Buscar

Trabalho processo civil - sentenças

Prévia do material em texto

O Código de Processo Civil, a partir do art. 282, trata do procedimento ordinário, que está dividido em quatro fases:
Fase Postulatória: Fase em que o Autor apresenta à petição inicial e o Réu a resposta. Nesta fase prevalecem os atos de requerimentos das partes.
Fase Ordinatória: Fase em que o Juiz saneia o processo e aprecia os requerimentos de provas formulados pelas partes.
Fase Instrutória: Fase em que são produzidas as provas.
Fase Decisória: Fase em que será prolatada a Sentença.
São sentenças as decisões do juiz que extinguem o processo com ou sem resolução no mérito, conforme se pautem nos artigos 269 ou 267, respectivamente.
Conceito de sentença: é o ato culminante do processo de conhecimento. Na sentença, o juiz, na qualidade de representante do Estado, dá, com base em fatos, na lei e no direito, uma resposta imperativa ao pedido formulado pelo autor, bem como à resistência oposta a esse pedido, pelo réu, na defesa apresentada. ¹
Espécies de sentença
Definitivas -> Adentram o mérito, CPC art. 269. Faz coisa julgada material.
Diz-se definitiva a sentença que aprecia o mérito da causa, resolvendo o litígio submetido à apreciação judicial. Regra geral, as sentenças de mérito transitam em julgado materialmente, impedindo a repropositura da demanda. Exceptuam-se as sentenças que decidem relações jurídicas continuativas, ou seja, relações jurídicas que se protraem no tempo.
Durante a continuidade da relação jurídica objeto de decisão judicial, é permitida a rediscussão do que restou previamente decidido, em razão de alteração de situação fática em que se baseou a sentença e que leve a necessidade de revisão. É o caso, por exemplo, das sentenças que decidem alimentos, quando houver alteração no binômio necessidade/possibilidade.
É o caso também das sentenças proferidas nas medidas cautelares, CPC art. 810, e em jurisdição voluntária, CPC art. 1.111.
Terminativas -> Não discutem o mérito, CPC art. 267. Faz coisa julgada formal.
Diz-se terminativa a sentença que extingue o processo sem adentrar ao mérito da causa, extinguindo o processo, sem resolução de mérito. Regra geral, as sentenças sem resolução de mérito transitam em julgado formalmente. Podendo assim entrar com nova propositura da demanda. Salvo o disposto no art.267, V do CPC, a extinção do processo não obsta a que o autor intente de novo a ação, art. 268 do CPC, salvo § único.
	¹ARRUDA ALVIM, Manual de Direito Processual Civil, 11 ed., São Paulo, RT, 2007, vol. 2.

Continue navegando