Buscar

CORPORIEDADE E MOTRICIDADE AV2

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0062_AV2_200501032171 » CORPOREIDADE E MOTRICIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2 
	
	Nota da Prova: 3,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 29/05/2017 (F) 
	
	 1a Questão (Ref.: 200501154657)
	sem. N/A: O corpo na história
	Pontos: 0,0 /1,0 
	As teorias / propostas pedagógicas para Educação Física começam a surgir no final da década de 80, depois da abertura política, e representam um divisor de águas no interior dessa área, uma vez que, para cada uma delas, foi elaborada uma teoria. Nesse sentido, vários autores mostraram como os anos 80 do século passado marcaram um momento especial da Educação Física brasileira. Em grande parte da produção teórica daquela época, procurou-se estabelecer princípios que orientassem o professor em sua prática pedagógica. No entanto, há evidências de que mesmo hoje, os professores conhecem muito superficialmente as proposições pedagógicas elaboradas pelo então movimento renovador. Cite uma das mudanças que a educação física sofreu no que diz respeito à sua prática pedagógica a partir deste período. 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200501119366)
	sem. N/A: corporeidade e motricidade
	Pontos: 0,0 /1,0 
	Segundo Tubino (1992) o novo conceito de esporte a partir do pressuposto do direito a todas as práticas esportivas, passou a contar com as seguintes manifestações distintas e inter-atuantes: a) Manifestação esporte-performance, objetivando rendimento, numa estrutura formal e institucionalizada. b) Manifestação esporte-participação, visando o bem-estar para todas as pessoas, praticada voluntariamente e com conexões com os movimentos de educação permanente e com a saúde. c) Manifestação esporte-educação, com objetivos claros de formação, norteada por princípios sócio-educativos, preparando seus praticantes para a cidadania e para o lazer. (TUBINO, 1992, p.133). 
De acordo com a visão do autor explique: "O corpo no esporte" e o "corpo do esporte" 
		
	
Resposta: corpo no esporte vc precisa estar por inteiro focado no que vc vai fazer . corpo do esporte por mais quevc esteja cansado fraco siga em frente pois vc batalhou pra isso .
	
Gabarito: 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200501120467)
	1a sem.: Conceitos de corporeidade
	Pontos: 0,0 /1,0 
	A motricidade humana, conceito divulgado no Brasil pelo Professor Manuel Sergio a partir da década de 90, trata da Educação Física a partir de uma perspectiva 
		
	
	médica
	
	biológica
	
	tecnicista 
	
	cultural 
	
	biomédica 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200501610365)
	sem. N/A: Motricidade humana e a formação do profissional de educação física
	Pontos: 1,0 /1,0 
	Em que período da história a educação física escolar, entendida como atividade exclusivamente prática, tinha como função formar o atleta herói e construir homens obedientes e disciplinados:
		
	
	Iluminista.
	
	Higienista.
	
	Idealista.
	
	Culturalista.
	
	Militarista.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200501659522)
	sem. N/A: O papel da motricidade humana na construção da identidade
	Pontos: 0,0 /1,0 
	O corpo, com tantas atitudes equivocadas diante de tantas demandas nas práticas cotidianas, aumenta o risco de sua existência e se fragmenta num servir depreciado. Com isso, podemos afirmar que:
		
	
	a sociedade organizada, por conta da realidade sociocultural, pouco a pouco, não produz contradições e numerosos descaminhos de alienação que violenta a humanidade.
	
	a mídia é a única modeladora de corpos.
	
	os meios de comunicação não interferem na padronização dos corpos.
	
	motivada, principalmente pelos meios de comunicação, nossa história tem sido marcada pelos fazeres padronizados e pelos apelos de conservas culturais direcionados para os movimentos de repetições indesejáveis.
	
	apenas a mídia e não relações interpessoais "moldam" os corpos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200501610871)
	sem. N/A: - Estética e corporeidade: o corpo como sede dos signos sociais
	Pontos: 1,0 /1,0 
	O que podemos destacar como perspectiva de estudo da disciplina Corporeidade e Motricidade? Aponte a alternativa correta
		
	
	Apresentar aos alunos o esporte como principal exercício de índice de qualidade de vida.
	
	Estuda especificamente a cultura escolar que é objetivo da educação física escolar.
	
	Compreender o corpo humano como lugar de aprendizagem e integrar o corpo nesse mundo de exigências e de possibilidades.
	
	O estudo das brincadeiras no decorrer da educação básica.
	
	Apresentar a ludicidade como forma de ensino aprendizagem apenas na educação infantil.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200501120581)
	10a sem.: Corporeidade e mídia
	Pontos: 0,0 /1,0 
	Um profissional de educação física, no ambiente em que trabalha, diagnostica o grande interesse dos jovens pelas práticas corporais divulgadas na mídia impressa e nos programas de televisão que indicam dietas, medicamentos, cremes, peças de vestuário, calçados e aparelhos de musculação de última geração, que prometem que a pessoa atinja, em tempo reduzido, um corpo nos padrões divulgados como ideais pela mídia. 
Mauro Betti (2003), ao abordar a influência dos diferentes meios de comunicação sobre a construção das representações sociais a respeito dos conteúdos da cultura corporal de movimento, recomenda que o papel do professor de Educação Física seja o de mediador entre os conteúdos veiculados pela mídia e os alunos, satisfazendo essa demanda e, ao mesmo tempo, promovendo a capacidade crítica desses jovens.
Considerando-se as alternativas do fazer pedagógico diante do desafio dessa situação hipotética, como o profissional de educação física pode favorecer o desenvolvimento da crítica dos jovens às relações ideológicas entre corpo, subjetividade e cultura de consumo? 
		
	
	Comparando as principais vantagens dos métodos de emagrecimento comumente divulgados nas revistas de grande circulação.
	
	Reconhecendo os conflitos de interesse existentes dentro do grupo em relação ao corpo e verificando a melhor maneira de harmonizá-los.
	
	Debatendo vantagens e desvantagens das atividades corporais associadas com o conhecimento de si e de sua realidade social.
	
	Comentando as características de novos equipamentos esportivos destacadas pelas propagandas para a prática de exercícios.
	
	Identificando as barreiras que impedem os jovens de experimentar as práticas corporais que sempre aparecem na televisão. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200501118856)
	8a sem.: comportamento afetivo
	Pontos: 1,0 /1,0 
	O autoconceito é o aspecto do comportamento afetivo, considerado como a percepção que o indivíduo tem de suas características, atributos e limitações, e as maneiras pelas quais essas qualidades são tão similares quanto diferentes das de outras pessoas. Considerando esta definição, de que forma o professor de Educação Física deve atuar de modo a desenvolver o autoconceito positivo em seus alunos? 
		
	
	Trabalhar com exercícios ginásticos para a manutenção da saúde e por meio de aulas teóricas deve discutir hábitos de higiene, postura, etc.
	
	Não trabalhando com as modalidades esportivas para que os alunos menos habilidosos não se frustrem. O único conteúdo trabalhado deve ser os jogos coopertaivos.
	
	Orientando os alunos para que eles atinjam um padrão de beleza compatível com a sociedade em que eles vivem. 
	
	Possibilitando diversas práticas da cultura corporal, como o esporte, as ginásticas, as danças e as luta,s e considerar o repertório corporal que cada aluno possui quando chega à escola, discutindo a respeito de seus limites e possibilidades.
	
	Deve trabalhar somente com as modalidades esportivas pois é por meio da vivência do esporte que o aluno aprende a ganhar e a perder.9a Questão (Ref.: 200501120605)
	9a sem.: Aspectos pedagógicos
	Pontos: 0,0 /1,0 
	A partir de uma análise sociológica, o esporte, como é praticado hoje, expressa o resultado de uma forma padronizada de fazer uso do corpo. Entretanto, ao considerar-se a sua disseminação em escala planetária, identificam- se várias formas de prática-los. Apesar disso, o esporte profissional continua a ser uma referência para a Educação Física escolar. Porém é indispensável que se faça uma clara distinção entre os objetivos do esporte de rendimento e o escolar. Sendo assim, qual é o principal objetivo do esporte na escola? 
		
	
	O aprimoramento dos alunos como seres humanos, por meio de grande exigência, disciplina e condicionamento físico. 
	
	O bem-estar de todos os alunos, por meio da prática voluntária e com conexões com os movimentos de educação e saúde.
	
	A formação, norteada por princípios sócio-educativos, preparando seus praticantes para a cidadania e para o lazer. 
	
	O respeito à seleção natural, que determina o sucesso dos mais fortes.
	
	O rendimento físico, numa estrutura formal e institucionalizada.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200501740066)
	sem. N/A: CORPOREIDADE
	Pontos: 0,0 /1,0 
	A ciência da Motricidade Humana  discute  importância dos professores de Educação Física enriquecerem a prática pedagógica e sua intervenção na escola, numa direção que modifiquem as ações naturalizadas de mecanização do movimento que é baseada apenas na dimensão motriz do corpo, para uma outra, que lhe reconhece o estatuto cultural, baseada na corporeidade. 
Considerando a leitura do texto acima, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Há um movimento reflexivo que busca reafirmar a tradição marcada pelos estudos das ciências da natureza, nas intervenções na área da Educação Física Escolar que permitem o entendimento da relação corpo / mente de forma fragmentada.
	
	Há um movimento reflexivo que busca repensar a tradição de uma visão limitada de atividade corporal, aplicada aos estudos e intervenções na área da Educação Física Escolar e que tem avançado em direção ao entendimento do corpo numa perspectiva sócio-cultural e histórica 
	
	Há um movimento reflexivo que desconsidera a perspectiva sócio-histórico e cultural para compreensão da relação corporalidade e Educação Física Escolar. 
	
	Há um movimento reflexivo que busca separar os aspectos do corpo e da mente, reafirmando as dualidades existentes na sociedade atual.
	
	Há um movimento reflexivo que busca valorizar o corpo em sua complexidade pautado nas explicações das ciências naturais e numa visão positivista de homem e sociedade.

Continue navegando