Buscar

CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contratos imobiliários I
ATIVIDADE 8
Leia com atenção esta aula e em seguida faça o que se pede: 
Determinada construtora, ao lançar um empreendimento imobiliário de alto nível, anunciou que o prédio e os apartamentos teriam uma bela vista para o parque da cidade. Vendidas todas as unidades rapidamente, e construído o prédio, nem bem passados dois anos da construção do empreendimento, a mesma construtora adquiriu o terreno na frente e iniciou a construção de outro prédio com o mesmo atrativo, ou seja, a bela vista para o referido parque. Nesse caso, considerando as regras sobre a responsabilidade pós-contratual, a construtora poderá ser responsabilizada? Caso positivo, sob qual fundamento?
Sim, a construtora poderá ser responsabilizada porque a ela violou o principio da boa-fé ao fazer da vista para um atrativo para a venda dos primeiros imóveis, e depois ela própria frustrou essa legítima expectativa, em busca de novos lucros. Embora não fosse possível impedir a construção do novo prédio, a construtora deverá indenizar os proprietários do primeiro negócio pela desvalorização que sofreram em seus respectivos imóveis.
Se outra construtora tivesse edificado o novo prédio, nada seria possível contra ela reclamar. A obrigação de indenizar só surgiu em relação à construtora que edificou o primeiro prédio porque ela teve relação contratual com os adquirentes dos apartamentos, o que torna perfeitamente identificável essa responsabilidade contratual.
Certo Gislaine, a empresa poderá ser responsabilizada, pois violou o principio da boa-fé ao fazer da vista para o parque um atrativo para a venda dos primeiros imóveis, e depois ela própria frustrou esse legítima expectativa, em busca de novos lucros. Embora não seja possível impedir a construção do novo prédio, a construtora poderá ser condenada a indenizar os proprietários do primeiro negocio pela desvalorização que sofreram em seus respectivos imóveis.

Continue navegando