Buscar

Manual do Proprietário - (Planejamento e orçamento)

Prévia do material em texto

Manual do Proprietário
Termo de Garantia
Uso e Manutenção do Imóvel
Operação do Imóvel
INDICE
APRESENTAÇÃO								03
Primeiros passos								03
GARANTIAS E RESPONSABILIDADES DO PROPIETÁRIO		04
ASSISTÊNCIA TÉCNICA							05
CERTIFICADO DE GARANTIA						05
Da abrangência da garantia						05
Das variações usuais inerentes à natureza do imóvel 			06
Dos prazos de garantia							06
Do prazo para reparo dos defeitos constatados				07
Da extinção e perda da garantia						07
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS						08
DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS EMPREGADOS			09
OPERAÇÃO E USO								12
Modificações e reformas							12
Situações de emergência							13
INSTALAÇÕES INTERNAS DE SUA RESIDÊNCIA			13
Instalações hidráulicas							13
Água fria									13
Esgoto									14
Águas pluviais								15
Instalações elétricas							16
Pisos e rodapés								16
Paredes									17
Teto- forro de gesso							18
Portas, batentes e ferragens						18
Esquadrias de alumínio							19
Louças e metais sanitários						19
Bancadas									20
Vidros									20
APRESENTAÇÃO
É com imensa satisfação que entregamos a você cliente, a chave de seu imóvel construído com os mais elevados padrões de qualidade. 
Durante todo o processo de execução de toda a obra, uma série de materiais heterogêneos foram utilizados. Sua durabilidade poderá aumentar dependendo do uso correto e da boa conservação a eles dedicada. Portanto, ao receber a chave e tomar posse do imóvel, a responsabilidade integral pela sua conservação e manutenção periódica, independente das garantias legais que lhe são asseguradas, passa a ser do proprietário. 
Este manual tem o intuito de auxiliar os usuários na correta utilização e manutenção do imóvel, contendo as principais informações sobre o imóvel e seu uso, tais como as características construtivas, materiais empregados, informações técnicas de projeto, cuidados necessários durante as operações de limpeza, manutenção e garantias. 
I. PRIMEIROS PASSOS
Ao receber a chave da sua residência, você deverá solicitar junto a ENERGISA, pelo telefone 0800-6464196, ou dirigindo se a uma agencia da ENERGISA ou ainda acessando o site WWW.cemat.com.br a ligação da energia elétrica da sua residência. Para a referente solicitação tenha em mãos o endereço completo e os dados do consumidor como, por exemplo, e CPF e o tipo de disjuntor. 
Ligar o disjuntor e, em seguida, acionar todos os disjuntores do QT - Quadro de Distribuição de Circuitos Terminais - instalado no hall do térreo.
GARANTIAS E RESPONSABILIDADES DO PROPRIETÁRIO
Antes de receber a chave do imóvel, o Sr proprietário foi convocado para uma vistoria a sua residência, acompanhado por um representante legal da Medéia Construtora. Verificou se as especificações se haviam defeitos aparentes de construção. No caso de constatação de alguma irregularidade, esta foi registrada na Ficha de Vistoria do Imóvel, para correção. Após a correção das irregularidades, o proprietário realizou nova vistoria e recebeu as chaves da unidade.
Todas as garantias, direitos e deveres do proprietário apontados neste manual, regem se pela Lei 8.078 de 11/09/90, que dispõe sobre a proteção do consumidor, pelo Código Civil Brasileiro e pelas normas da ABNT. A unidade residencial unifamiliar foi construída seguindo as orientações das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), utilizando materiais e serviços adquiridos de fornecedores devidamente qualificados.
Para maiores informações ao proprietário, esclarecemos a seguir, os tipos de defeitos e respectivos prazos para reclamação, previstos no Código de Defesa do Consumidor.
Defeitos Aparentes: são aqueles de fácil constatação, detectados quando da vistoria para recebimento do imóvel. Esses defeitos serão relacionados na ficha de vistoria.
Defeitos Ocultos: são aqueles não detectáveis no momento da entrega da residência construída e que podem surgir durante a utilização normal do imóvel. O prazo para reclamação deste tipo de defeito esta descrito na Tabela de Garantia.
Solidez da Construção, Segurança do Trabalho, Utilização de Materiais e Solo: a empresa Medéia Construtora responderá pelo prazo de cinco anos a contar da data de conclusão e entrega da chave do imóvel, pela solidez e segurança da edificação.
Após a entrega da chave do imóvel, de acordo com o estabelecido no uso e manutenção do imóvel, obriga se o proprietário, em conseqüência, a permitir o acesso do profissional em suas dependências, para proceder à Vistoria Técnica, sob pena de perda de garantia. 
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Posteriormente a posso do imóvel, se encontrada alguma irregularidade, o proprietário deverá solicitar o reparo da mesma através do email de relacionamento apolianavieira.16@hotmail.com, ou pela central de atendimento ao cliente- 0800 991 42 899 da forma mais completa e esclarecedora possível. Sua solicitação irá automaticamente para o Departamento de Assistência Técnica.
A Medéia Construtora irá encaminhar um técnico responsável pelo empreendimento onde deverá entrar em contato com o proprietário no prazo máximo de 7 dias agendando uma data para a visita.
CERTIFICADO DE GARANTIA
DA ABRANGÊNCIA DA GARANTIA
1. A garantia abrange a solidez e estabilidade da construção, a qualidade dos materiais empregados, dos equipamentos utilizados, bem como a qualidade de serviços e instalações desses materiais e equipamentos.
1.1 Os materiais, equipamentos ou serviços reconhecidos como defeituosos serão substituídos ou reparados pela equipe de manutenção do fornecedor ou da Construtora.
1.2 Os materiais e equipamentos substituídos são de propriedade da construtora.
1.3 Todos os materiais ou equipamentos substituídos e todos os serviços executados, cobertos pela garantia, serão gratuitos.
2. São condições para a garantia se efetivar:
2.1 Que a reclamação seja feita através da Central de atendimento ao cliente, imediatamente após a constatação do defeito para evitar agravamentos.
2.2 Que o reparo seja executado pela Construtora ou por seus prepostos autorizados.
2.3 Que os defeitos não resultem de desgaste natural dos materiais, de prolongado desuso, de utilização inadequada, de acidentes de qualquer natureza, de manifestações climáticas atípicas e de casos de fortuitos e de força maior.
2.4 Que o imóvel tenha sido adequadamente usado, e tenham sido observadas as recomendações especificadas quanto ao seu uso e manutenção.
DAS VARIAÇÕES USUAIS INERENTES À NATUREZA DO IMÓVEL
São variações usualmente observadas e admissíveis em decorrência da natureza do processo construtivo e do imóvel:
1. Deformações e fissuras decorrentes dos esforços solicitantes normais a que é submetido o imóvel, dentro dos limites estabelecidos pela Norma Técnica NB-1/78, da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, para “Projeto e execução de Obras de Concreto Armado”.
2. Leves ondulações e pequenas fissuras nos revestimentos de gesso liso sobre alvenaria ou nos revestimentos de fachadas.
3. Diferenças de cor, tonalidade ou textura em elementos de origem mineral e vegetal, tais como madeira, pedra, mármores e granitos.
4. Deformações próprias das peças de madeira, que não prejudiquem o seu uso, ou não ocasionem acentuado prejuízo estético.
5. Outras variações intrínsecas e próprias do processo construtivo ou dos materiais aplicados. 
 DOS PRAZOS DE GARANTIA 
1. Os prazos de Garantia dos materiais e serviços são previstos pelo Código Civil Brasileiro, Código de Defesa do Consumidor e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT.
2. Os prazos têm inicio a partir da data do Termo de recebimento do imóvel e não se alteram em relação a cessionário na hipótese de cessão e transferência do mesmo imóvel. 
DO PRAZO PARA REPARO DOS DEFEITOS CONSTATADOS
Em conformidade com o artigo 18, parágrafo 2°, da Lei n° 8078/90, fica expressamente convencionada entre as partes, Adquirente e Construtora, a aplicação do prazo para a conclusão de reparos em até 180 dias contados a partir dadata de notificação do defeito, estando essa dentro dos prazos de garantia.
DA EXTINÇÃO E PERDA DE GARANTIA
1. A garantia acaba pelo decurso de sua validade.
2. A perda da garantia ocorre a qualquer tempo, em se verificado uma das seguintes hipóteses: 
2.1 A aplicação incorreta de qualquer uma das recomendações que se diz a respeito do uso e manutenção preventiva do imóvel;
2.2 Se, nos termos do artigo 1058 do Código Civil, ocorrer qualquer caso fortuito, ou de força maior, que impossibilite a manutenção da garantia concedida;
2.3 Modificações no imóvel, pelo adquirente ou usuário, alterando o projeto original;
2.4 A execução dos serviços de revisão, consertos ou reparos por pessoal não autorizado pela Medéia Construtora, com fornecimento de materiais e serviços pelo adquirente ou usuário;
2.5 Se houver danos por mau uso, ou não respeitando os limites admissíveis de sobrecarga nas instalações e estruturas;
2.6 Se o adquirente ou usuário não permitir o acesso do profissional destacado pela Medéia Construtora, nas dependências do imóvel para realizar a vistoria técnica;
2.7 Se forem identificadas irregularidades na vistoria técnica e as devidas providenciam sugeridas não forem tomadas por parte do adquirente ou usuário;
2.8 A não realização de obras ou serviços periódicas de manutenção preventiva no imóvel. 
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 
A estrutura foi concebida em concreto armado.
É importante colocarmos alguns cuidados a serem observados, evitando problemas mais sérios: 
Não é permitida a abertura de vazios nos forros de gesso. Conforme normas técnicas não poderão ser usados como deposito de materiais e tão pouco andar sobre eles, pois não foram dimensionados para suportar esta sobrecarga.
As paredes não podem sofrer modificações ou reformas, nem serem demolidas em hipótese alguma.
A seguir descrevemos detalhadamente os materiais utilizados no acabamento da sua residência unifamiliar, assim como as marcas e referencias. Isto lhe será útil, caso seja necessário solicitar reparos e reposições de peças aos respectivos fornecedores.
DESCRIÇÃO DOS MATERIAIS EMPREGADOS
A seguir, encontram-se detalhadamente os materiais utilizados no acabamento da sua residência, assim como as marcas e referencias. Isto lhe será útil, caso seja necessário solicitar reparos e reposições de peças aos respectivos fornecedores:
	AMBIENTE
ACABAMENTO
	SALA TV/JANTAR
	QUARTO 1
	QUARTO 2
	W.C 1 e 2
	COZINHA
	A. SERVIÇO
	GARANGEM
	PINTURA
	Teto
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
	Paredes internas
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura acrílica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica interna rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
	Paredes externas
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura 
Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
Textura Rústica externa rolada branco- Tinta látex Hidronorth Branco Neve
	
	Portas internas
	
Esmalte Premium acetinado Branco Neve Hidronorth
	
Porta em madeira, tinta Rsistintas Martcril na cor Branco
	
Porta em madeira, tinta Rsistintas Martcril na cor Branco
	
Porta em madeira, tinta Rsistintas Martcril na cor Branco 
	
Esmalte Premium acetinado Branco Neve Hidronorth
	
Esmalte Premium acetinado Branco Neve Hidronorth
	
	AMBIENTE
ACABAMENTO
	SALA TV/JANTAR
	QUARTO 1
	QUARTO 2
	W.C 1 e 2
	COZINHA
	A. SERVIÇO
	GARANGEM
	PINTURA
	Batentes
	
Esmalte Premium acetinado Branco Neve Hidronorth
	
Esmalte Premium acetinado Branco Neve Hidronorth
	
Esmalte Premium acetinado Branco Neve Hidronorth
	
Esmalte Premium acetinado Branco Neve Hidronorth
	
	
	
	REVESTIMENTO CERÂMICO
	Piso
	
Piso Esmaltado Lef Cerâmico- ref 37380 PEI 4-31x31 ou 37x37
	
Piso Esmaltado Lef Cerâmico- ref 37380 PEI 4-31x31 ou 37x37
	
Piso Esmaltado Lef Cerâmico- ref 37380 PEI 4-31x31 ou 37x37
	
Piso Esmaltado Lef Cerâmico- ref 37380 PEI 4-31x31 ou 37x37
	
Piso Esmaltado Lef Cerâmico- ref 37380 PEI 4-31x31 ou 37x37
	
Piso Esmaltado Lef Cerâmico- ref 37380 PEI 4-31x31 ou 37x37
	
Piso Esmaltado Lef Cerâmico- ref 37380 PEI 4-31x31 ou 37x37
	
	Azulejo
	
	
	
	
Azulejo Esmaltado 0.31x0.41 Lef Cerâmico-ref 40377
	
Azulejo Esmaltado 0.31x0.41 Lef Cerâmico-ref 40377
	
Azulejo Esmaltado 0.31x0.41 Lef Cerâmico-ref 40377
	
	COMPONENTES ELÉTRICOS
	Tomadas e interruptores
	
Linha Primer Claris Shneider 
	
Linha Primer Claris Shneider
	
Linha Primer Claris Shneider
	
Linha Primer Claris Shneider
	
Linha Primer Claris Shneider
	
Linha Primer Claris Shneider
	
Linha Primer Claris Shneider
	FECHADURAS
	
Marca Stan
	
Marca Soprano referencia 1447000002
	
Marca Soprano referencia 1447000003
	
Marca Soprano referencia 1447000004
	
Marca Soprano referencia 1447000005
	
Marca Stan
	
	LOUÇAS SANITÁRIAS
	Tanque
	
	
	
