Buscar

Nicolle Guerreiro Chaboudet CEDERJ LETRAS UFF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEDERJ
Matrícula: 15113120146
Nome: Nicolle Guerreiro Chaboudet
Prática de Ensino II
Questão 1:
Eu escolheria para trabalhar com meus alunos a figura 1 em que retrata uma forma de organização em que os alunos entre si trocam informações, conhecimentos e assim aprendem de forma simples e dinâmica ao invés de o professor explicar a matéria de forma que os alunos não sejam motivados a pensar, a criar seu próprio conceito sobre o assunto abordado. 
Escola distante de casa falta de transporte escolar, não ter adulto que leve até a escola, falta de interesse dos alunos. Ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar. Algumas expressões ditas na escola, já revelam o preconceito. “Chegou o burro”, “chegou o favelado”. Os professores devem criar métodos de melhor interação, promovendo a inclusão de todos. 
O professor nessa concepção é o mediador, que proporciona vários meios de aprendizagem, caminha junto, e interfere nas horas necessárias. O currículo é o gerador de práticas escolares. O interacionismo é umas concepções em que os alunos trocam informações, pesquisam, fortalecendo a aprendizagem. Outra usada é o empirismo, conhecimento é um fruto de experiência, uma relação treinável. 
 Questão 2:
 (3)
 (2)
 (1)
 (3)
Questão 3:
  É a organização dos registros dos alunos, durante um período. O portfólio pode ser considerado um meio de apresentar a reconstrução do processo de aprendizagem. É, portanto, um instrumento de avaliação processual, viabiliza o acompanhamento do processo evolutivo do trabalho realizado. Um acompanhamento pontual dos alunos, de modo que, durante as atividades, observe atentamente, registrando, em um caderno, o desempenho do grupo como um todo e específico de cada aluno. Além da observação própria do professor, é relevante que solicite registros escritos ou orais dos alunos de modo a identificar o que aprenderam, quais foram as dificuldades etc. Esta avaliação construtiva do processo convida o aluno a refletir sobre seu processo de aprendizagem.
Referências Bibliográficas:
Caderno didático CEDERJ – CECIERJ- Volume 1- Pratica de Ensino II

Outros materiais