Buscar

ModeloBanner (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS,LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
TEMA: LDB E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Várias das metas propostas pelos planos, não foram alcançadas no prazo inicialmente sugerido, como a erradicação do analfabetismo, o combate à evasão escolar, destinação de significativa parcela do PIB à educação, desigualdade no acesso ao ensino superior etc.
	O PDE sana uma dificuldade do PNE no quesito avaliação, gerando um indicador de qualidade, pois se descobre que a aprovação automática sem uma aprendizagem assegurada é tão maléfica quanto as contínuas reprovações, a partir disso originou-se um índice que é medido através do cruzamento entre o fluxo dos alunos (progressão ao longo dos anos) e o desenvolvimento dos mesmos (aprendizado) chamado IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
 
Bruna Caroline M. Silva (DCS); Cristiane Rios Mendes (DCS); Israel Lopes dos Santos (DCS); Leandro Silvio Macedo Lelis (DCS); 
Heloisa R Herneck (Orientadora)
Objetivos
Introdução
Metodologia 
Considerações 
Base Teórica
Referências
 	Com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, no Art. 9º da LDB “A União incumbir-se-á de: I - elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios” o Congresso Nacional aprovou pela LEI Nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001 o Plano Nacional de Educação (PNE), que tinha o intuito de fazer melhorias na educação e nas condições de trabalho dos profissionais sustentado em diagnósticos da realidade do sistema educacional brasileiro nos diferentes níveis e modalidades do ensino, o PNE estabeleceu algumas diretrizes e metas a serem cumpridas em um período de dez anos. Através de avaliações, já previstas, foram constatadas deficiências e distorções na implementação deste plano. Com o intuito de solucionar os problemas encontrados, foi criado em 2007, por parte do governo, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) 2007 - 2022 que consiste em ações estratégicas para esses fins. 
	Este trabalho tem como finalidade verificar a relação e o possível dissenso entre as propostas presentes no Plano Nacional de Educação e Plano de Desenvolvimento de Educação e expor as críticas emitidas pelos especialistas em educação que analisaram os documentos. 
	O Plano Nacional de Educação destaca que a educação deve fazer parte da vida do indivíduo desde o seu nascimento, desta forma ele propõe metas a médio e longo prazo a serem cumpridas.
	O Plano Nacional de Educação estabeleceu metas e objetivos para maximizar o acesso ao ensino, aperfeiçoar a gestão e financiamento escolar além de melhorar as condições de trabalho dos profissionais de educação, enquanto o Plano de Desenvolvimento da Educação propõe diminuir as desigualdades de oportunidades sócio-regionais na educação. 
	O Trabalho teve como base para o seu desenvolvimento pesquisa bibliográfica
	Ao confrontar a estrutura do PNE (2001) com a do PDE (2007), notamos claramente que este último não constitui um Plano, como bem afirma Saviani (2007, p.12) “Ele se define, antes, como conjunto de ações que, teoricamente, se constituíram em estratégias para a realização dos objetivos e metas previstas no PNE”. Entretanto, outros autores consideram que o PDE não se baseou nos objetivos já apontados no PNE, além de não ter diagnosticado os avanços realizados pelo mesmo na política educacional. Há um consenso entre os pesquisadores no sentido de que tanto o PDE quanto o PNE, diminuem a responsabilidade da União em relação aos estados e municípios.
BRASIL. Lei 10.172 - PNE 2001 - 2010. Brasília: 2001
SAVIANI, Dermeval: “O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC”, in Educação & Sociedade - CEDES, 
BRASIL, Plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/index.htm.Acesso em: 13 de ago. 2011

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais