Buscar

Psicologia nas Organizações AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201610303055)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Somos categóricos em predizer coisas a respeito do que o outro deve fazer sobre alguma coisa, mas quando se trata do próprio comportamento, muitas das vezes é o outro quem nos sinaliza e na maioria das vezes não nos damos conta. Quando esta situação ocorre, em psicologia dizemos se tratar de comprometimento dos processos psicológicos básicos. Considerando a afirmativa. Quais são os elementos deste processo? Aponte pelo menos dois deles e comente sua função.
		
	
Resposta: Personalidade e Percepção. A personalidade identifico os traços comportamentais de cada individuo. A personalidade de uma pessoa é formada ao longo de sua vida, baseando-se e suas experiências e naquilo que a pessoa vive ou viveu. A percepção é a capacidade da pessoa em perceber as diferenças do que está ao seu redor, intergindo com o meio conforme a situação. Existem outros aspectos, tais como, felicidade, medo, raiva, etc. O indíviduo reage as situações do cotidiano refletindo alguns destes processos, entretanto, cada pessoa é única, tendo um comportamente diferente para a mesma situação. Uma pessoa pode ter um comportamento agressivo para qualquer situação, enquanto que outra pode ser pacificadora. Esses aspectos fundamentais não estão diretamente ligados a instrução técnica, por exemplo, pois dependem também de aspectos de convívio. Uma criança que vive em um ambiente conturbado, tem mais chance de se tornar um adulto violento.
	
Gabarito: O aluno devera descrever sobre os processos basicos que são: emoção, motivação, percepção. Emoção é a resposta inespecífica do organismo a determinados estímulos. Motivação é a força intrínseca propulsora que move o indivíduo.Percepção é a capacidade do indivíduo de discriminar as informações.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201610297906)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação a aprendizagem nas organizações de trabalho, observamos que Robbins (2005) defende os programas de treinamento como meios viáveis de aprendizado no ambiente corporativo. Faça uma análise de como esses programas de treinamento podem melhorar o desenvolvimento organizacional.
		
	
Resposta: Através dos treinamentos é possível capacitar os colaboradores, maximizando dessa forma a produtividade. Os treinamentos podem ser voltados para o aspecto técnico, bem como podem ser dirigidos a aspectos comportamentais dos indivíduos. Em ambos os casos, o que se busca é um aprimoramento de algum aspecto da pessoa. Uma empresa que atua em alguma atividade de risco, reduz as chances de acidente quando capacita os seus funcionários, dando-lhes treinamento sobre segurança. É certo que os treinamentos são fundamentais, entretanto, os mesmos precisam ser dirigidos e centrados em um objetivo bem definido. Apenas treinar não é suficiente. É preciso treinar e ter a certeza de onde se pretende chegar.
	
Gabarito: O aluno poderá expor que, além de aperfeiçoar, promover melhorias da condição de estima dos colaboradores e da qualidade de produtos e serviços, um bom programa de treinamento mantêm a organização mais competitiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201610216402)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No cinema existem personagens com comportamentos patógenos (doentios) que lotam as salas de exibição. Os roteiristas , na maioria das vezes, explicam tais comportamentos, associando-os a traumas anteriormente vividos. Nós até podemos admitir essa explicação como uma possibilidade . Não podemos, no entanto, admitir que a causa sempre esteja associada a evento prévio, se o fazemos estamos nos utilizando:
		
	
	da Psiquiatria
	 
	da Psicanálise
	 
	do senso comum
	
	da Psicologia
	
	da Psicopedagogia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201610288283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Psicólogo Organizacional desenvolve muitas atividades nas organizações, voltadas para a organização, o trabalho e a gestão de pessoas. Sobre a atuação do Psicólogo Organizacional, podemos dizer que:
		
	
	Estimula a cooperação entre os colaboradores.
	
	Gerencia conflitos nas relações interpessoais.
	
	Identifica as competências de cada colaborador.
	
	Auxilia na Gestão do Clima Organizacional.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201610218697)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria se machucou caindo de bicicleta na porta da empresa. Ela ficou furiosa com um motorista, que não viu. O motorista, por sua vez, disse que a menina que atravessou na sua frente de repente. Nesse caso podemos afirmar que:
		
	
	O motorista está certo, pois o ciclista tem que atravessar somente na faixa.
	
	A cada momento as pessoas se emocionam de forma equivalentes.
	
	Nenhum dos dois está certo, pois ambos estavam discutindo.
	
	Maria está certa, pois o ciclista sempre tem razão em detrimento do motorista.
	 
	Cada pessoa avalia e julga a situação conforme sua percepção.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201610288289)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o estudo das emoções, analise as alternativas abaixo e marque a correta:
		
	
	Alfred Binet dedicou seus estudos aos conceitos do que chamamos de Inteligência Emocional.
	
	Goleman expandiu o conceito de inteligência, passando a considerar a existência de outras inteligências, além da verbal e da matemática.
	 
	Gardner lançou o conceito de Inteligências Múltiplas, enfatizando habilidades antes pouco valorizadas, tais como: inteligência musical, espacial, interpessoal etc.
	
	Gardner considerava em seus estudos apenas a existência das inteligências matemática e verbal.
	
	Goleman foi o inventor do Teste de QI (Quociente Intelectual), que mede as inteligências lógico-matemática e verbal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201610230156)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	França (2008) define seleção de pessoas como: Escolha do(s) candidato(s) mais adequado(s) para a organização, dentre os candidatos recrutados, por meio de vários instrumentos de análise, avaliação e comparação de dados (p. 34). Santos (1973) acrescenta que a escolha deve reunir expectativas e habilidades do(s) candidato(s) com expectativas e necessidades previstas para o(s) cargo(s). Considerando a afirmativa. Assinale a única alternativa correta em relação à seleção de pessoas na organização.
		
	 
	É uma etapa
	
	É um fim
	
	É um meio
	
	É parte de um todo
	 
	É um processo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201610234443)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A avaliação de desempenho nas organizações, quando não apoiada em instrumentos adequados, está sujeita a diversos tipos de erros. Dentre eles, pode-se destacar o erro de halo, que ocorre quando o avaliador... - (Adaptada do BNDES, 2012). Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	
	Tende a agrupar as avaliações em torno de um ponto médio da escala.
	 
	Deixa-se influenciar pelo conhecimento de um traço ou comportamento do avaliado, contaminando toda a avaliação.
	
	É demasiadamente benevolente ou demasiadamente severo em suas avaliações.
	
	Utiliza a si mesmo como modelo a ser seguido pelos avaliados.
	
	Dá maior peso ao desempenho recente do que ao desempenho durante todo o período avaliado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201610791173)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Robbins (2008) refere-se ao poder como uma capacidade ou um potencial que a pessoa pode ter sem utiliza-lo. Quando a base do poder é definida como dependente do medo, por uma pessoa e para não receberem punições, estas realizam as "demandas". Qual o nome desta base de poder?
		
	
	Base do poder de referência
	
	Base do poder de informação
	 
	Base do poder de recompensa
	
	Base do poder legítimo
	 
	Base do poder coercitivo
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201610622922)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nas organizações modernas, cada vez mais se faz necessário compreender comose estabelecem os relacionamentos entre seus membros. O que demanda um maior entendimento sobre o estudo do Comportamento Organizacional. Assinale, dentre as opções a seguir, aquela que NÃO se refere aos Tópicos Básicos para o estudo do Comportamento Organizacional.
		
	 
	Planejamento do trabalho.
	
	Aprendizado.
	 
	Recrutamento interno.
	
	Estresse no trabalho.
	
	Desenvolvimento de atitudes e percepção.

Outros materiais