Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0547_AV_201602435669 » MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201602435669 - MAISA COSTA NOGUEIRA
	Professor:
	MARIA FRANCISCA TERESA V P FERREIRA
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 13/06/2017 09:08:38
	
	 1a Questão (Ref.: 201602528699)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Explique o que são os métodos sintéticos da soletração, da silabação e da fonação.
		
	
Resposta: Métodos que utilizam a contrução da leitura e escrita partindo da soletração, depois para a silabação para só então se conhecer as palavras. Os professores que utilizam este método entendem que a criança precisa primeiro começar do "mais fácil", das menores sentenças e irem evoluindo para sentenças maiores, aumentando o grau de dificuldade, analisando cada pedaço da palavra.
	
Gabarito: O método da soletração enfatiza a ideia que as letras representam sons, juntam-se e formam sílabas e as sílabas formam palavras. O método da silabação separa alfabetização e letramento já que acredita que a compreensão da leitura vem depois do processo de decodificação. O método da fonação trabalha com a emissão e a aglutinação de fonemas, mas representa um problema quando se considera que podemos ter mais de uma letra para representar o mesmo som.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602528716)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em um ambiente alfabetizador, ou seja, em um ambiente em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente, leva-se o aluno a desenvolver seu comportamento leitor e seu comportamento escritor. O comportamento leitor pode ser público ou privado. Explique o que são esses comportamentos e dê exemplos.
		
	
Resposta: Leitor público é aquele que consegue ler textos de diferentes tipos, tendo um comportamento dialógico com o texto, entendo e até construindo uma nova concepção daquilo que o escritor quis dizer. Leitor privado é aquele que consegue somente ler textos mais básicos, como os escritos por ele mesmo, receitas, endereços.
	
Gabarito: São comportamentos públicos do leitor: comentar ou recomendar o que se leu; confrontar com outros leitores as interpretações geradas por um livro ou uma notícia; discutir sobre as intenções implícitas nas manchetes de certo jornal. São comportamentos privados do leitor: antecipar o que segue no texto; reler um fragmento anterior para se verificar o que se compreendeu; identificar-se com o autor ou distanciar-se dele assumindo uma posição crítica.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): São comportamentos públicos do leitor: comentar ou recomendar o que se leu; confrontar com outros leitores as interpretações geradas por um livro ou uma notícia; discutir sobre as intenções implícitas nas manchetes de certo jornal. São comportamentos privados do leitor: antecipar o que segue no texto; reler um fragmento anterior para se verificar o que se compreendeu; identificar-se com o autor ou distanciar-se dele assumindo uma posição crítica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602551036)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Jorge é um menino de 10 anos de idade e já trabalha nos sinais de trânsito vendendo doces. Ele estudou por 4 anos e teve aprovação em todas as séries, sendo considerado alfabetizado. Sabemos que a alfabetização é um processo e que pode se apresentar sob diferentes tipos de alfabetismo. Assinale a alternativa que apresente as características do alfabetismo rudimentar.
		
	
	Podem ler e escrever desde que a informação esteja em letra bastão e com poucas palavras, pois se orientam mais pelas figuras que pelas palavras.
	
	Lê e escreve de forma rápida podendo fazer inferências, elaborar argumentos e tecer conclusões.
	 
	Conseguem ler e escrever textos simples e lidar com números familiares e com o sistema monetário.
	
	Não consegue resolver tarefas simples que envolvam palavras e pequenas frases, mas são capazes de conhecer e operar com números familiares.
	
	Capaz de fazer cálculos com algumas variáveis abstratas além de fazer a transformação de um sistema de medida para o outro.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602551020)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil há uma interessante estatística sobre o número de pessoas alfabetizadas e de pessoas com baixo grau de alfabetização. De acordo com o INAF em 2009, o percentual de pessoas alfabetizadas plenamente era de 25% da população. Das características abaixo quais se enquadram no nível de alfabetismo pleno?
		
	
	O alfabetismo pleno tem relação apenas com a capacidade de escrever corretamente utilizando a gramática normativa e compreendendo muito bem a estruturação sintática dos textos. É tão complexa que poucas pessoas apresentam esse nível.
	
	Resolvem pequenas operações com a matemática e tem conhecimento sobre o sistema monetário, mas não conseguem escrever um texto com autoria porque esta capacidade está mais relacionada com o nível de letramento.
	
	Passaram muitos anos na escola, mas não foram capazes de aprender a ler e escrever produzindo sínteses, inferências, conclusões e críticas.
	
	Apenas localizam informações em textos curtos, leem e escrevem e sabem manejar o sistema monetário.
	 
	Lêem e escrevem sem restrições e conseguem também fazer operações matemáticas, compreende e utiliza o sistema monetário e ainda, sintetizar, interpretar, extrair informações entre outras capacidades relacionadas à compreensão do texto.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602525636)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escrita na escola deve ser trabalhada como um objeto sociocultural por que deve:
		
	 
	ser significativa, já que é uma forma de comunicação entre interlocutores.
	
	seguir as regras prescritas pela gramática normativa.
	
	indicar para a criança que uma mesma letra pode apresentar mais de um som.
	
	A escrita é a materialização da cultura de um povo e por isso, toda letra deve ser de caligrafia.
	
	a criança deve aprender a escrever com ritmo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602551018)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à alfabetização, sabemos da existência de diferentes paradigmas que produzirão resultados bastante específicos na aprendizagem do aluno. Em se tratando da concepção construtivista, a língua escrita é compreendida como uma representação da realidade. Um aspecto bastante importante da aprendizagem da escrita é a forma como o professor encaminha os erros de ortografia. Das alternativas abaixo, marque a única que não condiz com a concepção de conhecimento construtivista no que se refere ao erro na produção escrita.
		
	
	O erro é compreendido dentro da psicogênese da língua escrita como escrita que deve ser aperfeiçoado.
	 
	Pedir para a criança copiar a grafia correta várias vezes até decorar a forma ortográfica.
	
	O professor utiliza o erro para conhecer as hipóteses das crianças sobre suas formulações na escrita.
	
	O erro faz parte de um processo de elaboração pessoal de escrita alfabética.
	
	O erro precisa receber algum destaque do professor como objetivo de desafiar a criança a construir a escrita ortográfica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602523226)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das premissas abaixo, qual se refere à concepção e alfabetização como um processo discursivo? Marque a resposta correta.
		
	
	Usar os textos que a criança tem interesse por conhecer apenas para efeito de cópias ou para recortar as palavras chaves que servirão de base para os ditados posteriores.
	
	Ler e escrever são habilidades que precisam ser treinadas desde as fases iniciais da educação infantil para a criança ter um desenvolvimento psicomotor que fundamente a alfabetização.
	
	A leitura, a escrita e a oralidade são trabalhadas como os três eixos da alfabetização numa proposta em que a língua portuguesa é ensinada como uma regrarígida em que a correção das palavras é o aspecto mais importante.
	
	Trabalhar com rótulos, embalagens, mapas e jornais só a partir de um pleno domínio da leitura, da escrita, das habilidades de interpretação de imagens e fotografias. Caso contrário, a criança não terá êxito na atividade.
	 
	A leitura e a escrita são trabalhadas como um processo de interlocução, troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602538968)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O letramento e a alfabetização são temas polêmicos e recorrentes durante as reuniões pedagógicas entre as famílias e os educadores de instituições de educação infantil. Com relação a essa questão está CORRETO afirmar que:
		
	
	o dever de casa deve ser diário, pois incentiva a criança a ter responsabilidade e compromete os pais no ensino.
	 
	desenhar, pintar, contar histórias são atividades importantes para a preparação da escrita e da leitura.
	
	a cópia deve ser repetitiva, pois irá ajudar a criança a memorizar as letras e produzir textos.
	
	o treino através de cadernos de caligrafias é essencial para esse processo.
	
	é importante oferecer bastante tarefas para as crianças, pois elas incentivam a aprendizagem.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602529198)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com Marlene Carvalho (2001), o conceito de letramento envolve a "inserção nas práticas sociais da leitura e da escrita". O que significa essa inserção? (CARVALHO, M. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001, p. 11).
		
	
	Reconhecer que escrevemos da esquerda para a direita.
	
	Compreender a relação entre letra e som.
	
	Conseguir assinar o próprio nome
	 
	Identificar diferentes tipos de textos e seus usos.
	
	Ser capaz de juntar letras em sílaba e as sílabas em palavras.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201603221241)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A alfabetização pode ser lúdica. Pode contemplar o desenvolvimento da criança como um sujeito completo, integrando as esferas cognitivas, afetivas e motoras. Para isso, a ação educativa deve trabalhá-la como uma prática de letramento, concernente ao contexto cultural em que vivemos e conferindo ao corpo a importância que merece. Assinale a opção que NÃO oferece ludicidade na alfabetização
		
	
	Dominó gigante , correlacionando as palavras com o mesmo numero de silabas
	 
	Cópia de palavras numa quantidade de vezes, para treinamento da caligrafia
	
	Pesquisar em revistas , recortar e colar numa folha , palavras com determinada letra do alfabeto
	
	Trilha com um pé só , pulando figuras com nomes escritos com uma mesma letra do alfabeto
	
	Quebra cabeça para descobrir a palavra escondida

Continue navegando