Buscar

Questões de Bioquímica Clínica II

Prévia do material em texto

2ª PROVA DE BIOQUIMICA CLÍNICA II
Mulher de 52 anos é encaminhada a emergência com dor intensa no lado do flanco. Os exames revelaram sangue na urina e radiografia mostra presença de cálculos renais. A dor foi acalmada com analgesia opiácia. Na entrevista, a pcte conta uma história de depressão recente e dores em ambas as mãos.
↑ Ca; ↓ fosfato; ↑↑ PTH;
1) pelos dados laboratoriais da pcte, qual das seguintes causas está mais comumente associada a estas alterações laboratoriais?
a) Hiperparatiroidismo primário	b) Hiperparatiroidismo secundário	 c) Osteomalácia	d) Raquitismo	e) Doença de Paget
2) Como estariam as conc de Ca e Fosfato urinário?
a)↓conc Ca e fosfato	b) ↑conc de Ca e Fosfato				 c) ↓conc de Ca e ↑ de fosfato	d) ↓conc de fosfato e ↑de Ca		 e) Nenhuma das alternativas.
Uma mulher de 62 anos foi internada em razão de uma dor intensa e de manifestação súbita nas costas, entre as espáduas do ombro após uma queda no banheiro. O exame radiológico detectou duas vértebras torácicas fraturadas e uma desmineralização generalizada de seu esqueleto. A pcte entrou em menopausa aos 41 anos, após histerectomia, mas não tolerou a terapia de reposição hormonal. Os resultados laboratoriais forma:
N Ca; N fosfato; N PTH; N fosfatase alcalina.
3) pelos dados laboratoriais e sinais clínicos da pcte, qual das seguintes causas está mais comumente associada?
a) Hiperparatiroidismo primário	b) Hiperparatiroidismo secundário	 c) Osteomalácia	d) Raquitismo	e) Osteoporose
4) como estariam as conc de Ca e fosfato urinária?
a)↓conc Ca e fosfato	b) ↑conc de Ca e Fosfato				 c) ↓conc de Ca e ↑ de fosfato	d) ↓conc de fosfato e ↑de Ca		 e) Nenhuma das alternativas.
Uma mulher de 60 anos, que vem se tornando gradualmente enferma e reclusa, foi encaminhada á clinica metabólica. A pcte vem apresentando uma manifestação gradativa de dores difusas em todo o seu esqueleto, além de dificuldades de locomoção, fraqueza generalizada e, maus recentemente, uma manifestação aguda de dores nas costas e pelve. Os exames radiológicos acusaram fraturas nas costelas. Os resultados laboratoriais forma:
↓Ca; ↓ Fosforo; ↑↑ PTH; ↑↑ fosfatase alcalina.
5) pelos dados laboratoriais e sinais clínicos da pcte, qual das seguintes causas está mais comumente associada?
a) Hiperparatiroidismo primário	b) Hiperparatiroidismo secundário	 c) Osteomalácia	d) Raquitismo	e) Osteoporose
6) como estariam as conc de Ca e fosfato urinário?
a)↓conc Ca e fosfato	b) ↑conc de Ca e Fosfato				 c) ↓conc de Ca e ↑ de fosfato	d) ↓conc de fosfato e ↑de Ca		 e) Nenhuma das alternativas.
Uma senhora de 60 anos é atendida no ambulatório com queixas de ganho de peso, intolerância ao frio e cansaço. Também relata que recentemente tem se sentido menos alerta mentalmente. No exame físico apresentou moderada obesidade e ressecamento da pele. Glandula não palpável. Os resultados laboratoriais foram:
↑ TSH; ↓ T4 total
7) como a pcte poderá ser classificada?
a) Hipertiroidismo subclínica	b) Hipotireoidismo subsclínica		 c) Hipertiroidismo primário	d) Hipotireoidismo primário		 e) Hipotireoidismo secundário
8) Qual exame laboratorial poderia ser útil na determinação da causa da alteração dos níveis hormonais ensaiados nesta paciente?
a) T4 livre	b) T3 total	c)Teste de estímulo com TRH			 d) Ac anti-tiroidianos	e) T4 total
Uma pcte de 35 anos consulta um clinico geral queixando-se de palpitações e fadiga. Relata ter perdido 4Kg recentemente, apesar de manter o apetite normal e nenhuma tentativa de dieta, e diarreia ocasional. No exame clinico, apresentava pele úmida e quente e um ligeiro tremor nas mãos, quando estendidas, uma taquicardia de 110/min e bócio. Os resultados laboratoriais foram:
↓TSH; ↑ T4 total ; ↑ T3 total; Trab negativo.
9) esta pcte poderia ser classificada como apresentando:
a) Hipertiroidismo primário		b) Hipertiroidismo secundário		 c) Hipotiroidismo primário		d) Hipotireoidismo subclínica		 e) Hipotireoidismo secundário
10) pelos dados laboratoriais da pcte, qual poderia ser a indicação clínica?
a) Tireoidite de Hashimoto		b)Tumor de hipófise			 c) Bócio nodular tóxico	d) Doença de Graves				 e) Tumor de hipófise hipersecretor de TSH
Um homem de 95 anos relata longa história de obesidade central, uma face pletórica, hematomas abdominais e uma ligeira hipertensão. Os resultados laboratoriais foram:
LIMÍTROFE - Glicose em jejum; ↑↑ Cortisol basal 8h; ↑↑ cortisol urinário; ↑↑ ACTH 8h; ↑↑ Cortisol basal 8h após dexametasona 1mg; ↑↑ Cortisol basal 8h após dexametasona 8mg;
11) pelos dados laboratoriais do pcte qual poderia ser a indicação clínica?
a) Diabetes mellitus		b) doença de cushing	c) insuficiência renal d) doença de Adison	e) depressão (pseudo-cushing)
