Buscar

Desenvolvimento_contínuo_de_pe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento contínuo de pessoas:
Os desafios de um ambiente competitivo requerem soluções capazes de tornar o desenvolvimento de pessoas um processo, em lugar de uma sucessão de eventos esporádicos.
A manutenção do equilíbrio emocional inclui a atualização técnica, imprescindível à empregabilidade. Sem a manutenção da perícia p indivíduo perderá espaço no mercado de trabalho e comprometerá sua produtividade, o que será desastroso para ele, tendo ou não vínculo empregatício.
Perícia inclui aspectos técnicos e comportamentais contidos nos requisito da tarefa.
Fatores que obstam o processo de desenvolvimento das pessoas na organização 
A observação de tentativas de promover processo de desenvolvimento de pessoas em diversas organizações revela a existência de obstáculos como os descritos a seguir:
. crença generalizada e arraigada de que o desenvolvimento das pessoas é um problema da organização e não do indivíduo
Essa crença gera comportamentos de acomodação em relação à busca de novos conhecimento e de mudanças comportamentais.
. experiências anteriores malsucedidas
Esse tipo de situação pode ligar-se à crença infundada de que a organização reconhecerá qualquer tipo de desenvolvimento e de que o esforço possui valor intrínseco.
A organização por sua vez, pode ter contribuído para ela ao reconhecer iniciativas de alguns profissionais sem justificar, para os demais, os motivos dessa decisão, criando falsas expectativas.
Inexistência de mecanismos formais, efetivamente praticados, para recompensar esforços de desenvolvimento espontâneos e vinculados aos objetivos da organização.
Quando o reconhecimento fica por conta da percepção dos gerentes, torna-se difícil aos profissionais separar os aspectos subjetivos dos objetivos, ensejando idéias de favorecimento ou expectativa de generalização.
Insuficiente conhecimento da visão, da missão e dos objetivos da organização, para orientar os profissionais em suas iniciativas de desenvolvimento.
Não-atendimento de necessidades correspondentes aos níveis mais inferiores da Hierarquia de Maslow.
Quando o profissional concentra energias no suprimento das necessidades dos níveis inferiores, compromete as possibilidades para os demais. Isso contribui para esquemas rígidos de pensamento, capazes de cega-los às oportunidades de desenvolvimento.
Objetivos e metas inexistentes, mal definidos ou conflitantes, exaurindo ou diluindo os esforços dos profissionais.
Visão , missão e objetivos mal definidos conduzem a canalização de esforços para temas relevantes, entre eles o desenvolvimento dos profissioanis.
Ausência de modelos: inspiram as pessoas e despertam sua motivação para o autodesenvolvimento. Sua ausência favorece a estagnação, ou a canalização das energias para modelos desvinculados da organização.
Limitado treianemtno sobre os processos organizacionais, de tal forma que as pessoas circunscrevem suas percepções às tarefas que executam.
Reduzida percepção de fatores relacionados à concorrência.
Fatores peculiares a cada indivíduo 
Entre os muitos fatores relacionados aos indivíduos, que inibem a motivação para o desenvolvimento, foram selecionados os seguintes:
Mecanismo de defesa – afloram para manter o equilíbrio emocional, a confortável estabilidade das coisas. O ambiente de demissões em elevada escala, que cercou os programas de fusões e privatizações, facilitou a observação desses mecanismos em diferentes tipos de organização, principalmente como conseqüência da forma de condução desses processos.
Fantasia – não preciso me preocupar, porque com nossa organização será diferente
Negação da realidade – se acontecer não será antes de 5 anos.
Racionalização – precisamos trabalhar da melhor forma possível, assim seremos favorecidos.
Regressão – com certeza os dirigentes darão conta desta situação...
Projeção – a culpa é das multinacionais...
Isolamento – comportamento de evitação de conversas com colegas....
Esquemas de pensamento – as pessoas desenvolvem , com facilidade, esquemas de pensamento resultantes da generalização de ações que resultaram satisfatórias em determinadas situações.
Falsas crenças – crenças ou idéias não amparadas na realizada ou nas indicações mais prováveis, originadas em um grande número de fatores, que vão de conceitos assimilados pelas pessoas desde a infância até suas mais recentes experiências.
Estabelecendo objetivos para o processo de desenvolvimento
Desenvolvimento da visão do cliente – olhar para o próximo. Quem é o meu cliente? O conceito de próximo deve ser revisado.
Desenvolvimento do auto-conhecimento ( que só pode ser obtido com a ajuda dos outros, por meio de feedback)
Sem auto-conhecimento o indivíduo não desenvolve competência interpessoal. Como saber do próprio comportamento? O olho não olha dentro de si...
Buscar auto-conhecimento constitui importante objetivo para o desenvolvimento enquanto processo, para que o indivíduo reflita, receba, proporcione e processe feedback.
Fortalecimento da autonomia pessoal – inclui permanente atualização técnica, sem a qual o indivíduo permanecerá dependente, do ponto de vista econômico-financeiro, daquele que lhe oferece trabalho.
Desenvolvimento da compreensão verbal – a compreensão verbal, reflete o grau que uma pessoa pode entender e usar a linguagem escrita e falada.
Há um custo invisível para a organização decorrentes de fatos como:
. o sistema de ensino brasileiro não privilegia o desenvolvimento da leitura
. o público em geral é condicionada pela leitura da (pio) mídia impressa, relativamente inútil para o desenvolvimento cognitivo
. a televisão exerce um efeito danoso sobre a capacidade de fixar atenção, prejudicando a possibilidade de absorção dos conteúdos escritos.
. dificuldades relacionadas com a compreesão verbal refletem-se em comprotamentos reativos a programas de desenvolvimento, ela exigência (real ou imaginária) de obrigatoriedade de leitura e escrita.
.os ensinos fundamental e médio não dão formação mínima em compreensão verbal, para a grande maioria dos graduados.
.a compreensão da linguagem relaciona-se diretamente com a qualidade do pensamento. Ler, escrever e pensar encontram-se associados, Aperfeiçoa-se pensamento, desenvolvendo-se a leitura e a escrita e vice-versa.
Desenvolvimento da capacidade de raciocínio
“aptidão para criar soluções para muitos tipos diferentes de problemas”.
Capacidade de raciocínio relaciona-se a esquemas mentais, cuja flexibilização amplia as possibilidades de criar e de raciocinar de maneira alternativa, incluindo-se o tratamento da lógica clássica e da lógica paradoxal.
Muitas organizações promovem programas esporádicos de treinamento com este objetivo.
O aumento de criatividade somente acontecerá mediante um processo sistemático, conduzindo de modo personalizado para o público-alvo de cada organização. Criatividade exige método. 
O desenvolvimento da capacidade de raciocínio reflete-se na geração contínua de soluções para os problemas e de idéias para a promoção do encantamento dos clientes, antecipando-se as suas necessidades.

Continue navegando