Buscar

Relatório de prática 3 - Gramatura e espessura de PEBD


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
GRAMATURA E ESPESSURA DE PEBD
Aluno
Welbert de Freitas Reis
200920341
Professora
Kelen Cristina dos Reis
LAVRAS
MINAS GERAIS - BRASIL
Maio de 2012�
Objetivo
	Como objetivo deste relatório, temos que observar e comparar a espessura e gramatura em filme de polietileno.
Introdução
Assim como foi abordado no ultimo relatório, o polietileno é um polímero parcialmente cristalino, flexível, cujas propriedades são acentuadamente influenciadas pela quantidade relativa das fases amorfa e cristalina.
Em especial o PEBD, ou seja, filmes de polietileno de baixa densidade são largamente utilizados por indústrias alimentícias, têxteis, autopeças, confecções, metalúrgicas, entre outros. O filme PEBD é utilizado na fabricação de sacolas e envelopes, que necessitem de maior resistência, que precise ser fabricado em uma espessura mais grossa.
Algumas das propriedades desse filme são: ótima selagem, boa resistência a rasgo, baixa resistência à tração, não toxico e pode manter contato com alimentos.
Como estaremos realizando duas analises para desenvolvimento do relatório, segue a definição do que seria essas analises e como elas podem contribuir para avaliação do filme estudado.
Entende-se por espessura a distância perpendicular entre duas superfícies principais de um material, sendo este um parâmetro utilizado como referência na área de embalagens plásticas. Por meio da determinação da espessura de um material, e de sua natureza química, pode-se obter informações sobre suas propriedades mecânicas e de barreira a gases e ao vapor d’água, bem como estimar a vida útil do produto por ela embalado (SARANTÓPOULOS et al., 2002).
Através da determinação da espessura é possível avaliar também a homogeneidade do filme. Variações na espessura de um material implicam em problemas no seu desempenho mecânico e perda de barreira, que completem o desempenho da embalagem (SARANTÓPOULOS et al., 2002).
A gramatura de filmes, é definida como o peso de uma determinada área do material, está diretamente relacionada à resistência mecânica dos filmes, sendo que maiores gramaturas oferecem maiores resistências mecânicas (OLIVEIRA et al., 1996).
Materiais e métodos
	Para este relatório tivemos como materiais amostras, no tamanho de 100 cm², de filmes de polietileno, e foi utilizado como equipamento o micrometro e uma balança analítica.
O método de analise consistiu em medir com o auxilio do micrometro vários pontos nos filmes de polietileno e dessa maneira obter a espessura no ponto. Em seguida, foi feita a retirada da tinta presente no filme, resultante de um processo de estampagem e foi refeita a medição da espessura, com objetivo de comparação dos resultados.
Os filmes também foram pesados em uma balança analítica, antes e após a retirada da tinta, com o objetivo de calcular a gramatura do filme.
Resultados e discussões
	Abaixo seguem as tabelas com os dados recolhidos das analises citadas acima.
Tabela 1 – Espessura do Filme de Polietileno
	
	Espessura Filme COM Tinta (mm)
	Espessura Filme SEM Tinta (mm)
	Ponto 1
	0,070
	0,069
	Ponto 2
	0,070
	0,069
	Ponto 3
	0,069
	0,066
	Média
	0,06967
	0,068
	Desvio Médio
	0,000471
	0,001414
Tabela 2 – Peso e Gramatura do Filme de Polietileno
	
	Filme COM Tinta
	Filme SEM Tinta
	Peso (gramas)
	0,6253
	0,6220
	Gramatura (g/m²)
	62,53
	62,20
	A gramatura dos filmes foi calculada de acordo com a definição e a formula é a seguinte:
Gramatura (g/m²) = (Peso (gramas) / Área (cm²)) x 10000
Conclusão
	Conforme podemos observar pela tabela 1, a diferença média entre os pontos analisados do filme está relativamente pequena, o que significa que o filme apresenta boa qualidade. Ainda na tabela 1, observamos como a tinta presente na estampa do filme influencia a espessura do mesmo, isso além de alterar as características de opacidade, pode acarretar em alterações nas propriedades mecânicas do filme.
Já na tabela 2 é apresentado o peso e gramatura do filme. Podemos observar uma pequena diferença em relação quando esses dados são medidos no filme ainda com a tinta e após o tratamento com o solvente, ou seja, sem a presença da tinta.
Referências Bibliográficas
Polietileno: Principais Tipos, Propriedades e Aplicações - Fernanda M. B. Coutinho, Ivana L. Mello, Luiz C. de Santa Maria Instituto de Química, UERJ, acessado em 4 de maio de 2012.
	Website: http://www.scielo.br/pdf/po/v13n1/15064.pdf
CONTROLE DE QUALIDADE DE EMBALAGENS FLEXÍVEIS PARA BISCOITOS - Lílian Rosa Mota, acessado em 8 de maio de 2012.
Website: http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/8930/material/TCC-Lilian%20-%20CONTROLE%20DE%20QUALIDADE%20DE%20EMBALAGENS%20FLEX%C3%8DVEIS%20PARA%20BISCOITOS.pdf
Características físicas de filmes biodegradáveis produzidos a partir de amidos modificados de mandioca - Celina Maria HenriqueI, *; Marney Pascoli CeredaII; Silene Bruder Silveira SarmentoIII, acessado em 8 de maio de 2012.
Website: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-20612008000100033
PEBD - POLIETILENO DE BAIXA DENSIDADE, acessado em 8 de maio de 2012.
Website: http://www.efeitoplastico.com.br/pebd.htm
FILME PEBD – Embalagem IDEAL, Soluveis em Embalagens Flexiveis, acessado em 8 de maio de 2012.
Website: http://www.embalagemideal.com.br/filme-pebd.html