Buscar

Experimento 4 - Compostos de hidrogênio e nitrogênio - Atividade (respostas)

Prévia do material em texto

Química Inorgânica Experimental I – Professora Geise.
	• Lucas Raposo Carvalho – 23872
	• Gabriel da Silva Dias – 24394 
 - Atividades para consolidação do conhecimento do experimento 4: Compostos de hidrogênio e nitrogênio.
	1) Boroidreto de sódio é muito usado na descontaminação de efluentes industriais contendo metais pesados e, também, na recuperação de metais preciosos.
	a) Justifique a aplicação desse hidreto para tal finalidade com base nos ensaios realizados em laboratório;
	O Boroidreto de Sódio tem os usos citados acima, pois o ânion Borato é um ligante para formação de compostos de coordenação, que capturam o metal a ser eliminado ou purificado.
	b) Explique porque a solução de boroidreto é alcalina.
	A solução de boroidreto é alcalina devido à seguinte reação com a água:
	
	O produto liberado NaBO2 é o Borato de Sódio, mais conhecido como Bórax, e sua forma comercial é: Na2B4O7 • 10H2O, que pode ser reescrito como: Na2[B4O5(OH)4]·8H2O, pois o Bórax contém o ânion: [B4O5(OH)4]2−, que possui características básicas por ter o OH no final dele.
	
	2) O HBr e o HI não podem ser preparados pela reação dos respectivos haletos com ácido sulfúrico concetrado. Por quê? Explique escrevendo as equações das reações químicas envolvidas e sugira um método para obtenção de HBr e HI.
	O Ácido Bromódrico e Iodídrico não podem ser preparados utilizando Ácido Sulfúrico concentrado e os respectivos haletos, pois o Ácido Sulfúrico, quando concentrado, oxida o Bromo ou Iodo contidos nos haletos usados, de acordo com as seguintes reações:
	
	Um método para obtenção dos ácidos acima seria simplesmente usar uma quantia de Ácido Sulfúrico diluído, para que não ocorresse a oxidação do Bromo/Iodo, e sim a formação de um novo ácido.
	3) Com base nos experimentos realizados, classifique os óxidos de nitrogênio em neutros ou ácido. Justifique suas respostas.
	NO (Monóxido de Nitrogênio): Óxido neutro, pois em contanto com a água ele não reagiu.
	NO2 (Dióxido de Nitrogênio): Óxido ácido, pois em contato com a água ele forma ácido nítrico (HNO3) e ácido nitroso (HNO2), de acordo com a reação: .
	N2O4 (Tetróxido de Dinitrogênio): Também é ácido, visto que estabelece um equilíbrio com o Dióxido de Nitrogênio, de acordo com a seguinte reação: , portanto, estabelece as mesmas reações com a água.
	N2O5 (Pentóxido de Dinitrogênio): Também é ácido, visto que em contanto com a água ele forma o Ácido Nítrico, de acordo com a seguinte reação: .
	
	4) Compare os ácidos nitroso e o nítrico em relação a capacidade dos mesmos de atuarem como agente oxidantes e/ou redutores.
	O Ácido Nítrico é mais oxidante que o nitroso e ,portanto, menos redutor.
	5) Escreva a equação de reação do Cu com HNO3 gerando NO. Qual o volume de NO que deve ser obtido na reação de 0,1 mol de Cu com HNO3, a 273,15 K e 1 atm? Dado: 1 mol de gás nas CNTP ocupa 22,4 L.
	Equação: 
	Como temos 0,1 mol de Cobre, utilizando a relação estequiométrica (3 moles de Cobre para 2 moles de gás NO formado) obtemos que formar-se-ão 0,067 moles de gás NO.
	Utilizando a fórmula , e utilizando os valores de P como 1 atm, de n como 0,067 moles, de R como 0,082 (tendo em vista que estamos utilizando a pressão em atm, o volume em litros e a temperatura em Kelvin) e de T como 273,15 K, obteve-se um volume de aproximadamente 1,5 L de gás. Considerando o dado (1 mol de gás ocupa 22,4 L nas CNTP) e fazendo a verificação, realmente 1 mol do gás ocuparia aproximadamente 22,4 L nas CNTP.

Continue navegando