Buscar

ASPECTOS NUTRICIONAIS NA REPRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
ZOOTECNIA
BOVINO DE CORTE
ASPECTOS NUTRICIONAIS NA REPRODUÇÃO DE BOVINOS DE CORTE
	Para um bom índice reprodutivo necessita-se de um bom manejo nutricional. Para aperfeiçoar o custo de produção de um rebanho, deve ser atendido conjuntamente ás demandas nutricionais de produção e reprodução. Assim como o tempo que os animais levam até atingir a puberdade também influencia no custo do sistema de criação. 
	O desenvolvimento da puberdade é retardado quando crescimento é restrito em mamíferos. A prioridade por nutrientes de energia varia entre os órgãos e o estado fisiológico do animal. O sistema reprodutivo tem uma prioridade considerada baixa, enquanto o sistema nervoso tem uma alta prioridade durante o crescimento. Sendo assim, uma dieta deficiente tem nutrientes que iram prejudicar os órgãos e tecidos com baixa prioridade.
	O estado nutricional dos animais tem efeitos positivos e negativos na reprodução, mediados diretamente por nutrientes da dieta ou indiretamente, via sistema endócrino, que atua principalmente no eixo hipotálamo-hipófise-ovariano. Energia, proteína, vitaminas e minerais todos afetam de alguma forma a reprodução seja pelo excesso ou pela deficiência.
	O aspecto físico da fêmea bovina relata a condição reprodutiva. Tanto o excesso como a falta de gordura pode prejudicar a fertilidade. O excesso impede o deslocamento do oócito pela tuba uterina para ser fecundado e prejudica o desenvolvimento de folículos. A deficiência em reservas não permite a ciclicidade, impede o aparecimento de cio pela diminuição na produção de hormônios esteróides em animais muito magros e causa índice considerável de morte embrionária até 45 dias após fecundação.
	A condição corporal no inicio da estação reprodutiva é menos importante como uma ferramenta de manejo do que a condição corporal na parição, porque é muito mais difícil melhorar a condição corporal das vacas no período pós-parto do que pré-parto. Considerando-se que a matriz precisa ficar prenhe novamente dentro de no máximo 80 dias para obtenção de um intervalo entre partos de 365 dias, aumentar a condição corporal nesse período, geralmente, requer mais tempo para que a vaca seja capaz de entrar em cio e conceber.
	O estado nutricional da vaca é um fator que influência decisivamente o desempenho reprodutivo. Porém os danos causados pela má nutrição são muito mais graves, quando comparados aos efeitos causados pelo consumo excessivo de certos nutrientes.
	Embora seja difícil determinado nutriente limita a reprodução por mecanismos comuns ou específicos, quantidades de nutrientes são necessárias para uma ótima eficiência reprodutiva.

Outros materiais