Buscar

Manifestações na Avenida Paulista FÓRUM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiramente, ao analisar os incisos IV e V do Artigo 5 da Constituição Federal, observamos, no primeiro, a preocupação com a liberdade de manifestação do pensamento, ou seja, este prevê que qualquer pessoa têm o direito de se expressar, contanto que o indivíduo que se manifesta, não se mantenha anônimo. É necessário ter em vista, no entanto, que esta liberdade assegurada pelo inciso IV, termina no momento em que ela passa a lesar o direito, ou os direitos, dos demais outros indivíduos (sejam eles pessoas jurídicas ou físicas). Caso isto aconteça, o prejudicado possui o direito de iniciar um processo jurídico contra àquele que o prejudicou - Como previsto no inciso seguinte, o V. 
Por isso, tendo em vista as inúmeras manifestações que são realizadas na Avenida Paulista, precisamos observar os "dois lados da moeda", por assim dizer. De um lado, temos assegurado o direito de manifestação do pensamento destes indivíduos que realizam as manifestações e, por outro, observa-se que estas manifestações podem, muitas vezes, prejudicar não só os profissionais que trabalham nos hospitais ali presentes, mas também os que precisam de atendimento hospitalar e a própria insituição Hospital, ou seja, prejudicando tanto pessoas físicas como jurídicas. Ao exercer o direito de manifestação do pensamento, as pessoas que se manifestam acabam por lesar o direito de terceiros que necessitam dos serviços prestados pelo hospital, assim como os que prestam estes serviços. 
Ou seja, não se poderia proibir as manifestações que ocorrem na Avenida Paulista, tendo em vista que o direito à manifestação de pensamento é garantido pelo Artigo 5 inciso IV da Constituição Federal, mas deve-se ter em vista que essas manifestações podem resultar em processos jurídicos no momento em que interferem e lesam direitos de terceiros, como previsto no Artigo seguinte, o V, que diz "é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem".

Outros materiais