Buscar

Questões - Behaviorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudo
Teorias e Sistemas Comportamentalistas
Explique o método introspectivo utilizado por Wundt.
No início do século XIX a psicologia era conhecida com ciência da mente, o método introspectivo apresentado pro Wundt consistia no estudo da própria mente a partir da introspecção. O sujeito refletia sobre si e descrevia os próprios sentimentos e ideias após ter sido submetido a uma série de estímulos, dava seu significado a eles através dessa introspecção, em seguida os dados descritos eram analisados e interpretados pelo psicólogo.
 Cite e explique uma crítica ao método introspectivo. 
O método introspectivo apresentava muitas falhas devido a seu caráter subjetivo, diferentes pessoas descrevem de forma diferente o mesmo estímulo (sentimento, desejo...). Por ser um processo interno o observador não é capaz de controlar sua observação e fica passível ao que lhe é contado, considerando que muitas vezes sentimentos e eventos não são expressos corretamente através de palavras e o sujeito pode racionalizar, ou seja, pode inibir e censurar dados por conta de padrões sociais e culturais.
Cite as propostas de estudo da Psicologia Objetiva e da Psicologia Comparativa que as aproximaram das ciências naturais. 
Em oposição à subjetividade da introspecção, surge a psicologia objetiva que em sua prática defendia a replicabilidade de seus dados como sendo de fundamental relevância para a consideração de seus dados como confiáveis e verdadeiros. Seus experimentos em laboratório poderiam ser verificados e replicados em outros laboratórios no mundo.
A psicologia comparativa observou similaridades entre o ser humano e as outras espécies de animais e apoiando-se nas semelhanças físicas evolutivas presentes entre elas se dedicou a estudar os traços mentais evolutivos, que segundo a psicologia comparativa apareceria em outras espécies com aspectos mais simples, e partindo do pressuposto de que a evolução anatômica dos animais é semelhante a dos humanos, estudar e comparar a evolução dos traços mentais dos animais serviria para investigar a evolução da mente do ser humano.
Explique o que é pragmatismo e aponte como essa forma de pensamento lida com “a ciência em busca de uma verdade”. 
Para o pragmatismo desinteressa o que é tido como verdade, pois este concentra-se apenas na interferência que um dado tem no que está sendo observado. Se uma cliente chega a um analista do comportamento e o confidencia de que sofreu abusos de seu tio quando tinha 10 anos de idade, para o pragmatismo não há sentido em investigar o acontecimento “real” e descobrir se de fato a cliente sofreu ou não abuso, o pragmatismo defende que é necessário estudar que funcionalidade esse acontecimento tem para a vida desta pessoa.
Para o pragmatismo é fútil questionar sobre coisas que não afetarão o modo de proceder cientifico, se a pergunta que faço sobre determinado acontecimento não modifica o que ele causa, então a própria pergunta não contribui para o estudo, não há sentido em questionar o que de fato é verdade, apenas deter-se a interferência que um determinado dado exerce sobre o que observo.
 
Sobre o Behaviorismo Metodológico de Watson, cite e caracterize o seu objeto de estudo. 
Buscando fugir do mentalismo presente na psicologia, Watson considerou mais importante estudar aquilo que é possível de ser observado, o comportamento, ele acreditava que o estudo da mente era pouco produtivo. Por apenas dedicar-se ao que é passível de observação, Watson não aprofundou suas pesquisas para comportamentos internos, e apesar de ter desenvolvido o “estudo das emoções” este se preocupava apenas com as representações físicas e observáveis dessas emoções, ignorando seu caráter privado. Watson preconizava em suas pesquisas a relação entre estímulo-resposta (S – R), postulava que o comportamento (resposta) era sempre modelado pelo ambiente (estímulo), paradigma este que seria desconsiderado posteriormente por outros pesquisadores comportamentalistas que apesar de ainda utilizarem esse esquema de comportamento respondente (S – R), o consideram insuficiente para explicar todos os comportamentos.
Explique porque o Behaviorismo metodológico era considerado dualista.
As psicologias mentalistas postulam que o objeto de estudo da psicologia é a mente. Watson acreditava na separação de corpo de mente, todavia defendia que a mente não era de interesse aos estudos referentes à psicologia, considerando que o behaviorismo metodológico buscava estudar apenas aquilo que é passível de observação.
Tolman utilizava variáveis intervenientes para explicar comportamento. Explique o que são variáveis intervenientes e dê um exemplo. 
Edward C. Tolmam, apresentava o modelo de esquema S-O-R (estímulo-organismo-resposta) onde, entre o estímulo e a resposta, o organismo passa por eventos mediacionais, que Tolman chama de variáveis intervenientes (em oposição às variáveis independentes, i. e. os estímulos, e às variáveis dependentes, i. e. as respostas). As variáveis intervenientes seriam, então, um componente do processo comportamental que conectaria os estímulos e as respostas, sendo os eventos mediacionais processos internos. Exemplos desse tipo de variáveis são trabalhos internos do organismo como a fome, sede, dor, etc. estes não são o comportamento observado, entretanto mediam e interferem no caminho entre o estímulo e a resposta.
Qual o modelo de explicação do comportamento proposto por Skinner?
O paradigma S-R proposto por Watson conseguia explicar alguns comportamentos, todavia era insuficiente para abranger tantos outros. Enquanto Watson falava de comportamento reflexos, advindos de algum estímulo ambiental, Skinner propôs a ideia de comportamento mantido por consequências onde o ambiente exercia determinada influencia sobre ele funcionando como estímulo discriminativo, mas era a consequência que tinha principal papel no controle do comportamento. Skinner estabeleceu conceitos de reforço e punição que aumentam ou diminuem a chance de um determinado comportamento voltar a ocorrer e ainda postula que para alterar um dado comportamento é possível fazê-lo modificando a consequência que este evoca.
Cite e caracterize o objeto de estudo da análise do comportamento com embasamento filosófico no Behaviorismo Radical.
Skinner fez a distinção entre o condicionamento pavloviano, esquema S-R, desenvolvendo uma outra explicação para os comportamentos. Ele trouxe a ideia de comportamento operante, o qual é mantido não por estímulos ambientais que o precedem, mas por consequências que o sucedem. Segundo Skinner, nós nos comportamos em controle das consequências que aquele comportamento provoca, se estas forem agradáveis para o sujeito o comportamento tem mais chances de voltar a ocorrer, se não o comportamento tende a diminuir de frequência ou se extinguir.
Seguindo essa linha de raciocínio é possível inferir que: se o comportamento é mantido por suas consequências, quando altero essas consequências haverá uma mudança de comportamento. Sendo assim, a principal forma de trabalho da análise do comportamento é justamente prever e controlar estas contingências operantes.

Outros materiais