Buscar

Regulação do metabolismo Microbiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Microbiologia
- 21/10/2013 -
Regulação do metabolismo Microbiano
Pontos de Regulação: Regulação do metabolismo se da basicamente regulação das enzimas responsáveis por toda atividade celular, essa regulação pode ser por vias Constitutivas que são por enzimas que sempre existem e Induzidas que são por vias que não existem sempre, como a utilização de lactose. Essa regulação se da pelo transporte, atividades e síntese.
Transporte : O transporte de um substrato para diferentes locais também ajuda a regular a atividade enzimática.
Atividade enzimática:
A regulação na atividade enzimática responde mais rapidamente a flutuação do meio, sendo mais comum em enzimas constitutivas que estão presentes no metabolismo central (Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Transportadora de Elétrons). Esse controle da atividade enzimática pode ocorre por propriedades cinéticas, interações alostériras e Modificações covalentes.
× Propriedades Cinéticas: Quanto mais substrato mais veloz é a atividade enzimática
× Interações Alostéricas: São associações reversíveis com enzimas muito presentes nas vias metabólicas centrais. Para estudar a regulação da atividade de enzimas alostéricas, será descrita a regulação da atividade da enzima fosfofrutocinase, que catalisa a terceira reação da via glicolítica, na qual frutose-6-P é fosforilada a frutose-1,6-P. Uma enzima alostérica é aquela que existe em duas conformações. Sua conformação da enzima alostérica alterna em função da sua ligação com um efetor alostérico. Quando a enzima alostérica está ligada ao efetor alostérico negativo, a afinidade da enzima pelo substrato diminui e, consequentemente, a sua atividade é baixa. Por outro lado, a interação com o efetor alostérico positivo aumenta a afinidade da enzima pelo substrato e, consequentemente, a atividade enzimática é alta. A enzima fosfofrutocinase interage tanto com efetores alostéricos positivos quanto negativos. O aumento da concentração de AMP e ADP no citoplasma da célula é acompanhado pela diminuição da concentração de ATP. Nessa condição, a enzima fosfofrutocinase tem sua atividade aumentada, em função do aumento da concentração dos efetores alostéricos positivos AMP e ADP. Assim, haverá uma maior síntese de ATP pela célula, pois o ATP é um dos produtos finais da via glicolítica. Por outro lado, alta concentração de ATP no citoplasma sinaliza que esse metabólito está sendo produzido mais rápido do que consumido. Nessa condição, a atividade da enzima fosfofrutocinase diminui, pois o ATP age como um efetor alostérico negativo.
Síntese Enzimática: E. Coli somente sintetiza enzimas para assimilação de lactose se este açúcar estiver presente no meio.