Buscar

AV 1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201605829809)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indique os pontos negativos da educação jesuítica no Brasil.
		
	
Resposta: as primeiras missões teriam que lidar na maioria das vezes com tribos que praticavam o canibalismo, e para os padres era algo novo de se lidar. Outro ponto é a perda cultural por causa da imposição de uma cultura sobre a outra.
	
Gabarito: - DESINTEGRAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA. - IMPOSIÇÃO CULTURAL - HOMOGENEIZAÇÃO.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201605856292)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais as principais medidas tomadas por Francisco Campos em sua reforma educacional?
		
	
Resposta: principais medidas tomadas por Francisco Campos foi a criação do Conselho Nacional de Educação e organização do ensino secundarioe comercial, a divisão do curso secundario em dois ciclos de cinco e dois anos, respectivamente, o primeiro fundamental e o segundo complemetar, orientado para as diferentes opções de carreira, a criação so sistema nacional de inspeção do ensino segundario a ser feito por uma rede de inspetores regionais.
	
Gabarito: O aluno deverá mencionar que as principais medidas foram: regime universitário; criação do Conselho de Nacional de Educação; criação do ensino secundário e do ensino comercial; O ensino secundário passou a ter dois ciclos: um de cinco anos e outro de dois.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201605757615)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.
		
	
	O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
	
	O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
	
	O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
	
	O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para o desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito às crenças religiosas individuais.
	 
	O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201605829806)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre os Colégios Jesuítas, marque (v) ou (f) nas afirmações a seguir: ( ) A repetição de exercícios era valorizada para garantir a memorização. ( ) A escola era caracterizada como rígida lançando mão de castigos físicos. ( ) A educação era dissociada do estudo de línguas e autores clássicos. ( ) A base deste sistema de ensino era o Ratio Studorium. A sequência correta é:
		
	
	VFFV
	 
	VVFV
	
	FVVV
	
	VVFF
	 
	VVVV
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201605133816)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O primeiro ministro Marques de Pombal procura através de uma reorganização administrativa e econômica superar o atraso de Portugal frente às potencias européias no século XVIII. Como metas da Reforma Pombalina no Brasil temos:
		
	
	o incentivo a escolas de ofícios na Colônia .
	
	a formação de Universidades na Colônia.
	 
	a criação das aulas régias avulsas em substituição da ação educativa dos jesuítas.
	
	o fortalecimento da aliança do Estado Português e a Companhia de Jesus.
	
	a possibilidade do uso da língua tupi em detrimento do ensino da gramática da língua portuguesa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201605133999)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
		
	
	D. João VI sancionou a primeira lei que garantia que a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos o que atenderia a carência de mão de obra deixada pelo período jesuítico.
	
	D. João contribuiu sobretudo com o desenvolvimento da pesquisa, sobretudo nas áreas de engenharia, medicina, química e agricultura.
	
	O Brasil, assim como as colônias espanholas foi um dos pioneiros a estabelecer o sistema de aulas régias após a transferência da família Real. A criação dessas aulas tinha como objetivo adaptar a educação aos moldes do sistema educacional europeu.
	
	O ensino primário e o ensino secundário foram prioridade após a abertura dos portos às nações amigas.
	 
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201605827860)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quais foram os cursos que fundaram a primeira universidade brasileira pública em 1920, no Rio de Janeiro?
		
	
	Engenharia, História e Direito
	
	Medicina, História e Pedagogia
	
	Ciências Contábeis, História e Turismo
	 
	Medicina, Engenharia e Direito
	 
	Medicina, Direito e Pedagogia
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201605133819)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O Ato Adicional de 1834 possui um caráter conservador, e levou o fortalecimento de um modelo escolar secundário sob o controle do poder central. Para tanto se criou um estabelecimento de ensino secundário, o Imperial Colégio Pedro II, que tinha a prerrogativa:
		
	
	selecionar os professores dos Colégios secundários públicos e privados.
	 
	instituir cursos preparatórios para o ensino superior.
	 
	de elaborar e executar, exclusivamente, os exames de ingresso aos cursos superiores.
	
	produzir material didático unificado em todo o território.
	
	fiscalizar as iniciativas dos Colégios Jesuítas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201605133834)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Nos anos de 1920 e 1930, vários Estados brasileiros promoveram reformas educacionais baseadas no ideário da Escola Nova. Nesse cenário destaca-se a figura do educador:
		
	
	Anita Paes Barreto.
	
	João Barbalho.
	 
	Anísio Teixeira
	
	Pinto Júnior.
	
	Moacir de Albuquerque.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201605801147)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Paulo Freire, em seu texto Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, ¿não posso ser Professor sem me achar capacitado para ensinar certo e bem os conteúdos de minha disciplina, mas não posso, por outro lado, reduzir minha prática docente ao puro ensino daqueles conteúdos.¿ Com essa afirmação, o autor defende
o autoritarismo do professor para legitimar sua ação.
	 
	o testemunho ético, a coerência entre o que o professor diz, o que escreve, o que ensina e o que faz.
	
	a discussão indisciplinada em sala de aula.
	
	o desdenho e a humildade da prática docente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando