Buscar

IED 120 Questões[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 009
INTRODUÇÃO AO DIREITO
2017-1
*
*
DIREITO AULA 009
INTRODUÇÃO AO DIREITO
FABRÍCIO C. ZANIN
PALMAS – 30mar17
*
*
AVISOS
*
*
AVISOS
# A1 próxima aula (06abr17)
# Aula de Revisão
# Grupos Homens X Mulheres
*
*
O QUE
JÁ FOI
VISTO?
*
*
AULA 001
# IED: o que, como, por que, quem, onde, quando
# Plano de ensino
# Professor e Alun@s
*
*
AULA 002
# IED: abordagens
# O que é direito? Palavras, símbolos, sentidos
# Zetética e Dogmática
*
*
AULA 003
# Direito como ciência dogmática
# História da dogmática jurídica
# Dos primitivos aos positivismos
*
*
AULA 004
# Funções-consequências da tecnologia
# Fundamentar: dogmática e zetética
# Unidade dogmática e norma jurídica
*
*
AULA 005
# Normas sociais e jurídicas
# Identificação e fundamentos da norma
# Elementos e tipos de normas jurídicas
*
*
AULA 006
# Sistemas, princípios e público-privado
# Ramos jurídicos e objetivo-subjetivo
# Conceitos jurídicos fundamentais I
*
*
AULA 007
# Sujeito-Pessoa-Capacidade-Competência.
# Dever-Ilicitude-Responsabilidade.
# Relação Jurídica.
*
*
AULA 008
# Sistema. Elementos. Estrutura.
# Teorias dos elementos e da estrutura
# Teorias da validade e da unidade
*
*
O QUE VAMOS 
VER HOJE?
*
*
*
*
GINCANA
DE
REVISÃO
*
*
REGRAS
# Folha com nome e numerada 1-120
# 30 segundos para cada questão
# Discussão: Grupo; Resposta: Individual
*
*
RESULTADO
DA
GINCANA
*
*
QUAL MÉTODO DE DECISÃO?
# SOMA INDIVIDUAL?
# MÉDIA?
# MELHOR NOTA INDIVIDUAL?
# TURMA VAI DECIDIR
*
*
QUESTÃO
#
001
*
*
001
# As teorias da unidade do sistema são de Kelsen (norma fundamental), Hart (norma de reconhecimento), Bobbio (ato de poder), Ferraz Jr. (funcionamento do sistema) e Agamben (Exceção).
*
*
QUESTÃO
#
002
*
*
002
# Todo fato social pode transformar-se em fato jurídico. Toda relação social pode tornar-se uma relação jurídica. Enfim, onde houver sociedade estará presente também o direito.
*
*
QUESTÃO
#
003
*
*
003
# Pensar juridicamente significa que toda relação jurídica pode ser enquadrada em um dos ramos jurídicos e que sempre envolverá dois ou mais sujeitos de direitos, um titular ativo de um direito subjetivo (física ou jurídica; pública ou privada) e o outro titular passivo de um dever (física ou jurídica; pública ou privada).
*
*
QUESTÃO
#
004
*
*
004
# O paradoxo da liberdade está em não ser possível onde há determinações legais do que não é obrigado e do que não é proibido.
*
*
QUESTÃO
#
005
*
*
005
# A prova maior de que a dogmática relaciona-se com a zetética de modo constante é a de que não adianta nada reduzi-la à dimensão dogmática e tecnológica se o seu verdadeiro sentido somente passa a ser dado com sua referência à problemática da justiça.
*
*
QUESTÃO
#
006
*
*
006
# O saber dogmático atual do direito refere-se à mixagem ingênua de métodos com a finalidade de conservar a lei posta, sistematizá-la, interpretá-la e direcioná-la para a solução dos conflitos.
*
*
QUESTÃO
#
007
*
*
007
# A introdução ao estudo do direito é uma análise zetética de como a dogmática jurídica conhece, interpreta e aplica o direito, mostrando-lhe as limitações.
*
*
QUESTÃO
#
008
*
*
008
# As habilidades do estudante que os cursos tradicionais do direito mais exigem podem ser resumidas em ver, escutar, escrever e repetir, ou seja, que ele compareça às aulas (ver), tome notas do que o professor fala (ouvir e escrever) e vá bem nas provas (repita tudo o que viu, ouviu e escreveu). E tudo isso de forma obediente e sem questionamentos. Tais habilidades são compatíveis com a complexidade da sociedade contemporânea e de seus conflitos.
*
*
QUESTÃO
#
009
*
*
009
# A introdução ao direito é dada no primeiro semestre do curso de direito por professores dogmáticos que têm uma visão técnica, instrumental e tecnológica da ciência jurídica, de modo a formar profissionais com a mesma visão.
*
*
QUESTÃO
#
010
*
*
010
# A conclusão principal e mais fundamental da introdução ao direito para o acadêmico é a de que ele deve estudar a ciência jurídica concentrando-se apenas nas leis isoladas e puras do ordenamento, em detrimento da doutrina e da jurisprudência.
*
*
QUESTÃO
#
011
*
*
011
# O saber dogmático jurídico medieval era definido pelas relações de parentesco, pela indivisibilidade entre direito, moral e religião e pela aplicação por meio de juízes sacerdotes.
*
*
QUESTÃO
#
012
*
*
012
# A tendência reducionista atual da dogmática jurídica concentra o foco de sua atenção no saber jurídico prudencial, ético e político e não na lei em si, pura, isolada, abstrata.
*
*
QUESTÃO
#
013
*
*
013
# Se na sociedade estão presentes várias normas, resta saber como cada uma delas é definida e como se relacionam com as demais. Por isso a importância de definir e diferenciar a norma jurídica do resto das normas sociais.
*
*
QUESTÃO
#
014
*
*
014
# As três grandes dicotomias do direito são: público e privado; objetivo e subjetivo; e positivo e natural.
*
*
QUESTÃO
#
015
*
*
015
# O conceito de sujeito de direitos pode ser considerado como um ponto de convergência de fatos sociais e fatos jurídicos.
*
*
QUESTÃO
#
016
*
*
016
# Tanto o estado como o direito não podem ser analisados a partir da ideia de sistema.
*
*
QUESTÃO
#
017
*
*
017
# A existência ou não de lacunas no sistema jurídico é a característica fundamental dele ser classificado em público ou privado.
*
*
QUESTÃO
#
018
*
*
018
# A introdução ao direito é uma disciplina do curso de direito. Sua finalidade é dar uma visão panorâmica introdutória da ciência do direito e de seus conceitos jurídicos fundamentais.
*
*
QUESTÃO
#
019
*
*
019
# A abordagem mais clássica com relação à disciplina de introdução ao direito é a de que devemos entendê-la desde dois ângulos: o científico e o filosófico, variando as obras e manuais introdutórios na ênfase em um deles.
*
*
QUESTÃO
#
020
*
*
020
# O saber dogmático jurídico primitivo caracteriza-se, na sua primeira fase, pela união indivisível entre existência, guarda, aplicação e saber do direito. Somente depois, na segunda fase, separam-se com o nascimento do mercado, da política e da jurisdição.
*
*
QUESTÃO
#
021
*
*
021
# As três funções da tecnologia dogmática do direito podem ser assim resumidas: institucionalizar decisões; legitimá-las na sociedade e, por último, dar autonomia ao direito para alcançar as outras duas funções.
*
*
QUESTÃO
#
022
*
*
022
# A sociedade é definida pela dogmática analítica como um conjunto de normas apenas jurídicas.
*
*
QUESTÃO
#
023
*
*
023
# O sistema dinâmico do direito significa visualizá-lo como unitário, ordenado, coerente e perfeito.
*
*
QUESTÃO
#
024
*
*
024
# Todo sujeito de direitos deve ter personalidade jurídica, dividida, por sua vez, em física-natural ou jurídica-moral.
*
*
QUESTÃO
#
025
*
*
025
# Sistema nada mais é do que um conjunto de elementos que se relacionam entre si por meio de estruturas que dão ordem e do 
fundamento que dá unidade.
*
*
QUESTÃO
#
026
*
*
026
# A formação do bacharel em direito divide-se em três partes: eixo de formação fundamental, eixo de formação técnica profissional e eixo de formação prática.
*
*
QUESTÃO
#
027
*
*
027
# A introdução ao direito tem uma finalidade pedagógica e vocacional. Pedagógica porque ensina aos calouros o raciocínio jurídico, a forma de
ver o mundo desde a ótica jurídica. Vocacional porque os calouros fazem um teste de adequação de seus verdadeiros interesses com relação ao curso, adquirindo informações para a decisão de permanecer ou sair do curso.
*
*
QUESTÃO
#
028
*
*
028
# A abordagem clássica científica da introdução ao direito caracteriza-se por concentrar suas atenções no direito desde seu aspecto filosófico da justiça.
*
*
QUESTÃO
#
029
*
*
029
# O saber jurídico romano foi o pai da jurisprudência ou ciência do direito, dando-lhe um caráter democrático, no qual autoridade e poder emanavam do povo e não de um executivo forte e de um exército mais forte ainda, ambos imperialistas.
*
*
QUESTÃO
#
030
*
*
030
# O direito desde a análise dogmática forma um sistema aberto, no qual o direito confunde-se com a sociedade e com a justiça a fim de garantir-se como uma tecnologia industrial e capitalista de organização, controle e exploração da ordem social.
*
*
QUESTÃO
#
031
*
*
031
# O que faz a norma jurídica preponderar e destacar-se das demais na sociedade é o seu caráter coercitivo, ou seja, sua sanção. E não a relação de subordinação soberana entre estado e sociedade.
*
*
QUESTÃO
#
032
*
*
032
# Os princípios gerais do direito e os princípios constitucionais compreendem o direito como uma ordem e dão segurança e certeza à decisão.
*
*
QUESTÃO
#
033
*
*
033
# As teorias da personalidade física-natural são: realidade, ficção, papeis sociais.
*
*
QUESTÃO
#
034
*
*
034
# Os elementos exteriores do sistema jurídico, ordenamento jurídico ou ordem jurídico são as normas jurídicas, analisadas desde a sua vigência, validade e eficácia.
*
*
QUESTÃO
#
035
*
*
035
# A zetética define ponto final para as coisas; e a dogmática problematiza tais pontos finais.
*
*
QUESTÃO
#
036
*
*
036
# A introdução ao direito tem o dever de conscientizar os estudantes das competências, habilidades e atitudes que o profissional jurídico deve ter. Competência refere-se ao saber técnico de burlar as leis para levar sempre vantagem criando brechas nas leis. A habilidade refere-se a colocar em prática tal saber técnico para decidir e resolver conflitos sociais. E as atitudes referem-se à manutenção e reprodução desse "jeitinho brasileiro jurídico".
*
*
QUESTÃO
#
037
*
*
037
# A abordagem clássica filosófica da introdução ao direito caracteriza-se por concentrar suas atenções no direito desde seus aspectos ético e político da justiça.
*
*
QUESTÃO
#
038
*
*
038
# O saber jurídico medieval pode ser resumido em três características: primeira, estudo dogmático (cânones e dogmas) do direito romano nas universidades e cidades nascentes; segundo, dualismo entre autoridade da igreja e poder dos reis; e terceiro, início da hermenêutica jurídica misturada com exegese bíblica.
*
*
QUESTÃO
#
039
*
*
039
# O direito atual não se preocupa com a verdade, mas sim com a decidibilidade.
*
*
QUESTÃO
#
040
*
*
040
# A norma jurídica destaca-se das demais em razão da relação de autoridade, controle, força e hierarquia entre estado soberano e sociedade.
*
*
QUESTÃO
#
041
*
*
041
# Três teorias explicam a dicotomia objetivo e subjetivo: teorias do sujeito, do interesse e da relação.
*
*
QUESTÃO
#
042
*
*
042
# As pessoas jurídicas podem ser divididas em pessoas jurídicas de direito privado e pessoas jurídicas de direito público.
*
*
QUESTÃO
#
043
*
*
043
# A estrutura do sistema jurídico é hierárquica, pois trata das relações entre as várias normas jurídicas desde algumas regras de hierarquia, cronologia e especialidade.
*
*
QUESTÃO
#
044
*
*
044
# Usando a metáfora de nossas aulas, o direito positivo preocupa-se mais com a casca formal do que com o conteúdo do direito; já o direito natural julga a casca a partir do conteúdo.
*
*
QUESTÃO
#
045
*
*
045
# É correto dizer que, por um lado, quanto mais cedo o estudante do direito perceber que ele deve constantemente estudar o direito e, por outro, que o direito é constantemente estudo, melhor será sua formação para a atuação profissional na sociedade contemporânea.
*
*
QUESTÃO
#
046
*
*
046
# A abordagem nova da introdução ao direito proposta por Ferraz Jr. propõe ver a ciência jurídica desde seus aspectos emancipatórios e não como instrumento burocrático e tecnológico de dominação na sociedade de massas e de consumo atual.
*
*
QUESTÃO
#
047
*
*
047
# Na idade média, a autoridade da igreja era submissa ao poder soberano dos reis, dando origem à teoria política de fundamentação do poder eclesiástico.
*
*
QUESTÃO
#
048
*
*
048
# É incorreto dizer que entre dogmática e zetética há uma correlação funcional, pois, ao mesmo tempo em que defendemos, pela porta da frente, um sistema dogmático puro e sem zetética, sempre que necessitamos fundamentar a dogmática, a zetética é contrabandiada pela porta do fundo.
*
*
QUESTÃO
#
049
*
*
049
# Toda e qualquer forma de violência do estado com relação à sociedade será considerada ilegítima.
*
*
QUESTÃO
#
050
*
*
050
# Soberania, legalidade e discricionariedade são princípios vinculados ao direito público. Autonomia, liberdade e legalidade vinculam-se ao direito privado.
*
*
QUESTÃO
#
051
*
*
051
# A desconsideração da personalidade jurídica é uma estratégia utilizada para fazer com que as pessoas físicas por trás de uma pessoa jurídica sejam absolvidas da responsabilidade por abusos da pessoa jurídica.
*
*
QUESTÃO
#
052
*
*
052
# Os elementos que compõem atualmente o sistema jurídico são normas, fatos e valores.
*
*
QUESTÃO
#
053
*
*
053
# A introdução ao direito é uma das disciplinas do curso do direito onde mais fica evidente a interdisciplinaridade, isto é, a relação da ciência jurídica com outras áreas das ciências humanas (filosofia, sociologia, antropologia, economia, política, história, psicanálise, literatura, medicina, dentre outras).
*
*
QUESTÃO
#
054
*
*
054
# O direito é paradoxal porque envolve duas visões: a primeira protege a sociedade do estado e a segunda usa o estado para domínio da sociedade. Enfim, o direito visa aproximar e vencer a distância entre o estado e a sociedade e entre a sociedade e o estado. No entanto, inevitavelmente, acaba suspendendo um em nome do outro: ou suspende a sociedade em nome do estado; ou suspende o estado em nome da sociedade.
*
*
QUESTÃO
#
055
*
*
055
# Uma das características mais marcantes do saber dogmático do direito na antiguidade e na idade média é a sua vinculação, por um lado, com a prudência prática e ética, por outro, com a política na cidade, nos estados e na igreja.
*
*
QUESTÃO
#
056
*
*
056
# Kelsen excluiu a zetética da dogmática. O sociologismo e o psicologismo reduziram a dogmática à zetética. Marx dogmatizou a zetética.
*
*
QUESTÃO
#
057
*
*
057
# A norma jurídica prepondera sobre as demais porque é institucionalizada no estado soberano, ou seja, é direito posto pela autoridade estatal.
*
*
QUESTÃO
#
058
*
*
058
# O dualismo entre liberdade positiva e liberdade negativa serve de justificação para o nascimento da dicotomia público e privado e não direito objetivo e subjetivo.
*
*
QUESTÃO
#
059
*
*
059
# Se todo sujeito de direito tem personalidade, então toda pessoa tem capacidade, que, por sua vez, pode ser da pessoa física ou da pessoa jurídica, quando, nesta última, será chamada de competência (teoria do órgão).
*
*
QUESTÃO
#
060
*
*
060
# A teoria estrutural que compõem atualmente o sistema
é a da constitucionalização.
*
*
QUESTÃO
#
061
*
*
061
# O direito positivo é dualista e o direito natural monista.
*
*
QUESTÃO
#
062
*
*
062
# Explicar o direito pela sua etimologia esbarra na confusão entre duas palavras: jus e directum. Jus tem um sentido popular de mistura de direito, religião e moral. Já directum refere-se ao sentido puro e técnico da lei reta e cor-reta.
*
*
QUESTÃO
#
063
*
*
063
# A vinculação do saber dogmático jurídico com a ideia de sistema racional foi criada pela primeira vez na pós-modernidade.
*
*
QUESTÃO
#
064
*
*
064
# A zetética é a barragem que se fecha na dogmática jurídica, impedindo-a de relacionar-se com a ética, com a política e com a justiça.
*
*
QUESTÃO
#
065
*
*
065
# Para o direito natural, o conteúdo das normas jurídicas são neutros.
*
*
QUESTÃO
#
066
*
*
066
# Se o direito é indefinível, pelo menos seus ramos podem ser definidos, o que garante segurança e certeza para decisões.
*
*
QUESTÃO
#
067
*
*
067
# Capacidade de direito e de ação são iguais e manifestam-se na representação.
*
*
QUESTÃO
#
068
*
*
068
# As teorias da validade jurídica dividem-se em ativas, passivas e mistas.
*
*
QUESTÃO
#
069
*
*
069
# O positivista troca o debate sobre a justiça da norma pelo debate sobre a validade da norma.
*
*
QUESTÃO
#
070
*
*
070
# A explicação semântica da palavra direito, independentemente das disputas em nome do significado das palavras jus e directum, resume um dualismo que até hoje persiste: de um lado o povo que não entende nada do juridiquês, do outro os especialistas e técnicos que usam seu status e o juridiquês para manipular o direito e a justiça.
*
*
QUESTÃO
#
071
*
*
071
# Na modernidade, o direito deixa de ser verdadeiro por estar relacionado com a revelação, mas sim por estar relacionado com os seres humanos, que o determinam por meio da revolução.
*
*
QUESTÃO
#
072
*
*
072
# O estudo dogmático do direito pode ser dividido em três partes: norma e ordenamento, hermenêutica e decisão.
*
*
QUESTÃO
#
073
*
*
073
# Para o direito natural, a institucionalização formal da norma não basta, é necessário analisar e julgar seu conteúdo de acordo com a justiça.
*
*
QUESTÃO
#
074
*
*
074
# Vontade, garantia e interesses são teorias que explicam o dualismo público e privado.
*
*
QUESTÃO
#
075
*
*
075
# Toda relação jurídica envolve a relação de dois sujeito com direitos e deveres recíprocos.
*
*
QUESTÃO
#
076
*
*
076
# A teoria de Kelsen da validade é sintática, a de Ross, semântica e a de Ferraz Jr., pragmática.
*
*
QUESTÃO
#
077
*
*
077
# A dignidade da pessoa humana é tida atualmente como o fundamento do sistema jurídico, acima até mesmo da constituição.
*
*
QUESTÃO
#
078
*
*
078
# Tanto gregos quanto romanos usam a mesma imagem mitológica para explicar o direito, ou seja, a deusa justiça e todas suas características simbólicas: olhos, balança, fiel, espada, roupas, pés, em pé, livros, etc.
*
*
QUESTÃO
#
079
*
*
079
# O fenômeno moderno da positivação das leis gerais e abstratas gerou uma cada vez maior aproximação das leis com a realidade dos fatos sociais concretos.
*
*
QUESTÃO
#
080
*
*
080
# Kelsen define a norma jurídica a partir do dualismo entre sentido subjetivo e objetivo, no qual prevalece o primeiro.
*
*
QUESTÃO
#
081
*
*
081
# O neoconstitucionalismo e o pós-positivismo atuais não conseguiram vencer a disputa em torno dos fundamentos do direito envolvendo a briga entre direito natural e direito positivo. Pelo contrário, reproduziram com novas roupagens o positivismo clássico.
*
*
QUESTÃO
#
082
*
*
082
# A personalidade divide-se em legal, contratual e extracontratual.
*
*
QUESTÃO
#
083
*
*
083
# As teorias da unidade do sistema dividem-se em sintática (Ross), semântica (Kelsen) e pragmática (Bobbio).
*
*
QUESTÃO
#
084
*
*
084
# O dualismo metafísico existente entre direito e sociedade é a explicação para muitos problemas brasileiros: inefetividade, pobreza, miséria, fome, desnutrição, analfabetismo, inefetividade, marginalização, discriminação, desigualdade, etc.
