Buscar

Exercício de Penal III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Penal III – valor (2pts)
Nome:_____________________________________ R.A:__________
Sala:_________
 
Induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio - artigo 122 CP
Relacione as condutas com os casos relatados a baixo:
A - Induzir: é dar a ideia de suicídio a alguém que ainda não havia pensado nisso. 
B - Instigar: é reforçar a ideia do suicídio, já existente na mente da vítima. Na instigação, a ideia já havia surgido na mente da vítima e o agente a estimula. Tanto o induzimento, quanto a instigação são chamados de participação moral.
C - Auxiliar: significa colaborar materialmente com a prática do suicídio, quer dando instruções querem emprestando objetos (arma, veneno) para que a vítima se suicide. É chamado o auxílio de participação material.
Essa participação, contudo, tem de ser secundária, acessória, pois se a ajuda for a causa direta e imediata da morte da vítima, o crime será o de homicídio. 
( ) "Em um hospital é internado um doente que sofre atrozmente e manifesta propósitos suicidas. O enfermeiro, violando a norma do regulamento que manda recolher as armas de toda pessoa internada, deixa-lhe o revólver, para que ele ( o doente ) possa realizar seu desígnio. 
( ) Maria tendo sido encorajada a colocar fim à própria vida, tendo em vista o seu estado depressivo, advindo de doença grave da qual padecia.
( ) “Segundo denúncia do Ministério Público, Jânio e Jucirlei se conheciam havia seis meses e, no dia do fato, ambos se encontravam na residência de Ronival Bento da Silva onde o denunciado ficava o tempo todo manuseando sua arma de fogo, um revólver de calibre 32. Jânio sugeriu a Jucirlei que jogassem roleta russa, ocasião em que ficaram sozinhos no quarto. Em circunstâncias não bem esclarecidas nos autos, Jucirlei pegou a arma, retirou duas das três balas que estavam no tambor, deixando apenas uma e logo desferiu um tiro contra a sua cabeça. Gravemente ferido, ele foi levado rapidamente pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde, no dia seguinte, morreu por "traumatismo crânio-encefálico por ação de instrumento perfuro contundente".
( ) Um carcereiro saiba que um preso pretende matar-se. Ao efetuar a vistoria dos pertences (roupas, produtos de higiene pessoal, etc.), trazidos pelos familiares dos presos em visita semanal, percebe a existência de remédios controlados, eventualmente letais se tomados em altas doses. Tais remédios, por norma, devem ficar na carceragem e serem passados nas doses recomendadas em receita ao preso. Não obstante, o carcereiro, se omite na vistoria, deixando entrar os remédios, com os quais o detento se suicida por "over dose" medicamentosa.
( ) Maria Aparecida, fez um pacto com o amante Kleber. Eles iriam se suicidar, tomando veneno. O romance com ares de Romeu e Julieta termina aí: apenas ela tomou o veneno, e o homem, além de ter usufruído do dinheiro da servidora, era casado e pai de dois filhos.

Outros materiais