Buscar

Estudo Dirigido 2 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Destaque os principais eventos que marcaram a origem dos estudos curriculares no Brasil.
O ato educacional enquanto currículo teve sua origem no Brasil com a vinda dos jesuítas para catequizar os índios, é foi consolidada na Era Vagas pela constituição de 1934, com a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública, tendo a da escola primária como obrigação do Estado. Na década de 20 e 30, inspirados na Escola Nova mudanças significativas foram realizadas de organização currículos e programas, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
2. Faça um resumo das principais contribuições dos pioneiros da escola nova para o campo do currículo no Brasil, destacando as três principais reformas promovidas (Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal) por intermédio dos pioneiros da educação nova.
A Escola nova, foi um marco para educação do país em um período demarcado por conflitos políticos e que possuía em sua maioria analfabetos, assim nesse período ideias progressistas vindas da europa e por americanos, começou a ter grande influência no país. Demostrando no estado da Bahia, com Anísio Teixeira, no qual o currículo era ainda centrado em disciplinas, só que as disciplinas eram para desenvolvimento social da realidade no qual estavam inseridos. Dessa forma, sua estratégia com as disciplinas tinha como desenvolvimento também desenvolvimento social, moral, emocional e físico. Já em Minas Gerais, o percursores foram Francisco Campos e Mário Casassanta, que defendia que a escola era uma forma de modificação social, e que a criança tinha que ter cuidados diferentes dos adultos, não sendo entendida como um mini adulto. No Distrito Federal, elaborado por Fernando de Azevedo, possuía uma tendência mais brusca e ansiava por um ensino mais moderno. 
A oposição dos pioneiros da escola nova, demostrava a preocupação com o ensino tradicional ofertado, e intermediava possíveis mudanças para organização do currículo escolar, mesmo com intensas modificações em alguns pontos do país não ocorreu uma mudança profunda no sistema educacional. 
3. Na década de 1960, o que os movimentos sociais e grupos ligados à igreja católica reivindicavam para a educação? Complemente a resposta, destacando a perspectiva freiriana de educação.
As mudanças na década de 60, foram intensas no campo da politica, economia e ideologia. E a igreja católica buscava a valorização de ideais nacionalistas para a educação, tendo como aliado Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB).Contrario a esse segmento, Paulo Freire defendia que a educação devia sensibilizar os estudantes da sua contexto social de forma a despertar por meio da transformação da sua realidade. 
Considerando que maior parte da população era analfabeta na época, Freire defendia que a educação devia chegar até essas pessoas de forma a modificar suas vidas, uma proposta contraria ao viés até então da época. 
[1] PEREIRA, Cieusa Maria Calou; MELO, Josemeire Medeiros Silveira de. O pensamento curricular no Brasil. In.: JOYE, Cassandra Ribeiro (Coord.). Currículos e Programas. Fortaleza: UAB/IFCE, 2010, p. 32-45.

Outros materiais