*
*
QUESTÃO
#
085
*
*
085
# A imagem da deusa da justiça para os gregos envolve as simbologias da visão (contemplação), do uso da força e do tratamento com igualdade. Já para os romanos, envolve a audição, o uso da força somente quando necessário e a correção das desigualdade (ação). Não por acaso os primeiros criaram a filosofia do direito. Os segundos, a ciência do direito.
*
*
QUESTÃO
#
086
*
*
086
# Na modernidade, o direito deixou de ser uma ordem imanente (Roma) ou uma ordem transcendente (medievo) para ser uma ordem racional.
*
*
QUESTÃO
#
087
*
*
087
# Jhering define a norma dando ênfase à sua fonte estatal soberana e direcionada à ação na sociedade.
*
*
QUESTÃO
#
088
*
*
088
# Os elementos da norma jurídica (de toda e qualquer norma jurídica) são: suporte fático e consequência jurídica.
*
*
QUESTÃO
#
089
*
*
089
# Ato ilícito é o descumprimento de uma obrigação em uma relação jurídica, o que gera, imediatamente, a responsabilidade e o dever de reparar o dano causado.
*
*
QUESTÃO
#
090
*
*
090
# Não existe relação entre direitos humanos e fundamentais e a violência cotidiana do Brasil.
*
*
QUESTÃO
#
091
*
*
091
# A complexidade do direito e de sua compreensão para os iniciantes envolve a mistura de apenas três sentidos do direito: como justiça, como lei e como fato social. Todos os três sentidos estudados pelo ciência do direito e seu conceito fundamental de faculdade ou direito subjetivo.
*
*
QUESTÃO
#
092
*
*
092
# É incorreto dizer que o estado moderno foi resultado de dois fenômenos: primeiro, o novo fundamento humanista e racionalista do poder político e, segundo, que tal fundamento manifestou-se também nas leis (positivação).
*
*
QUESTÃO
#
093
*
*
093
# O estudo da norma jurídica pela dogmática confunde-se com a sociedade, que passa a ser vista desde o âmbito normativo. Tudo na sociedade passa a ser normalizado e normatizado por normas jurídicas.
*
*
QUESTÃO
#
094
*
*
094
# Quando um fato social torna-se fato jurídico, estamos diante da concretização jurídica.
*
*
QUESTÃO
#
095
*
*
095
# As obrigações dividem-se em subjetiva (atos) e objetiva (riscos).
*
*
QUESTÃO
#
096
*
*
096
# Quanto mais reconhecemos formalmente direitos humanos, menos os concretizamos materialmente na sociedade.
*
*
QUESTÃO
#
097
*
*
097
# A disputa em torno do conceito de direito pode ser sistematizada, de acordo com Ferraz Jr., na disputa entre as teorias essencialista (universalidade e unidade lógicas) e as teorias convencionalistas (multiplicidades e diversidades ideológicas).
*
*
QUESTÃO
#
098
*
*
098
# O positivismo jurídico é a teoria explicativa do direito que sintetiza todas as transformações revolucionárias da modernidade e do liberalismo.
*
*
QUESTÃO
#
099
*
*
099
# No direito civil, o suporte fático sempre será o sujeito; no direito penal, o verbo.
*
*
QUESTÃO
#
100
*
*
100
# Se os profissionais que interpretam cotidianamente o direito não reconhecerem sua responsabilidade hermenêutica, cada vez maior será a distância entre o mundo de cima das normas jurídicas e o mundo de baixo dos fatos sociais.
*
*
QUESTÃO
#
101
*
*
101
# Zetética e dogmática são abordagens
do direito que repetem a abordagem clássica da introdução ao direito entre ciência e filosofia, respectivamente.
*
*
QUESTÃO
#
102
*
*
102
# O positivismo entende o sistema jurídico como uma ordem de normas que se relacionam entre si de forma dinâmica e aberta.
*
*
QUESTÃO
#
103
*
*
103
# A hermenêutica nada mais é do que a separação formal e o isolamento entre os conceitos de norma, de fato, de decisão, de argumentação e de fundamentação.
*
*
QUESTÃO
#
104
*
*
104
# Fala-se tanto em direito, mas ninguém dá uma definição; fala-se tanto em direitos humanos, mas ninguém define o ser humano; fala-se tanto em direitos fundamentais, mas ninguém define fundamento. Talvez aí a pista para o paradoxo dos direitos humanos e fundamentais.
*
*
QUESTÃO
#
105
*
*
105
# A zetética jurídica envolve a problematização infinita do direito, de seus conceitos e de suas teorias.
*
*
QUESTÃO
#
106
*
*
106
# As escolas dos glosadores, dos comentadores, histórica, da jurisprudência dos conceitos e dos interesses e a do direito livre são transformações do positivismo e de suas ênfases primeiro na lei e no legislador e depois na sociedade e no judiciário.
*
*
QUESTÃO
#
107
*
*
107
# A diferença entre normas primárias e normas secundárias está na sanção. As primárias já aparecem com a sanção. As secundárias precisam de outra norma para a caracterização da sanção.
*
*
QUESTÃO
#
108
*
*
108
# Jurisprudência dos interesses e da sociedade não são diferentes, pois ambas dão destaque à atuação do juiz e não do legislador na definição da lei.
*
*
QUESTÃO
#
109
*
*
109
# A dogmática jurídica é muito parecida com a dogmática religiosa, ou seja, acredita-se com muita fé em dogmas construídos tradicionalmente e sem poder questioná-los.
*
*
QUESTÃO
#
110
*
*
110
# O saber dogmático do direito é resultado de um corpo conceitual abstrato que determina o que é e o que não é direito, aproximando-se da realidade social e de seus fenômenos conflituosos para lhes dar uma solução através da decisão.
*
*
QUESTÃO
#
111
*
*
111
# As normas primárias são as que ganham sua origem da constituição, que é, por sua vez a norma da qual todas são secundárias.
*
*
QUESTÃO
#
112
*
*
112
# Kelsen é considerado o pai do positivismo normativista.
*
*
QUESTÃO
#
113
*
*
113
# A dogmática jurídica não significa a ausência de criticidade, mas tão somente a aceitação de pontos de partida legais que tornam possíveis sair da reflexão zetética para a ação, ou seja, para a esfera que possibilita a decisão de conflitos sociais.
*
*
QUESTÃO
#
114
*
*
114
# Normas autônomas esgotam-se em si mesmas; já as dependentes necessitam de uma complementação vinda de outra norma.
*
*
QUESTÃO
#
115
*
*
115
# Atualmente, nas constituições, é correto dizer que as leis positivistas tornaram-se "naturais", o que apagou a distinção entre direito positivo e direito natural.
*
*
QUESTÃO
#
116
*
*
116
# Se da mesma forma que toda regra tem a fundamentação de um princípio e todo princípio manifesta-se em regras, então é incorreto dizer que todo questionamento zetético acaba sendo reduzido à sua manifestação dogmática, da mesma forma que é incorreto afirmar que a dogmática sempre terá a possibilidade de tornar-se um problema zetético.
*
*
QUESTÃO
#
117
*
*
117
# Normas gerais e especiais referem-se à cronologia e não aos destinatários.
*
*
QUESTÃO
#
118
*
*
118
# Quanto ao tempo, não interessa ao direito se uma norma é vigente ou revogada e quais seus efeitos no passado, no presente e no futuro, pois o tempo não tem relação com a segurança jurídica.
*
*
QUESTÃO
#
119
*
*
119
# A escola da exegese reduziu o direito à lei e à sua vontade, que girava em torno da lei e do legislador.
*
*
QUESTÃO
#
120
*
*
120
# A validade espacial da norma refere-se ao federalismo, ou seja, união, estados e municípios enquanto competentes para legislar no espaço de seu território.
*
*
CALENDÁRIO
PRÓXIMAS
AULAS
*
*
CALENDÁRIO
# A1 = 06abr = 30 questões + Bônus
# Recesso = 13abr
# Aula 010 = 20abr
*
*
LEITURA 
PARA
AULA 010
*
*
LEITURA AULA 010
# FERRAZ JR., p.158-181.
Conceptualização dogmática até fontes do direito
*
*
OBRIGADO!
BONS ESTUDOS
SEMPRE!!!
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais