Buscar

Apol pesquisa e prática profissional: o pedagogo no espaço da escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol pesquisa e prática profissional: o pedagogo no espaço da escola
Questão 1/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o extrato de texto: 
“A definição de competências tem por objetivo estabelecer os parâmetros necessários, tanto para orientar o exercício do trabalho em questão, como para orientar os estudos e preparação para esse exercício. Também se constitui em um sistema de avaliação de efetividade do trabalho realizado. Em última instância, com a sua definição e aplicação, é possível promover o desenvolvimento organizacional e seus melhores resultados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. p. 12. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, as competências coletivas das organizações dependem de certos fatores. Analise as proposições a seguir:
I. O contexto da organização, que precisa ter claramente definidas sua missão, seus objetivos, sua liderança e seus procedimentos.
II. As características da função, ou seja, o conhecimento do trabalho a ser realizado e suas relações com os demais departamentos/setores, estabelecendo uma relação de interdependência entre eles.
III. A tarefa, que se caracteriza por refletir e avaliar permanentemente a respeito do trabalho que é realizado e procurar outras formas de realizá-la melhor.
IV. O princípio de inércia, que se caracteriza por não precisar refletir em nível pessoal e nem avaliar as formas de trabalho coletivamente.
São mencionados fatores necessários ao desenvolvimento das competências organizacionais apenas nas proposições:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II
	
	C
	II e III.
	
	D
	I, III e IV.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 2/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o fragmento de texto: 
“Na concepção bancária predominas relações narradoras, dissertadoras. A educação torna-se um ato de depositar [...]. A educação bancária tem por finalidade manter a divisão entre os que sabem e os que não sabem, entre oprimidos e opressores. Ela nega a dialogicidade [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GADOTTI, M. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 2009. p. 35. 
De acordo com o fragmento e com os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, sobre o processo escolar industrial moderno brasileiro, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
I. O foco não era a adequação dos comportamentos e o desenvolvimento de algumas habilidades para que os educandos pudessem ingressar e participar do sistema produtivo, em seus diversos níveis, sem muitos questionamentos ou reflexões mais profundas.
II. A estabilidade dos conhecimentos escolares e o rigor disciplinar não permitiam que houvesse uma supervalorização da memorização, da reprodução e da submissão às regras e à figura do professor que garantiam o controle dos processos educacionais.
III. Caracterizava-se pela adequação ao treinamento e à domesticação, ao condicionamento para integrar e manter as bases de uma sociedade autoritária e competitiva.
IV. Nesse processo, aqueles que apresentavam mais facilidade para memorizar e repetir tinham melhores chances de se sair bem na escola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	III e IV.
	
	E
	I e IV.
Questão 3/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Considere o fragmento de texto: 
“[...] os problemas educacionais de Pindorama nos interessam diretamente. E, se queremos ter uma compreensão melhor dos problemas que, ainda hoje, afligem os profissionais do ensino e estudantes, precisamos de uma visão retrospectiva que nos permita acompanhar os percalços enfrentados pelo sistema educacional brasileiro ao longo da história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em TERRA, M. de L E (Org.). História da educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014. p. 100. 
Segundo o livro-base Organização do trabalho pedagógico, há uma razão para a estruturação tardia de um sistema educacional no Brasil. Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa que faz referência a essa razão:
	
	A
	Pela falta de políticas que tivessem como objetivo a implantação da escola pública.
	
	B
	Pelo excesso de políticas que tinham como objetivo a implantação da escola pública.
	
	C
	Pela falta de políticas que tivessem como objetivo a implantação de escolas particulares.
	
	D
	Pelo excesso de políticas que tinham como objetivo a implantação de escolas particulares.
	
	E
	Pela falta de políticas que possibilitassem a implantação de escolas religiosas.
 
Questão 4/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Considere o excerto de texto: 
“[...] é possível dizer [...] que a ‘autonomia’ tem sido uma ficção, na medida em que raramente ultrapassou o discurso político e a sua aplicação esteve sempre longe da concretização efetiva das suas melhores expectativas. Mas ela tem sido uma "ficção necessária" porque é impossível imaginar o funcionamento democrático da organização escolar e a sua adaptação à especificidade dos seus alunos e das suas comunidades de pertença, sem reconhecer às escolas, isto é aos seus atores e aos seus órgãos de governo, uma efetiva capacidade de definirem normas, regras e tomarem decisões próprias, em diferentes domínios políticos, administrativos, financeiros e pedagógicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROSO, J. A autonomia das escolas: uma ficção necessária. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 2, 49-83, 2004. p. 49,50. 
Considerando o fragmento e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, sobre a autonomia administrativa, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:
I. Diz respeito aos aspectos processuais e procedimentais que concretizam o trabalho escolar.
II. Define que cada instituição precisa conhecer suas características, seus limites e suas possibilidades para definir seus trâmites administrativos.
III. É um documento que não possui o conjunto de normas e regras preestabelecidas que norteiam as práticas e ações de uma instituição.
IV. Essa dimensão jamais será um dos princípios da gestão democrática e dos processos de descentralização da gestão educacional.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	III e IV.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 5/5 - Pesquisa e Prática Profissional: O Pedagogo no Espaço da Escola
Leia o excerto de texto: 
“A educação não-formal designa um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários [...] etc”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOHN, M. da G. Educação não formal na pedagogia social. <http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100034&script=sci_arttext>. Acesso em 28 abr. 2017. 
Tendo em consideração o trecho citado e os conteúdos do livro-base Organização do trabalho pedagógico, assinale a alternativa que menciona de que forma podemos identificar a existência da educação não formal dentro da escola:
	
	A
	A educação não formal no contexto escolar pode ocorrer por meio de palestras ou de projetos extracurriculares de cunho social.
	
	B
	A educação não formal é aquela que acontece dentro da sala de aula, no contato com o outro.
	
	C
	Podemosafirmar que dentro do ambiente escolar não existe a educação não formal, apenas a formal.
	
	D
	A educação não formal ocorre dentro da escola em diferentes níveis e modalidades e com processos metodológicos e avaliativos definidos.
	
	E
	A educação não formal na escola consiste em transpor para os conteúdos aquilo que é apreendido fora de seus muros.

Continue navegando