Buscar

O que é Feedback e sua importância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Feedback é uma palavra de origem inglesa formada pela junção de “feed”, que pode ser traduzida como alimentação, e “back”, que tanto pode ser atrás ou retorno. Tanto no idioma inglês quanto em sua utilização em português, podemos considerar feedback como retroalimentar, realimentar ou retroação.
O que é feedback?
Com o sentido de realimentar ou de dar resposta a um trabalho, serviço, pedido ou qualquer acontecimento, o termo feedback faz parte de inúmeras áreas profissionais, como na Administração de Empresas, na Engenharia, na Psicologia e em muitas outras, sempre com um conceito específico, próprio da área em que está sendo utilizado.
O significado de feedback, em certos contextos, pode trazer o sentido de resposta ou de reação, podendo ser algo positivo ou negativo. Quando o feedback atende a solicitação feita, ele deve ser um feedback positivo, do contrário será negativo. O importante é entender que, de qualquer maneira, sempre que uma solicitação ou um pedido for feito ou um trabalho for designado, é preciso haver o feedback para o solicitante.
Quando trabalhamos com comunicação, um dos elementos presentes no processo é o feedback. O emissor envia uma mensagem ao receptor por qualquer meio, escrito ou falado, e o receptor deve fornecer o feedback ao emissor, confirmando o conteúdo da mensagem, verificando se não houve qualquer alteração, seja na transmissão da mesma ou na sua compreensão.
Para a área de Administração de Empresas o feedback é um parecer, uma opinião ou uma análise sobre uma pessoa, um grupo de pessoas ou mesmo uma atividade, com objetivo de avaliar o desempenho e o resultado do trabalho executado. Desta forma, é possível entender os pontos positivos e negativos de uma atividade, buscando meios de melhorar a sua execução.
A Psicologia entende o feedback como retroação, ou seja uma ação em sentido inverso que pode servir tanto para minimizar quanto para contemporizar conflitos entre pessoas na comunicação interpessoal.

Outros materiais