/EJEF) Em relação aos crimes contra a honra, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Na difamação, o sujeito ofende a reputação da vítima, versando sobre fato a ela ofensivo. 
b. Na injúria, o sujeito não atribui à vítima a prática de nenhum fato, mas lhe atribuindo qualidade negativa. 
c. A calúnia e a difamação atingem a honra objetiva da vítima. 
d. A calúnia e a injúria são suscetíveis de retratação, desde que manifestada antes do trânsito em julgado na sentença.  
Parte superior do formulário
Questão 31
 (Cartório/RO/2012/IESES) É certo afirmar:
I. Havendo anúncio de assalto em circunstâncias capazes de configurar grave ameaça, independentemente da exibição da arma, é roubo e não furto.
II. Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do crime de furto.
III. Desde que tenha valor econômico a energia elétrica se equipara à coisa móvel, podendo, assim, ser furtada.
IV. Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade se constitui em contravenção penal.
Analisando as proposições, pode-se afirmar:  
Escolha uma:
a. Somente as proposições II e IV estão corretas. 
b. Somente as proposições I e IV estão corretas. 
c. Somente as proposições II, III e IV estão corretas. 
d. Somente as proposições I, II e III estão corretas.

Continue navegando