12) pelos dados laboratoriais do pcte, qual poderia ser a causa?
a) Carcinoma adrenal	b) Tumor de hipófise	c) tumor ectópico	 d) corticoide exógeno	e) adenoma adrenal
13) como estariam as conc de sodio potássio urinário?
a) ↓ Na e K	b) ↑ Na e K	c) ↓Na e ↑K		d) ↑Na e ↓K			 e) nenhuma das alternativas
Uma mulher de 40 anos é admitida no hospital com quadro emergencial após sofrer colapso dois dias depois de ter contrído gripe. A pcte vinha queixando, há uma ano, de fraqueza, fadiga, dores abdominais, náuseas, vomito, anorexia e confusão. A pcte apresentava-se desidratas e hipotensa, com pigmentação na face e nas mãos. Os resultados laboratoriais foram:
N Glicose jejum; ↓ sódio; ↑ potássio.
14) pelos dados laboratoriais da pcte, qual poderia ser a situação clínica?
a) Insuficiência adrenal primária	 b) Insuficiência adrenal secundária	 c) doença de cushing	 d)corticoide exógeno			 e) Insuficiência adrenal terciária	
Um homem de 20 anos apresentando impotência. No exame físico o rapaz se mostrou eunucóide (segmento superior é menor que o seguimento inferor, braços longos) apresentando apenas pêlos axilares e pubianos esparsos, genitália infantil, pobre desenvolvimento da musculatura e sua envergadura (é a maior distancia medida entre as pontas dos dedos médias de cada mão) excede sua altura, com uma distancia do púbis até o chão maior que o púbis até a coroa.
↓Testosterona; ↓ LH; ↓ FHS
Teste de estimulo com clomifeno (3mg/Kg, diariamente por 7 dias):
↓LH; ↓ FSH
Teste de estimulo com GnRH (100µg GnRH, IV):
Tempo (min)		FSH			LH
 0			<1,5 U/L		<1,5 U/L
 20		2,0 U/L		2,0 U/L
 60		2,5 U/L		3,0 U/L
E após 100µg GnRH subcutâneo diariamente por 2 semanas:
Tempo (min)		FSH			LH
 0			3,5 U/L		4,5 U/L
 20		8,4 U/L		21,5 U/L
 60		4,5 U/L		8,0 U/L
15) estes resultados são sugestivos de que indicação clínica?
a) hipogonodismo hipergonadotrófico	b) hipogonodismo hipogonadotrófico c) hipergonodismo hipergonadotrófico	d) hipergonodismo hipogonadotrófico e) hipogonodismo primário
16) o que os resultados do teste de estimulo com GnRH indicam?
a) hipogonodismo secundário	b) hipogonodismo terciário			 c) hipergonodismo terciário	d) hipergonodismo primário		 e) hipogonodismo primário
Uma mulher jovem consultou seu médico devido a excesso de pelos na regão superior aos lábios, abdome inferior e coxas. A moça apresentava leve obesidade e ciclo menstrual irregular.
O exame de ultrassom dos ovários revelou a presença de múltiplos cistos, bilateralmente. Esses achados são característicos de síndrome do ovário policístico. O critério para diagnóstico é a presença de anovulação crônica e hiperandrogenismo, na ausência de outras patologias, como hiperplasia adrenal congênita, hiperprolactinemia, síndrome de cushing e tumores secretores androgênicos.
↑Testosterona; ↑ LH; N FSH;
17) assinale a alternativa INCORRETA:
a) para descartar a síndrome de cushing poderá ser realizada teste de supressão com baixas doses de dexametasona, onde quaisquer das causas falhariam em suprimir a secreção de cortisol, exceto pseudocushing (depressão), alcoolismo;b)a etiologia é desconhecida, mas sua patogenia envolve disfunção do eixo hipotalalo-hipofise e anormalidades na esteroidogenense ovariana e adrenal;
c) o excesso na secreção de testosterona é também visto em casos de hiperplasia adrenal congênita, devendo quantificar então a 17-hidroxiprogesterona na fase folicular e/ou realizar o teste de estimulo com cortrosina (ACTH sintérico);
d) a principal anormalidade metabólica associada á síndrome do ovário policístico é a resistência a insulina e, para compensar sua falta de ação, maiores concentrações de insulina são produzidas, o que estimula a hiperplasia das cels tecais e subsequentes secreção de testosterona.
e) Para descartar hiperplasia adrenal congênita poderia ser realizada a dosagem basal de ACTH plasmática, onde se encontraria seus níveis diminuídos.
Uma mulher se 75 anos cronicamente doente, apresentava uma função renal debilitada, mas estável. Mas subsequentemente entrou em deficiência renal grave, necessitando de dialise. Seus exames laboratoriais foram os seguintes:
18) que concentrações de Ca e fósforo seriam esperados para esta pcte?
a) dentro do intervalo de referencia	b) ↑ Ca e fosforo	c) ↓ Ca e fosforo d) ↓Ca e ↑fosforo	e) ↑Ca e ↓fosforo
19) qual seria a conc. de PTH esperada para este pcte?
a) dentro do intervalo de referencia	b) ↓PTH	c) ↑PTH		 d) PTH inalterado	e) não seria possível avaliar com os dados fornecidos
20) pelos dados laboratoriais do pcte, qual das seguintes causas mais comumente associada a estas alterações laboratoriais?
a) hiperparatiroidismo primário	b) hiperparatiroidismo secundário	 c) hipoparatiroidismo primário	d) hipoparatiroidismo secundário		 e) raquitismo

Continue navegando