Buscar

Avaliando aprendizado direito do trabalho II 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602940143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João Lima foi contratado como menor aprendiz aos 16 anos de idade, mas a empresa que o contratou descumpria a legislação e exigia que ele prestasse o seu labor à noite. Inconformado, ele decide se desligar da empresa. Ao procurar um advogado, é orientado a:
		
	
	Abandonar o emprego e ajuizar uma reclamação trabalhista, no prazo de dois anos, contados da data da extinção do contrato de trabalho, sob pena de prescrição
	
	Pedir demissão e ajuizar reclamação trabalhista no prazo de dois anos, contados da data da extinção do contrato de trabalho, sob pena de prescrição
	
	Rescindir indiretamente o contrato de trabalho, ajuizando reclamação trabalhista, no prazo máximo de 5 anos, contados da data em que o menor fizer dezoito anos
	 
	Rescindir indiretamente o contrato de trabalho, ajuizando reclamação trabalhista, no prazo máximo de 2 anos, contados da data em que o menor fizer dezoito anos
	
	Rescindir diretamente o contrato de trabalho, ajuizando reclamação trabalhista no prazo máximo de 5 anos, contados da data do ajuizamento da ação
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602591912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à extinção do contrato de trabalho por motivos alheios à vontade das partes, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O trabalhador inválido é aquele que tem sua capacidade laborativa reduzida, de maneira que tem direito à aposentadoria por invalidez, colocando fim ao contrato de trabalho.
	
	A aposentadoria por invalidez acarreta a suspensão do contrato de trabalho pelo prazo de 5 anos, de maneira que, se o trabalhador recuperar-se dentro deste período, tem direito de retornar ao trabalho, podendo, entretanto, ser rejeitado pelo empregador, retornando, portanto, à condição de aposentado.
	 
	Nomina-se "factum principis" a atuação do Poder Público, em qualquer de suas esferas, que possa causar, reflexamente, a extinção do contrato de trabalho. Neste caso, prevalecerá o pagamento da indenização que ficará a cargo do governo responsável.
	
	A morte do empregado gera a extinção automática do contrato de trabalho, devendo as verbas rescisórias serem pagas aos dependentes cadastrados junto à Receita Federal, conforme Lei nº 6.858/1980.
	
	Caso o trabalhador tenha falecido sem deixar dependentes cadastrados, deve o empregador realizar o pagamento das verbas devidas em conformidade com a ordem sucessória do Código Civil: descendentes, ascendentes, cônjuge supérstite, colaterais até o 4º grau de parentesco.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603107387)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Patrícia recebeu a comunicação de sua dispensa em 05/05/2013, e na carta constava que o aviso prévio seria trabalhado. Após 15 (quinze) dias do curso do aviso prévio, Patrícia adoeceu gravemente, entrando em gozo de benefício previdenciário de auxílio-doença por 60 (sessenta) dias. Entretanto, ao que seria o prazo final do aviso prévio, Patrícia foi dispensada e a empresa consignou as verbas rescisórias, não pagando o reajuste da data-base da categoria, ocorrida no curso do aviso prévio. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A dispensa fica prorrogada, mas não há alteração pecuniária, pois a comunicação da dispensa já havia ocorrido e a projeção do aviso prévio é mera ficção jurídica.
	 
	Os efeitos da dispensa, no caso de concessão de auxílio-doença no curso do aviso prévio, só se concretizam depois de expirado o benefício previdenciário. Portanto, a empresa só poderia dispensar Patrícia depois disso, devendo pagar a diferença salarial decorrente do reajuste da data-base, com reflexos nas verbas rescisórias.
	
	A empresa errou apenas com relação a não pagar as diferenças salariais do reajuste da data-base, pois ocorreu no curso do contrato de emprego, dada a projeção do aviso prévio. No mais, não há efeitos, já que o auxílio-doença não tem o condão de prorrogar o contrato de trabalho já terminado.
	
	A empresa está correta, já que a manifestação de vontade da dispensa se deu antes do auxílio-doença e antes da data-base da categoria, logo configurado ato jurídico perfeito.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602598746)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Possui garantia de emprego, segundo a Constituição Federal:
		
	
	o empregado designado para representar os trabalhadores no Conselho Nacional da Previdência Social.
	
	o empregado eleito para conselho fiscal de sindicato de categoria profissional;
	 
	o empregado eleito para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
	
	o empregado designado pelo empregador para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602940150)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No sistema jurídico do Direito do Trabalho, no Brasil, está correto afirmar que o abandono de emprego, o pedido de demissão e aposentadoria compulsória, ensejam a extinção do contrato de trabalho. Na doutrina, costuma classificar essas formas como modalidades, que no caso, em questão, são, respectivamente:
		
	
	Uma forma atípica, uma resolução e uma Resilição
	
	Uma Resilição, uma Resolução e uma forma atípica
	
	Uma Resolução, uma Rescisão e uma Resilição
	 
	Uma Resolução, uma Resilição e uma forma atípica
	
	Uma Rescisão, uma Resolução e uma Resilição

Outros materiais