	
	
	
Tanque plástico 
49x43x28.
Astra 15 litros
	
	AMBIENTE
ACABAMENTO
	SALA TV/JANTAR
	QUARTO 1
	QUARTO 2
	W.C 1 e 2
	COZINHA
	A. SERVIÇO
	GARANGEM
	LOUÇAS SANITÁRIAS
	Vaso sanitário
	
	
	
	
Bacia Sanitária com caixa acoplada colonial cor branca, marca Hevy
	
	
	
	
	Lavatório
	
	
	
	
Bancada de mármore Branco- Cuba DECA
	
Bancada de Mármore Ocre Itabira
	
	
	METAIS SANITÁRIOS
	Torneira
	
	
	
	
Torneira de Bancada bica alta- Marca Docol-CR
	
Torneira de parede DOCOL-DN15 (6”) a DN 25 (1)
	
Torneira de parede marca DOCOL 11.30 c/ bico 3/4
	
	
	Registros
	
	
	
	 
Base de registro Marca DOCOL 
	
Base de registro Marca DOCOL
	
	
	ESQUADRIAS
	Porta de Madeira
	
	
Porta de Madeira
0.7x2.11
	
Porta de Madeira
0.7x2.11
	
Porta de Madeira
0.6x2.11
	
	
	
	
	Porta de Metálicas
	
Porta metálica marca ESAF IBRAP-744x2170 
	
	
	
	
Porta metálica de correr marca ESAF IBRAP 188x2196 
	
Porta metálica marca ESAF IBRAP-744x2170 
	
Porta metálica marca ESAF IBRAP-744x2170 
	
	Janelas Metálicas
	
Janela metálica de correr cor branca ESAF IBRAP
	
Janela metálica de correr cor branca ESAF IBRAP
	
Janela metálica de correr cor branca ESAF IBRAP
	
Janela metálica Maxin-ar branca ESAF IBRAP
	
Janela metálica de correr cor branca ESAF IBRAP
	
Janela metálica de correr cor branca ESAF IBRAP
	
OPERAÇÃO E USO
MODIFICAÇÕES E REFORMAS
Ao planejar uma reforma em sua unidade, cuidados muito particulares devem ser tomados. 
O serviço só poderá ser executado após o recebimento do imóvel quando então o proprietário assume total responsabilidade sobre o mesmo.
É imprescindível a verificação de todos os projetos executivos, arquitetônicos e de instalações que são entregues pela Medéia Construtora ao proprietário, evitandoassim danos à unidade. Aconselhamos sempre uma consulta previa à construtora para analise da viabilidade da modificação ou reforma a ser executada e a contratação de profissionais tecnicamente qualificados.
Vale ressaltar novamente que as paredes não podem ser demolidas nem alteradas, pois as mesmas tem função estrutural.
No caso de alterações de revestimentos nas áreas molhadas, não deverão sofrer nenhum tipo de reforma sem orientação, sob o risco de causar sérios danos, acarretando conseqüentemente alto custo de reparação. 
Caso as especificações neste manual não seja rigorosamente seguida e respeitada e decorrer algum dano ao imóvel com a reforma, o mesmo poderá perder a garantia, já que o usou indevidamente. Um exemplo claro é a perfuração da parede por onde passa um cano de água. 
É importante também salientar que quaisquer modificações executadas no imóvel serão de inteira responsabilidade do proprietário, quer civil, criminal ou técnica, que se responsabiliza ainda por sua regularização nos órgãos competentes. A Medéia Construtora isenta se de qualquer responsabilidade, exceto sobre obras executadas pela mesma, não assumindo qualquer responsabilidade por reformas que alterem o projeto original.
SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Curto-circuito
Em caso de curto-circuito, os disjuntores do quadro de comando se desligarão automaticamente, desligando também as partes afetadas pela anormalidade. Para corrigir o sistema, basta voltar o disjuntor correspondente à posição original, mas, antes, procure verificar a causa do desligamento do disjuntor. Chame imediatamente um profissional especializado para reparar o problema.
Perfuração em tubulação hidráulica 
Fechar os registros de gaveta existentes na residência.
Para esgotar a água existente na tubulação, abra novamente os registros de gaveta do hidrômetro e as torneiras do ambiente, providenciando, em seguida, um técnico hidráulico para fazer o conserto.
Vazamento ou entupimento em tubulação de esgoto
No caso de algum vazamento no teto do térreo realizar uma revisão nos rejuntes e uma vistoria nos aparelhos sanitários, feita por um técnico hidráulico, para detectar o problema e, em seguida, reparar os vazamentos.
INSTALAÇÕES INTERNAS DE SUA RESIDÊNCIA
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS 
Toda a instalação hidráulica de sua unidade foi projetada e executada de modo a satisfazer as prescrições das Normas da ABNR. 
Mesmo tendo sido projetada e executada com qualidade para longa durabilidade, a instalação hidráulica de sua residência é uma das partes do imóvel que requer maiores cuidados de manutenção, visto que o seu mau uso pode acarretar entupimentos e outras avarias de difícil reparo. Assim, é de suma importância ler atentamente, todas as recomendações para sua conservação.
A medição de água é feita pelo hidrômetro instalado na sua residência. 
 ÁGUA FIRA
O sistema das instalações residencial de água fria foi elaborado de modo a garantir o fornecimento de água de forma continua, em quantidade suficiente, mantendo sua qualidade, com pressão e velocidades adequadas ao perfeito funcionamento das peças de utilização e do sistema de tubulações, preservando ao máximo o conforto dos usuários, incluindo a limitação dos níveis de ruído.
A população atendida pelas instalações de água fria foi estimada em 4 pessoas na residência, tendo consumo médio de 200 litros por pessoa por dia, tendo em vista a finalidade da edificação, (residência unifamiliar) as características dos usuários, os serviços e atividades oferecidos e o nível de atendimento requerido do sistema hidráulico.
 ESGOTO 
O sistema residencial de esgoto sanitário foi elaborado de forma a atender as exigências técnicas mínimas quanto à higiene, segurança, economia, e conforto dos usuários, incluindo a limitação dos níveis de ruído, permitindo: o rápido escoamento dos esgotos sanitários e fácil desobstrução, a vedação de passagem de gases e animais para o interior da casa.
Os ralos possuem grelhas de proteção, para evitar que os detritos maiores caiam em seu interior, ocasionando entupimentos. Evite deixá-los sem essas grelhas de proteção.
Estando o imóvel muito tempo sem uso, a água contida pode evaporar-se permitindo assim o retorno de gases com mau cheiro proveniente da rede de esgoto. Nesse caso, é indicado que as bocas dos ralos sejam tampadas com plásticos e as válvulas dos lavatórios com as devidas tampas plásticas.
Os vasos sanitários com caixa acoplada tem um funcionamento mais simples e silencioso que o de válvula de descarga, tendo conseqüentemente uma manutenção mais simples. Além disso, o volume de água existente nas caixas acopladas é, por Norma, suficiente para a eliminação dos resíduos, e relativamente menor que o volume despendido pelas válvulas, gerando, portanto, grande economia de água. 
O sistema de descarga são entregues funcionando e sem vazamentos. Pode ocorrer, porém, com o tempo, pequenos vazamentos observáveis através de filetes de água continua após seu enchimento. Nesse caso, a manutenção normalmente é simples, podendo ser executada até pelo próprio proprietário, bastando para tanto que se levante a tampa e regule a corda de nylon ligada no tampão.
Os ramais de esgoto da sua residência seguem em locais de fácil acesso, de modo a possibilitar os serviços de manutenção e é dotado de dispositivos de inspeção que permitirão futuras limpezas e desobstruções nos pontos considerados mais críticos e sujeitos a entupimentos ou deposito de sólidos.
O dimensionamento das instalações foi feito de acordo com os critérios fixados pela NBR-8160.
IV. ÁGUAS PLUVIAIS
O sistema das instalações residencial para captação de águas pluviais foi elaborado de forma a garantir níveis aceitáveis de funcionalidade, segurança, higiene, economia, durabilidade e conforto aos usuários da residência, incluindo um rápido escoamento das precipitações pluviais coletadas e facilidade de limpeza e desobstrução em qualquer ponto da rede, de acordo com a NBR- 10844/89.
O sistema de coleta e destino das águas pluviais é totalmente independente do sistema de esgoto sanitário, não havendo qualquer possibilidade de conexão entre eles. A água pluvial proveniente da cobertura deságua livremente no quintal. 
A fim de evitar problemas de entupimento, é importante proceder à limpeza periódica de todos os ralos e sifões das paias e lavatórios, assim como, não jogar papel e outros materiais nas bacias sanitárias. 
Se a torneira estiver vazando, primeiro você deve procurar o registro correspondente e fechar a passagem de água de todas as torneiras. 
Não rosqueie as torneiras e registros além do necessário, pois isso pode danificar as vedações internas.
Evite apoiar pesos nas torneiras e registros, bem como batidas nos tubos flexíveis que alimentam os lavatórios e caixas das bacias sanitárias, pois são peças sensíveis que podem ocasionar vazamentos.
Ao instalar filtros, torneiras, chuveiros entre outros, tenham cuidado, pois o excesso de força no atarrachamento das peças pode danificar a saída da tubulação e provocar sérios vazamentos.
Não utilize qualquer aparelho sanitário como ponto de apoio, pois ele pode trincar, ocasionando ferimentos graves. 
V. INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
As instalações elétricas foram projetadas e executadas de modo a fornecer o equilíbrio do sistema e possibilitando a utilização simultânea dos aparelhos elétricos usuais em uma residência unifamiliar.
As instalações elétricas são compostas basicamente de:
A entrada de energia elétrica da ENERGISA ocorre através do poste mais próximo a residência, e vai até o quadro de distribuição geral;
O medidor de energia da residência ou quadro de distribuição geral que abriga o relógio de medição e o disjuntor geral esta localizado no muro conforme a nova exigência da fornecedora de energia.
O quadro de distribuição de circuitos terminais esta localizado no hall do térreo;
Todas as tomadas existentes são de 127 volts;
Na falta de energia, em quaisquer ponto de utilização, proceda da seguinte forma:
Confirmese houve interrupção no fornecimento de energia pela ENERGISA;
Verifique se o interruptor ou disjuntor está desligado. Nesse caso, ligue-o;
Se o problema persistir, ou se a chave desarmar novamente, não insista, pode haver uma sobrecarga no circuito, ou um curto circuito em algum aparelho ou até mesmo, no próprio sistema.
O sistema elétrico foi projetado e executado dentro das condições técnicas previstas, porém pequenos problemas podem ocorrer.
VI. PISOS E RODAPÉS
CERÂMICA
O revestimento é assentado sobre uma superfície lisa com uma argamassa colante. Dessa forma, não existem vazios abaixo dessas peças. O rejuntamento, além da função estética, também colabora para a impermeabilidade da superfície e, portanto, não deve ser removido.
A limpeza deste tipo de revestimento deverá ser diária utilizando pano úmido embebido em água, sabão em pó, detergente, desinfetante ou outros produtos específicos para esse fim. Nunca utilize ácidos, detergentes agressivos, soda caustica e vassouras de piaçava, evitando assim ataque ao esmalte e ao rejuntamento das peças.
O ralo da área de serviço está previsto como ponto de escoamento de água, que eventualmente acumule no piso.
MÁRMORES
Este tipo de revestimento requer a limpeza diária com pano umedecido em água, detergente neutro e desinfetante. Mensalmente, é recomendável que o mesmo seja encerado com cera incolor, especifica para este tipo de material, já que a cera forma uma película de proteção sobre o mesmo. É importante a não utilização de produtos com pH ácido. Além disso, não esquecer diretamente sobre a pedra, sabonetes ou outros produtos de limpeza, como água sanitária, cloro ou materiais de qualquer espécie corrosiva. 
VII. PAREDES
Antes de perfurar as paredes para colocação de quadros, armários, prateleiras ou outros objetos, consulte os projetos. Procedendo assim, você evitara furar as tubulações de água e energia elétrica. É sempre preferível usar furadeira e buchas com parafusos, evitando-se pregos e martelos, pois os mesmos danificam o revestimento.
PINTURA
