Buscar

apol 1 analise competitiva/ core competence

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise de Vantagem Competitiva
Baseado no material disponível na Rota de Aprendizagem e no livro, e reportando-se aos fundamentos da análise de Swot, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A análise do ambiente interno é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
	
	B
	Na análise do ambiente externo, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção.
	
	C
	A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
O autor Kotler (2000), nos ensina que a ferramenta “ANÁLISE SWOT” se apresenta mediante a divisão do ambiente organizacional em ambiente interno e ambiente externo.
No ambiente interno, são analisadas as forças e fraquezas da organização e no ambiente externo são analisadas as oportunidades e ameaças da organização.
Na análise do ambiente interno, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção, entre outros.
De outra forma, na análise dos pontos fracos mais importantes em face sua estrutura interna de operações, se pode destacar elementos semelhantes aqueles listados como pontos fortes, a depender de sua capacidade de gerar ou não as forças competitivas internas necessárias. Assim, por exemplo, os recursos empresariais ligados a tecnologia, a estrutura de pessoal e colaboradores, a sua estrutura de gestão administrativa, as dificuldades financeiras, ou necessidade de caixa financiada por terceiros, ou agentes bancários, por exemplo, podem se constituir em fraquezas importantes e perigosas para o sucesso da gestão empresarial e merecem, certamente, cuidados especiais.
Outras fraquezas não menos importante, no âmbito da análise interna das organizações, refere-se a eventuais déficits e incapacidade de planejamento, controle, execução de processos de gestão e de obtenção de resultados determinados como metas e objetivos ou, ainda, deficiências na capacidade produtiva, seja por ausência de processos adequados ou por obsolescência de instalações e equipamentos.
A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).
 
	
	D
	A matriz SWOT que sua principal contribuição e conceito advém da ideia que a empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que tem capacidade maior para gerar rentabilidade e desta forma contribuindo para dar melhor suporte aos negócios realizados com produtos que precisam de caixa para poder se desenvolver e outrora tornarem-se lucrativos.
	
	E
	A matriz SWOT trabalha com aspectos relacionados as forças da competição e concorrência empresarial, aos aspectos do poder de negociação de compradores e de fornecedores e, também em relação a ameaça de novos entrantes e do poder de ação dos produtos substitutos.
Questão 2/5 - Análise de Vantagem Competitiva
A respeito da transformação estratégica, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Para a transformação estratégica é dispensável adotar uma postura e ações de monitoramento da proposta de transformação estratégica mediante o acompanhamento, par e passo, das iniciativas e ações previstas para saber como estão sendo executadas, bastando apenas que as pessoas sejam informadas a respeito.
	
	B
	Embora a certeza da ação sistêmica na organização, o modelo de transformação estratégias a serem implementadas não deve ser diferente para áreas semelhantes, em função em função de seus papeis organizacionais diferentes, pois todos fazem parte da mesma empresa.
	
	C
	A transformação estratégica irá requerer da organização, e portanto de seus principais e destacados gestores, uma atuação de forma a produzir e conduzir o processo de mudança das atitudes e das ações que visem a adoção da nova forma de pensamento e de agir da empresa.
Você acertou!
A transformação estratégica irá requerer da organização, e portanto de seus principais e destacados gestores, uma atuação de forma a produzir e conduzir o processo de mudança das atitudes e das ações que visem a adoção da nova forma de pensamento e de agir da empresa.
Será imprescindível adotar uma postura e ações de monitoramento da proposta de transformação estratégica mediante o acompanhamento, par e passo, das iniciativas e ações previstas para saber como estão sendo executadas as diversas ações e compromissos assumidos para mudança do comportamento estratégico e a apuração dos resultados.
Vale ressaltar o desafio da transformação estratégica irá, certamente, enfrentar diversos momentos em que, se não monitorado e controlado, será possível constatar vieses de comportamentos que buscarão destituir os propósitos previstos, fazendo-se retornar ao estado inicial das coisas e destruindo as propostas de transformação estratégica.
	
	D
	Em todas as empresas,  se irá encontrar pessoas dispostas a pensar e a agir de forma estratégica. Será muito comum encontrar pessoas dispostas a atuar com este tipo de comportamento, pois as empresas trabalham com o propósito de mudar suas atitudes dentro da empresa.
	
	E
	Todo processo de gestão estratégica deve considerar a empresa como um organismo extensivo da ação e da vontade dos sócios, e a vontade deles deve ser soberana, dispensando-se o pensamento sistêmico, que envolve todas as áreas da empresa e todas elas devem estar alinhadas para que os resultados possam ser eficazes.
Questão 3/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Segundo o modelo de Porter, temos cinco forças atuando em uma indústria. São elas: 
I. ameaça de produtos substitutos;
II. novos entrantes;
III. poder de negociação dos clientes;
IV. poder de negociação dos fornecedores;
V. rivalidade entre empresas existentes.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas I, II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas II, III e IV estão corretas;
	
	C
	Apenas III, IV e V estão corretas.
	
	D
	Apenas IV, V e I estão corretas;
	
	E
	Todas as alternativas estão corretas.
Você acertou!
A resposta refere-se a segundo parágrafo do tema 01 da rota 01.
Questão 4/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Qual a palavra que se refere à união de duas ou mais organizações formando uma única empresa, geralmente sob controle administrativo da maior ou mais próspera?
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Aquisição;
	
	B
	Fusão;
Você acertou!
A resposta está explícita no 4º parágrafo tema 5 da rota 2:
“União de duas ou mais organizações que formam uma única empresa, geralmente sob controle administrativo da maior ou mais próspera (Rossetti, 2001). As fusões são o resultado da união de organizações distintas que forma uma terceira diferente das originais. ”
	
	C
	Joint Venture;D
	Associação;
	
	E
	Parceria.
Questão 5/5 - Estratégia, Core Competence e Mudança
Sobre a estratégia de liderança e custos, podemos afirmar corretamente que:
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A colocação em prática da estratégia de baixo custo pode exigir investimento pesado de capital em equipamento atualizado, fixação de preço agressiva e prejuízos iniciais para consolidar a parcela de mercado.
Você acertou!
A resposta refere-se ao último parágrafo do tema 02 da rota 01.
	
	B
	Basta haver uma estrutura de preços baixos para que a empresa se posicione bem em uma indústria, seja ela de que segmento for, pois clientes e consumidores valorizam custos acima de tudo.
	
	C
	Consumidores valorizam custos iniciais, mas tendem a se adequar às exigências de qualidade no decorre do relacionamento com as empresas. Assim, a estratégia de custos nunca deveria ser adotada em um segmento competitivo.
	
	D
	Da estratégia de baixo custo não se pode esperar uma estratégia seguinte de expansão, pois sempre haverá poder de barganha dos clientes;
	
	E
	Em todas as estratégias que envolvem baixos custos o poder de barganha dos clientes é decisivo para a não entrada de empresas concorrentes.

Continue navegando