Buscar

Aula 13 Tireoide

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 13 – Clinica de Pequenos Animais – Tireoide
Hipotireoidismo mais comum em cães.
Hipertireoidismo mais comum em gatos.
Há uma serie de medicamentos que podem interferir na tireoide e fazê-la diminuir suas atividades, e isso não significa que a mesma está com algum problema. 
Síndrome do eutireoideo – É uma doença que assimila pelo hipotireoidismo momentaneamente devido ao uso de medicamentos. O T4 ao se transformar em T3 terá mais T3 reverso. Não se trata, é bem clinico o diagnostico. 
Hipotireoidismo - São anticorpos voltados contra a glândula tireoide destruindo-a. Elas ficam incapacitadas de produzir hormônio tireoidiano. Não é a mesma coisa que queda de hormônio tireoidiano. 
Hipotireoidismo – Primário (95%), secundário (hipófise) e terciário (Hipotálamo). 
Na glândula tireoide há 2 lobos – Direito, esquerdo e interligando ambos tem istmo, no qual em animais ele é bem pequeno, delgado e muitas vezes até imperceptível. Veterinário em casos de tumores, por exemplo, pode retirar somente um dos lobos e não necessariamente os dois como nos humanos, que alem da tireoide eliminam também as paratireoides. Os animais não precisam retirar ambos os lobos e também não é retirada a paratireoide, e com isso, o animal não perde o equilíbrio entre cálcio e fósforo mediados pelo paratormônio - PTH. 
Em condições normais e diminuídas (atrofiada) não será possível sentir a tireoide. 
Hormônio tireoidiano para ser formado precisará de iodo que virá da alimentação e o aminoácido tirosina e serão acoplados para formarem T3 e T4. 
T3 – Realmente efetivo. Metabolicamente ativo. Tireoide produz 20%. 
T4 - 100% da produção na tireoide serão de T4. 
A tireoide produz o T4 e jogara na circulação, e cada célula de cada tecido irá pegar esse T4 e transformará em T3 pela enzima desiodase que retira um iodo. A desiodase retira um iodo do anel carbônico de forma correta e transforma em T3 ou ela pode retirar de outra parte do anel carbônico e será de forma errônea e com isso transforma T3 REVERSO. Como dito anteriormente, muitos medicamentos acabam alterando essa forma onde desiodase vai atuar e transformando T3 em REVERSO. Para a tireoide não há problema algum porque ela esta produzindo de forma efetiva, o problema será dentro das células. Ao longo do quadro, pode ocorrer à queda de tireoide, porque varias células não estarão produzindo o T3 de forma correta e isso é chamado de síndrome do eutireoideo. 
Não dá para fazer a mensuração do T3 reverso em laboratório. 
Para confirmar hipotireoidismo tem que analisar sintomatologia e exame de TSH. O iodo dá uma característica lipofílica ao hormônio, significa que ele lembra uma gordura e não circula bem sozinho, precisa de uma proteína carreadora como a albumina, globulinas, TBG (especifica para carrear hormônio tireoidiano). 
Quando diminui a produção de hormônio tireoidiano, acontecerá o feedback positivo onde estimulara o hipotálamo a produzir mais TRH e consequentemente enviar a hipófise e a tireoide. 
No caso de hipotireoidismo, a tireoide estará atrofiada e não produzira de forma eficaz T3 e T4 e os mesmos estarão em baixa quantidade na circulação, porem terá feedback positivo e hipotálamo e hipófise produzirão mais TRH e TSH respectivamente. 
Diagnostico para confirmar HipotireoidismoTSH alto pela tentativa de compensação – Hipotireoidismo.
T4 livre baixo – Hipotireoidismo. 
T3 – não significa nada para confirmar hipotireoidismo porque na circulação encontrara sempre mais T4, e o exame é de sangue. 
Em casos medicamentos que afetam a produção na tireoide, mas o mesmo é de uso crônico, faz o diagnostico terapêutico (NA PRATICA), ou seja, trata o animal mesmo sem ter certeza se ele é hipotireoideo ou não. 
Hipotálamo - TRH
Tireoide – T3
(menor escala)
 e T4
(maior escala)
Hipófise - TSH
	
O T4 tem que se desprender na proteína carreadora para conseguir passar para dentro da célula e com isso a desiodase retirar um iodo e transformar em T3. A desiodase Tipo 3 é a que faz retirada de forma errônea do iodo formando o T3 REVERSO. 
T4 total é mensuração de todo T4 que esta na circulação ligado a uma proteína carreadora. O T4 livre é o T4 que não está ligado a uma proteína carreadora, é feito de forma química, para mensurar o quanto entrará na célula. 
Diálise de equilíbrio é a separação de T4 da sua proteína carreadora. 
Hormônio tireoidiano é um regulador de metabolismo, dá vitalidade, o animal com hipotireoidismo estará mais lento, obeso, porque a taxa metabólica é baixa, o animal também apresenta faces trágicas – olhar triste, termofilicos – sentem frio. O hipertireoidismo mais comum em gatos, o mesmo vai estar magro, agitado. Ele faz catabolismo adiposo. 
Hormônio tireoidiano também faz estimulação da eritropoetina renal, e nos casos de hipotireoidismo há grandes chances de ter anemia. É uma anemia discreta (normocitica – normocromica) não precisa tratar. 
Esse hormônio também degrada o colesterol e na sua ausência não haverá a degradação e ocorrera um acumulo. 
Hipotireoidismo – Doença que mais acumula colesterol
Hiperadrenocorticismo – Doença que mais acumula triglicérides. 
Diabetes – Tem aumento de ambos, mas não em doses altas. 
Hiperlipedemia ocorre na três doenças e chances grandes de esteatose hepática. Excesso de gordura faz mal para sistema nervoso – neurônios e podem ocorrer convulsões, encefalopatias hepáticas. Com o tratamento a tendência é de sumir os sinais. 
Gatos podem ter hipotireoidismo congênito e o mesmo não crescera de forma correta, ficara pequeno mesmo com o GH. 
Hormônio da tireoide - Estimula receptor beta que esta no músculo cardíaco. 
Hipo – Tende a uma bradicardia. 
Hiper – Tende a taquicardia. 
Hipotireoidismo:
Colesterol – Bem elevado
Triglicéride – Pouco aumentada
Hemograma – Anemia normocitica- normocromica, estará discreta. 
TSH – alto
T4 – baixo
Bradicardico
Obeso
Lento
FA e ALT – Aumentadas. Devido esteatose. 
Hipotireoidismo faz resistência à insulina, então se o animal também tem diabetes, primeiro tem que tratar o hipo para que a glicemia não oscile direta e mudar a dose de insulina. Não há bom controle do paciente. 
Hipotireoidismo causa seborreia e cauda de rato. Animais adultos entre 4 a 7 anos são mais predispostos, mas pode ocorrer com qualquer idade. 
Se o animal realmente é hipo por volta de uma semana já observa uma melhora considerável. 
Hormônio Tireoidiano sintético – synthroid (Nome comercial). 
Hormônio Sintético - Levotiroxina – 20 a 22 mcg/kg – SID ou BID. Doses altas porque o cachorro absorve muito mal. Em cardiopatas tem que dar dose lenta e gradual devido a arritmia que dará se for dada a dose alta direta. 
CPK aumentada quando há uma neuromiopatia. 
Pós Pill ou teste de reposição hormonal – Dosar T4 total, mas o padronizado é realizar duas coletas de T4 com intervalos de 4 a 6 horas.

Outros materiais