Limpe as paredes com pano branco umedecido, com ou sem sabão neutro. Se for usado sabão, tomar o cuidado de retirar todo o produto com pano úmido e, em ambos os casos, proceda à secagem com pano limpo. Para que a tinta não se torne opaca é recomendável não usar álcool. 
A determinado tempo faz-se necessário a realização de nova pintura de modo a garantir a qualidade do imóvel e agregar valor ao mesmo. Tal evento deve ser realizado internamente e externamente.
Quando da realização da pintura deverá ser corrigida eventuais fissuras surgidas pela acomodação natural da estrutura e dilatação térmica.
AZULEJOS
Evitar o uso de detergentes agressivos, ácidos ou soda cáustica, bem como escovas e produtos concentrados de amoníaco que atacam o esmalte das peças de rejuntamento.
A limpeza e lavagem destes revestimentos poderão ser feitas com sabão em pó neutro, utilizando pano úmido ou esponjas.
Na limpeza, tomar cuidado nos encontros de paredes com tetos.
Semestralmente dever ser feita a revisão de rejuntamento, principalmente na área para o boxe do chuveiro, pois a água quente com sabão ataca o material podendo provocar no futuro infiltrações. 
VIII. TETO- FORRO DE GESSO
O gesso é um material de acabamento e não estrutural. Ou seja, não é projetado para responder esforços. Assim, não tem capacidade para suportar vasos de plantas e outros objetos pesados.
A limpeza dos tetos restringe-se somente a remoção do pó com espanador ou aspirador. Para limpar fungos surgidos pela condensação de vapor do banho, use pano umedecido com solução preparada com meio copo de água sanitária e um litro de água limpa. Depois limpe com pano umedecido em água, seque com pano limpo e deixe a janela aberta para arejar.
IX. PORTAS, BATENTES E FERRAGENS
Procure manter as portas sempre fechadas para evitar que empenem com o tempo e principalmente com o sol.
Para evitar emperramentos de dobradiças e parafusos, verificar para que estes estejam sempre firmes e que nenhum objeto se interponha sob as portas.
Não molhe com freqüência a parte inferior das portas para evitar seu apodrecimento. Cuidado especial dever ser tomado com relação às batidas de portas que, além de causar trincas na madeira, poderão causar danos ao revestimento das paredes ou estragar as fechaduras.
As peças pintadas com esmalte podem ser limpas semanalmente com uma esponja úmida com sabão neutro que deverá ser totalmente removido. Não utilize produtos solventes.
As dobradiças e fechaduras devem ser limpas semanalmente com pano umedecido em água para retirar sujeira e pano seco para secar. Mensalmente deve-se lubrificar as fechaduras e dobradiças com pó de grafite. Nunca utilize produtos abrasivos: sapólios, esponjas de aço, e produtos com base solvente.
X. ESQUADRIAS DE ALUMINIO
Todas as janelas de alumínio possuem acabamento em pintura eletrostática. As janelas devem correr suavemente sobre as guias, sem serem forçadas. Por isso, as guias devem ser periodicamente limpas. Limpe-as com solvente e lubrifique-as com óleo ou vaselina em pasta.
Nunca remova as borrachas ou massa de vedação assim como, as folhas móveis das janelas, para não provocar alterações no ajuste das peças.
Nunca utilize palha de aço nem produtos abrasivos. Eles podem arranhar irrecuperavelmente a esquadria.
XI. LOUÇAS E METAIS SANITÁRIOS
As louças e metais utilizados em sua residência são de marca e qualidade reconhecidas no mercado.
As bacias sanitárias instaladas possuem caixa acoplada para descarga com regulador de fluxo de água. No caso de qualquer problema, chame a assistência técnica do fabricante.
Para a limpeza das louças sanitárias, use apenas água e sabão neutro, evitando o uso de pós abrasivos e esponjas de aço que podem danificar as peças.
Nunca suba ou use como apoio a bacia sanitária ou lavatório, pois podem quebrar e gerar graves acidentes. 
As torneiras e registros são dotados de duas partes que se completam: corpo e acabamento. O corpo é responsável pelo funcionamento do metal e o acabamento pela sua beleza. Qualquer uma das partes pode ser substituída desde que continue sendo compatível com a outra.
Deve-se proceder a limpeza dos metais apenas com pano úmido e sabão neutro. Nunca use nenhum tipo de abrasivo. Uma vez arranhados ou danificados por qualquer tipo de acidez, não há como lhes devolver o brilho. Durante o manuseio de torneiras e registros não se deve forçá-los, pois isso pode danificar as suas vedações internas e provocar vazamentos.
XII. BANCADAS
Recomenda-se para limpeza diária o uso de pano umedecido com sabão neutro ou outros produtos indicados para este fim, enxaguando em seguida.
Cuidado com produtos oleosos, químicos ou corrosivos que sejam derramados sobre mármores, estes devem ser removidos imediatamente. Nunca aplicar acido muriático, água sanitária, cloro, sopólio ou outros produtos corrosivos e oleosos. 
XIII. VIDROS
Todos os vidros utilizados nas esquadrias de sua residência foram comuns de 4mm. Para s limpeza quinzenal utilize apenas: água e sabão neutro, álcool ou limpa-vidro.
Evite pancadas nas superfícies dos vidros, bem como quando da movimentação das folhas, para evitar danos ao material.
PERIODICIDADE DA REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO DE CONSERVAÇÃO	
A tabela a seguir estabelece algumas manutenções periódicas que devem ser feitas no período de tempo abaixo estipulado, sob pena de perda total da garantia do imóvel. 
	ITEN A SER VERIFICADO
	PERIODICIDADE
	ATIVIDADE A REALIZAR DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA
	Instalações elétricas
	Quadro de distribuição de circuitos
	Anualmente 
	Reparar todas as conexões, substituir os disjuntores com problemas ao religar.
	
	
	Mensalmente 
	Desligar e religar os disjuntores diferenciais do quadro elétrico. 
	
	Tomadas, interruptores e pontos de luz
	A cada 2 anos
	Reparar conexões, verificar estado dos contatos elétricos substituindo as peças que apresentarem desgaste.
	Instalações hidráulicas
	Ralos, sifõese grelhas coletoras de águas pluviais
	Trimestralmente
	Limpeza dos ralos, retirando detritos como cabelo por exemplo.
	
	Caixas de inspeção/ gordura
	Trimestralmente 
	Limpeza retirando excessos de gorduras e objetos que possam cair na rede.
	
	Vasos sanitários e caixas acopladas
	Anualmente
	Rejuntamento da base.
	
	
	Semestralmente
	Limpar e verificar regulagem da descarga.
	
	
	
	
	Cobertura
	Rufos e calhas
	Semestralmente
	Limpeza dos componentes que o compõe.
	
	
	Semestralmente 
	Verificação das calafetações e correções dos pontos que possam gerar infiltrações.
	
	Telhamento 
	Semestralmente
	Verificar posicionamento das telhas.
	Cerâmica pisos e azulejos
	Rejuntamento
	Semestralmente 
	Verificar se os mesmos encontra-se íntegros.
	Paredes
	Pintura interna
	A cada 2 anos
	Efetuar nova pintura interna, corrigindo eventuais fissuras.
	
	Pintura externa
	A cada 2 anos
	Efetuar pintura externa corrigindo eventuais fissuras. 
	Tetos
	Forro de gesso
	semestralmente
	Efetuar nova pintura corrigindo eventuais fissuras. 
	Esquadrias
	Portas e batentes
	Semanalmente 
	Limpeza com pano úmido. 
	
	
	Periodicamente 
	Limpeza dos drenos.
	
	
	A cada 2 anos
	Efetuar novamente a pintura.
	ITEM A SER VERIFICADO
	PERIODICIDADE
	ATIVIDADE A REALIZAR DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA
	
	Fechaduras e dobradiças
	Semanalmente 
	Limpeza com pano úmido.
	
	
	Mensalmente 
	Lubrificar as dobradiças.
	
	Janelas
	Periodicamente 
	Limpeza e lubrificação das guias.
	
	
	Periodicamente
	Limpeza dos drenos.
	
	
	Anualmente 
	Pintura da mesma.
	
	
	Anualmente
	Reparar parafusos aparente.
	
	
	Semestralmente 
	Verificar vedações.
	Metais sanitários
	Torneiras 
	Trimestralmente 
	Limpar os arredores.
	Vidros 
	Anualmente 
	Verificar a vedação.
	Bancadas
	Diário 
	Limpeza com produtos não abrasivos. 
 DESENHOS 
 Planta Arquitetônica- Térreo
 Planta Hidráulica- Térreo
 Planta Elétrica- Térreo
 Planta Arquitetônica- Pavimento Superior
 Planta Hidráulica- Pavimento Superior
 Planta elétrica- Pavimento Superior
COMPLEMENTAÇÃO
Para realizar reformas ou modificações na residência, algumas precauções devem ser respeitadas:
Contratar somente mão de obra especializada com a supervisão de um profissional habilitado, para assegurar a execução e qualidade da sua reforma ou modificação;
Garantir, em caso de alteração no projeto original, que não haverá intervenção em qualquer parte da estrutura da residência;
Sempre consultar o projeto estrutural original em caso de retirada, total ou parcial, de vigas, pilares ou lajes. Ainda assim, executar a alteração com a presença de um novo projeto de estrutura, assinado por profissional habilitado;
Alterações em paredes (construção ou demolição), ou abertura de vãos, devem ter o acompanhamento de profissionais habilitados;
Consultar os projetos de instalações antes de executar alguma furação em paredes, evitando danos às instalações embutidas;
No caso de reparos nas instalações de esgoto, não fazer ligações nas colunas de esgotamentos de tipos diferentes;
As alterações nas instalações elétricas devem ser acompanhadas por profissionais habilitados, já que a distribuição elétrica foi dimensionada para o uso de eletrodomésticos de uso comum em residências; 
No caso de alterações em áreas impermeabilizadas, é recomendável fazer uma consultoria com o responsável pela execução dos serviços de impermeabilização.
Obrigado pela preferência!
Apolianavieira.16@hotmail.com

Continue navegando