Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alimentos Prebióticos
Alimentos Funcionais

Frutas e Verduras
São considerados alimentos funcionais aqueles que, além de fornecerem a nutrição básica, promovem a saúde. 
Com o aumento na expectativa de vida da população, aliado ao crescimento exponencial dos custos médico-hospitalares, a sociedade necessita vencer novos desafios, através do desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e de novas tecnologias que resultem em modificações importantes no estilo de vida das pessoas.
Introdução

As fibras da dieta estão incluídas na ampla categoria dos carboidratos.
As fibras prebióticos mais comuns são:
- a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;
- a pectina, encontrada em frutas cítricas, maças, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha;
- e os chamados Frutooligossacarídeos (FOS). Estes só podem ser encontrados em quantidades significativas se manipulados.
Alimento Funcional

O trato gastrintestinal humano é um micro ecossistema cinético que possibilita o desempenho normal das funções fisiológicas do hospedeiro, a menos que microrganismos prejudiciais e potencialmente patogênicos dominem. Manter um equilíbrio apropriado da microbiota pode ser assegurado por uma suplementação sistemática da dieta com probióticos, prebióticos e simbióticos
Alimento Funcional

Deste modo, a inulina e a oligofrutose, denominadas de frutanos, são fibras solúveis e fermentáveis, as quais não são digeríveis pela a-amilase e por enzimas hidrolíticas, como a sacarase, a maltase e a isomaltase, na parte superior do trato gastrintestinal.
A fermentação é realizada por bactérias anaeróbicas do cólon, levando à produção de ácido lático, ácidos graxos de cadeia curta e gases. Consequentemente, há redução do pH do lúmen e estimulação da proliferação de células epiteliais do cólon.
Alimento Funcional

Aumento da digestão e metabolismo da lactose, aumento de reciclagem de compostos com o estrógeno, aumento síntese de vitaminas, aumentos da produção de compostos imune estimulantes, possuem atividade antitumoral, diminuição do crescimento de bactérias nocivas, diminuição da produção de toxinas e compostos carrinogênicos e auxilio da restauração flora intestinal durante terapia com antibióticos. 
Propriedades Funcionais

Também atribui o consumo de FOS a redução da potencialidade de varias patologias humanas normalmente associadas com o alto numero de bactérias intestinais patógenas, como doenças alto imunes: câncer, acne, cirrose hepática, constipação, intoxicação alimentar, problemas digestivos, alergias, intolerância a alimentos e gases intestinais.
 
Propriedades Funcionais

Frutano é um termo genérico empregado para descrever todos os oligo ou polissacarídeos de origem vegetal e refere-se a qualquer carboidrato em que uma ou mais ligações frutosil-frutose predominam dentre as ligações glicosídicas. Os frutanos são polímeros de frutose linear ou ramificada ligados por ligações b(2->1) ou b(2->6), encontradas, respectivamente, na inulina e nos frutanos do tipo levanos.
Composto Bioativo

A inulina, a oligofrutose e os FOS são entidades quimicamente similares, com as mesmas propriedades nutricionais.
Essas semelhanças química e nutricional são consequentes à estrutura básica (ligações b(2->1) de unidades frutosil.
A única diferença entre a inulina, a oligofrutose e os FOS sintéticos é o grau de polimerização, ou seja, o número de unidades individuais de monossacarídeos que compõem a molécula .
Composto Bioativo

A inulina apresentando um grau médio de polimerização de 10 ou mais.
A oligofrutose e os FOS apresentando grau de polimerização inferior a 10.
Comercializado como Raftilose e Frutafit
” Comercializado como Neosugar”, “Profeed”, “Meioligo, “Nutraflora” e Actilight”.
Composto Bioativo

No Brasil a regulamentação é feita pela ANVISA, em que 1999 publicou duas resoluções relacionadas aos alimentos funcionais: 
Resolução ANVISA nº18, 30/04/99 e a Resolução ANVISA nº19 30/04/99.
 
Rotulagem

O registro de alimentos com alegações e a avaliação de novas alegações serão realizados mediante a comprovação científica da eficácia das mesmas, atendendo aos critérios estabelecidos nas Resoluções nº. 18/99 e 19/99.
As porções dos alimentos devem ser aquelas previstas na Resolução RDC 359/03 calculadas com base nos grupos de alimentos previstos na referida resolução.
Rotulagem


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando